sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Fui como ervas e não me arrancaram (16) - Porque estou na Blogosfera


.
* Victor Nogueira
.

Como resposta alternativa aos blogs que vivem dum(a) editor(a) que se torna o centro das atenções perante o qual gravita o que eu chamo uma corte de admiradores ou aduladores, para tentar «provar» que é possível estar dum modo diferente na blogosfera ou nas salas de conversação que abandonei há muitos anos, criei «Ao Sabor do Olhar». Com ele pretendi e pretendo que a ribalta seja dos outros e que sirva para nos conhecermos e falarmos uns com os outros. Pretendi construir um blog diferente, onde me limito a gerir ou coordenar o trânsito! Se o consigo ou não, se consigo alargar os participantes «Ao Sabor do Olhar», o futuro o dirá. Depende sobretudo deles e pouco de mim.

.

Com excepção de «Ao (es)correr da pena e do olhar» e do «Mu(n)do Phonographo», mais personalizados, para além do «Galeria & Photomaton» que se transformou num blog híbrido, para mim os mais importantes, para além do «Ao Sabor do Olhar», são o «D'ali e D'aqui» e o «Kant_O_XimPi»,[1] deste derivando todos os outros. Mas o Kant_O não é aquilo que eu queria e concebi, mas foi o caminho que por «incapacidade» minha tomou outro rumo para que não desaparecesse até conseguir de novo retomar o seu leme. Quanto ao «D’ali e d’aqui», não descola.

.

Se me perguntarem se quero ter muitos leitores e comentadores, mentir-vos-ia se dissesse que não, no que se refere ao primeiro e aos dois últimos blogs que referi e de que sou editor. Quanto aos restantes, chega-me a reduzida afluência que a si própria se selecciona.

.

Eu sei que tudo isto é virtual. Nunca me conseguiram passar rasteiras nas salas de conversação, donde resultaram amizades e trocas de telefonemas ou correspondência e alguns encontros. Mas aqui é muito fácil encenar uma peça, um personagem, um enredo. Porque a blogosfera não vive do imediatismo, da resposta pronta, do diálogo seguido. Nas salas de conversação, até confiar nas pessoas, eu era um nick. Aqui e na vida real eu sou sempre o Victor Nogueira . Conto com as vossas visitas, com as vossas (des)apreciações, com a vossa franqueza!

.
Para quem me visita e vem por bem, aqui fica em reciprococidade a expressão da minha amizade ou estima, mesmo que apenas virtuais.
.
Victor Manuel
.
.
NOTA PÓSTUMA
2008.03.01
.
Enganei-me e perdi, em quase toda a linha considerando os objectivos traçados, incluindo o
Kant_o_Photomático. Afinal e naturalmente a blogosfera é o espelho e o reflexo das pessoas com as virtudes e defeitos da sociedade em que estão ou em questão. Nada descobri que Lenine não tivesse já formulado a respeito dos e das agentes da Revolução.
A Blogosfera pode ser um meio, mas não é seguramente o principal. Porque na Web a acção é individual e não colectiva tal como a consciência de cada um(a) que na blogosfera participa. Quem está na Web é um privilegiado/a.
A Vida, sem ilusão,
de miséria, mau cheiro, fome, doença, violência, guerra, pensamento que se quer único e castrador, de fealdade, muitas vezes nauseabunda e da qual afastamos o olhar, essa está lá fora. Na Web reflecte-se apenas ao olhar o seu cortejo de pequenos ou grandes egoísmos, de individualismo, vaidade e lisonja quanto baste e seja necessário ou de generosidade, de efectiva solidariedade. Mas quase sempre dum modo asséptico, inodoro, silencioso, virtual quanto baste e não incomode nem estrague o sono. Porquê trazer para a Web a Vida que está lá fora, chata, stressante, não é?
.

.
Victor Nogueira
.
Em 8 de Junho de 2008 decidi re-abrir ao público o
Carpem Diem - Atrás do Tempo Tempo Vem ?
.
Na encruzilhada dum novo rumo que necessariamente terei de dar-lhe, ficam por enquanto balões de oxigénio. :-)
.
.
*** SCRIPTORIUM.INDEX

_____________________________

[1]
«Porquê Kant_O_XimPi ? »

4 comentários:

São disse...

Nunca estive em salas de conversação, nem muito interessada estou.
O meio é virtual, mas os sentimentos aqui gerados não são.
Estou seguindo a diário Salvador Vaz da Silva em luta contra o cancro e a preocupação por ele não é ilusão, apesar de nem sequer em fotografia o ter visto!
Saudações!

Maria Faia disse...

Estimado Amigo,

Que dizer?
Apenas que, ainda bem que estás na blogosfera. São precisas muitas mais pessoas como tu!

Beijo Amigo,
Maria Faia

De Amor e de Terra disse...

Olá Victor, boa noite!
Importante, quanto a mim, é haver sentimentos...
porque se os há e se verdadeiros, transcendem o virtual; disso já tens tido algumas provas...
e o resto Amigo, é o resto!

Bj

Maria Mamede

Belisa disse...

Querido amigo!

Este post fez-me lembrar:

"Ao bateres à minha porta
Vê lá com que intenção vens
Se for por mal não entres
e por bondade aqui me tens! "

isto está sempre presente na minha memória, já me dizia minha mãe.

Beijos estrelados

Beijos estrelados