segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Retratos (4) - A Belocas


* Victor Nogueira
.
Perdi a semana passada uma amiga. Era um quadrado no "Diário de Luanda", uma dúzia de linhas e um nome:.
.
- Maria Isabel Belo Serpa Pimentel -

.
Não havia dúvida, era a Belocas, aquela miúda cheia de vida, duma franqueza generosa, dum sorriso riso sonoro que nos dispunha bem, a Belocas que eu e o Camilo tanto apreciávamos. Que ficou de telefonar-me quando passasse por estes dias em Luanda, a caminho de Moçambique, para onde a convidaram. Com 21 anos, a Belocas (como eu e o Camilo lhe chamávamos) morreu. No seu primeiro salto o pára-quedas não se abriu. Sinto me desolado. O meu estoicismo não me é suficiente. Dou por mim a pensar nisto tudo, no porquê e no para quê da nossa existência e de tudo o que nos rodeia. Porque corremos nós?! Estudo, e não estudo nem o que quero nem como quero. Morrerei, mas não sei quando nem como (o que de resto não me preocupa muitas vezes) Entretanto não serei eu. Estou emocionado porque quero e como a emoção - neste caso - não leva a parte alguma, tenho de querer não estar emocionado. Mas estou!
.
É meia noite. No meu colo está aninhado o "Chá-Chá", um gatito preto cá de casa. Tudo é silêncio, salvo o ronronar do gato e o zumbir dum insecto encadeado pela luz da lâmpada, além dos carros que passam além na rua (é a hora do regresso do cinema). Amanhã entro na segunda semana de estágio de fim de curso, na Petrogal.
.
(NID - 1971.08.22)

2 comentários:

Anónimo disse...

O seu blog é interessante e o seu perfil também, mas que tal se colocasse fotos originais e menos "correio da manhã" senão para isso lia-se o jornal!

Victor Nogueira disse...

Viva
Yenho 6 blogs e só há Correio da Manhã num deles, Mas já que comentou, não percebo bem sobre qual deles, fê-lo na realidade anonimamente. E como tal, nada mais há a dizer. De qualquer, se voltar e ler, fica registado o seu comentárto, que não tem muita razão de ssr.
Victor Manuel