terça-feira, 11 de agosto de 2020

Movimentos anti-máscaras

* Victor Nogueira

A CENTRAL DE INTOXICAÇÃO E MANIPULAÇÃO. DIZ O LEAD DA NOTÍCIA. «Grupos de pessoas, mesmo minoritários e sobretudo ligados à extrema direita, estão a despontar um pouco por toda a Europa e Estados Unidos contestando as medidas de saúde pública de combate à pandemia.»

MAS CHEGA-SE AO FIM E VERIFICA-QUE O DESENVOLVIMENTO DA NOTÍCIA NÃO CONFIRMA O LEAD.

O PARADIGMA É O MESMO: ISOLAR E ATOMIZAR A DISCORDÂNCIA. ÉS CONTRA O USO DA MÁSCARA? CONTESTAS A INSANIDADE, MEDO E ANGÚSTIA INDUZIDOS PELOS GOVERNOS E AMPLIFICADOS PELA COMUNICAÇÃO SOCIAL E NAS REDES SOCIAIS

ENTÃO ÉS DE EXTREMA DE DIREITA. ÉS COMO O TRUMP. ÉS COMO O BOLSANERO. MESMO QUE OS TEUS ARGUMENTOS SEJAM RACIONAIS.

O QUE INTERESSA É QUEBRAR A RESISTÊNCIA, O QUE INTERESSA É ISOLAR QUEM CONTESTE, QUEM PONHA EM CAUSA A MENTIRA, QUEM EXPONHA A VERDADE POR DETRÁS DA MENTIRA OU DA FALSIDADE!

PORQUE SE FALA EM distanciamento social E NÃO POR EXEMPLO EM distanciamento físico?

PORQUE O QUE INTERESSA É QUEBRAR AS CADEIAS DE SOLIDARIEDADE, PROPAGAR O INDIVIDUALISMO, O EGOÍSMO, O EGOCENTRISMO, ATOMIZAR AS RELAÇÕES SOCIAIS, TORNANDO AS PESSOAS MAIS VULNERÁVEIS A TODAS AS PREPOTÊNCIAS, A TODAS AS VIOLÊNCIAS.

PORQUE O QUE INTERESSA, NÃO É TER PESSOAS LIVRES, AUTO-DETERMINADAS, SOLIDÁRIAS NAS SUAS RELAÇÕES SOCIAIS, CAPAZES DE SE AFIRMAREM PELA POSITIVA. O QUE INTERESSA É INDUZIR O MEDO, A ANGÚSTIA, A IRRACIONALIDADE, O ESPÍRITO ACRÍTICO DE MANADA, CADA UM NA SUA JAULA, "sem grades" E "sem algemas" QUE SE VEJAM .

PORQUE, SEGUNDO AS CENTRAIS DE INTOXICAÇÃO E DE MANIPULAÇÃO, SE CONTESTAS OU QUESTIONAS, SE EXERCES OS DIREITOS DE REUNIÃO, DE MANIFESTAÇÃO, DE ORGANIZAÇÃO, DE RESISTÊNCIA, MESMO QUE OS TEUS MOTIVOS E OBJECTIVOS SEJAM OUTROS, ENTÃO, SEGUNDO AS CENTRAIS DE MANIPULAÇÃO E DE INTOXICAÇÃO, ENTÃO ÉS IRRESPONSÁVEL, ÉS DE EXTREMA-DIREITA, ÉS FASCISTA, ÉS COMO TRUMP E BOLSANERO!

DISSO FALA A NOTÍCIA PARA QUEM A LER ATÉ À ÚLTIMA LINHA. «"O movimento antimáscara nasceu com o despertar do movimento anticonfinamento, e é obra de pessoas que desafiam a autoridade em geral", considera Rudy Reichstadt, fundador do Observatório do Conspiracionismo, citado pelo canal francês.

O uso de máscara foi apresentado no início da pandemia como "inútil" pelas próprias autoridades, passando em 20 de julho a ser obrigatório em França em espaços públicos fechados e, mais recentemente, até em algumas zonas exteriores.

"O movimento contra a obrigação da utilização de máscara também nasceu destas hesitações" das autoridades de saúde, frisa a BFM TV, lembrando que os grupos antimáscara no Facebook já reunem vários milhares de pessoas. "Nós somos identificados como conspiracionistas, pessoas de extrema-direita, anti-macronistas ou mesmo psicopatas", lamentou à Agence France-Presse Grégory Hazard, um dos membros de um dos grupos, rejeitando ter a etiqueta de "virulento" ou de "radical" só porque se opõe ao uso de máscara.»

Sem comentários: