sábado, 8 de agosto de 2020

A MENTIRA E A INSÍDIA NA COMUNICAÇÃO SOCIAL

* Victor Nogueira


NA SUA AGENDA, O EXPRESSO TEM DUAS ENTRADAS A VERMELHO: UMA GIGANTESCA OPERAÇÃO DE BRANQUEAMENTO DO EMÉRITO JUAN CARLOS, COMPANHEIRO DE FARRAS NA JUVENTUDE DE PINTO BALSEMÃO  E RICARDO SALGADO, EM AMIZADE QUE APARENTEMENTE TERÁ PERDURADO PELA VIDA FORA, E UM ATAQUE INSIDIOSO E VIOLENTO AO PCP. 

O BÊ-á-BÁ DO JORNALISMO ENSINA QUE NUMA NOTÍCIA O QUE FICA NO OLHO E NO OUVIDO É O TÍTULO E DEPOIS O LEAD (o 1º parágrafo) . MESMO QUE NO SEU DESENVOLVIMENTO A NOTÍCIA DESMINTA O TÍTULO E O LEAD

«Avante? Promotores de festivais entre a expectativa e a indignação: “Se acontecer, é uma absoluta injustiça”» É O TÍTULO.

O LEAD É A SÍNTESE DA NOTÍCIA. QUE DIZ O LEAD? AFIRMA QUE  «A Festa do Avante! com 100 mil pessoas seria “uma vergonha nacional e internacional”, diz diretor do festival de Paredes de Coura. Artistas acreditam que o partido está preparado para lidar com a situação»

MAS QUE DIZ A NOTÍCIA, PARA QUEM LER PARA LÁ DO TÍTULO E DO LEAD?

JOÃO CARVALHO, LIGADO AO FESTIVAL DE PAREDES DE COURA, DIZ. QUE « tem “muito respeito pelo PCP”, mas lembra que em maio “o Governo proibiu o sector de trabalhar”, porque as normas propostas tornaram os eventos inviáveis. (...)» JOÃO CARVALHO SÓ ESTARIA INDIGNADO SE O PCP NÃO CUMPRISSE AS REGRAS SANITÁRIAS.  E OPINA QUE « Aliás, não conheço nenhum evento no mundo que neste momento tenha mais de 15 mil”, garante o organizador do festival nortenho. “O PCP é responsável, como acredito que o Governo seja.”»

OUTRO ORGANIZADOR DE EVENTOS, Ana Moitinho, da agência Radar dos Sons, AFIRMA: «“É mais fácil não correr riscos nem ter trabalho. Se há condições e vontade política, não vejo qual o problema.” A Radar dos Sons tem no seu catálogo artistas como Capicua e Aldina Duarte, que irão atuar na Festa do Avante!. “Há pessoas na cultura a passar sérias dificuldades e que têm de trabalhar. O Avante! é uma boa oportunidade para isso. [Mas] se as regras da DGS se alterarem claro que pode não ser exequível”, acrescenta.»

OUTRO PROMOTOR DE EVENTOS VASCO SACRAMENTO, AFIRMA: «“Considero que o PCP é um partido institucionalista, por isso devem saber que conseguem cumprir as regras. A correr bem, pode ser um passo importante para a retoma do sector”, diz.»

OUTROS PROMOTORES DE ESPECTÁCULOS NÃO RESPONDERAM AO JORNALISTA: «O Expresso tentou contactar Álvaro Covões (diretor da Everything is New, que organiza o NOS Alive) e Roberta Medina (Rock in Rio), sem sucesso. Luís Montez, diretor da Música no Coração, empresa por trás do MEO Sudoeste e do Super Bock Super Rock, preferiu não comentar o tema.»

UM MÚSICO DA BANDA MÃO MORTA DECLARA AO JORNALISTA: “Se a DGS diz que sim, quem sou eu para discordar? Não sou médico nem tenho conhecimentos para decidir.” Até dia 4 de setembro, diz Adolfo Luxúria Canibal, “as coisas podem melhorar ou piorar, não há certezas”, e também não acredita que o Governo “deixe passar” possíveis “aproveitamentos” por parte da organização.»

POR  SUA VEZ CAMANÉ, QUE ACTUARÁ NA FESTA DO AVANTE, AFIRMA «“É preciso uma experiência para se perceber como poderão ser os concertos nos próximos tempos, neste contexto do vírus, e o Avante! pode servir para isso.”»

OUTRO PROMOTOR PRONUNCIA-SE COM UM "NIM": «Paulo Ventura, manager de artistas e promotor do Vilar de Mouros, também está “na expectativa” mas avisa: “em países como a Alemanha estão a fazer concertos-teste, com cada vez mais gente, para perceber como os eventos de massas podem funcionar e sabendo que podem criar focos de infeção. Mas quem lá vai sabe que é um teste. O PCP não disse nada disso.”»

ANTÃO O CÓDIGO DEONTOLÓGICO DOS JORNALISTAS NÃO EXISTE PARA OS JORNALISTAS E DIRECÇÃO DO EXPRESSO?

Sem comentários: