terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Postal (23) - Évora 1973 (2)

* Victor Nogueira
.
.
Lisboa
73.04.08 (1)
MCG
Lisboa ribeirinha
Olá, amiga

Telefonei te, porque desejava falar contigo, ouvir te, acalmar a contrariedade. De lá veio a tua voz tímida, pequenina e depois ... depois o silêncio, o "não percebo o que queres dizer", o "então deixa me." Mas eu não queria magoar te, apagar o teu sorriso bom e alegre, de salta pocinhas que amo, no silêncio do meu quarto, e que perco tantas vezes. Parece me importante que as pessoas ajam com inteligência, procurando dominar os acontecimentos e as palavras e não serem dominados por eles. E não é isso que me está sucedendo. Mas queria te também mais senhora de ti, lutando pelo que te diz algo. Daí as pedras que semeio ou em que por vezes transformo aquilo em que toco. De ti saberei apenas que esperas de mim amizade e compreensão (e talvez também ternura) Seremos capazes de dar isso um ao outro? Que é realmente importante? A nossa relação só tem razão de ser se for fonte de liberdade e alegria, para nós e para ...

Lisboa
73.04.08 (2)
MCG
Lisboa, vista parcial
... quem nos rodeia. Que não se transforme em pesadas cadeias pantanosas. Seremos nós capazes disso ? Estará certo o nosso caminho ? Seremos ambos capazes de reconhecê-lo ?

A resposta busca-se no presente que me desagrada, sem saber em quem, onde e como encontrá la ! E no entanto pareceria tudo tão fácil, amiga. Soubesse eu mais de ti. Fosse eu menos impaciente !

Queres telefonar-me 2ª ou 3ª feira, entre as 13 e as 14 horas ?
Beijo te a abraço te com ternura e amizade. VM

Somos nós e não só eu quem deverá decidir do futuro da nossa relação.


----
73.04.08 (3)
MCG

(paisagem)
42.
E nós
os conformados
que fazemos

compramos livros
gravatas

ou separados
morremos

(António Reis)
---------------------

O Impossível Carinho

Escuta, eu não quero contar-te do meu desejo
Quero apenas contar-te a minha ternura
Ah se em troca de tanta felicidade que me dás
Eu te pudesse repor
- Eu soubesse repor -
No coração despedaçado
As mais puras alegrias da tua infância
 
(Manuel Bandeira)
 
 
Évora
73.04.24
MCG,
Lisboa, Alfama, rua típica
Querida C.

O tempo passou e já nada o faz voltar para trás. Por te querer tanto, não tive os gestos e as palavras que gostaria de ter. Que as circunstâncias e as frustrações não permitiram.

Aqui fica, tardio, o beijo amigo e o gesto carinhoso que não pude dar te á partida. E também
Uma palavra antiga:
mais nada.
Eh amiga, camarada! (...) VM


Évora
73.06.05
MCG
Monsaraz, igreja
Querida C.

Para começar um beijinho. Para prosseguir outro, mais levezinho, como brisa agitando a folhagem.

O tempo está de trovoada e o meu sistema nervoso ressente se. Durmo e de nada me serve. Enfim!

Descobri hoje que tenho exame de Doutrinas Sociais - cadeira atrasada - no dia 9 - Talvez vá fazê lo. Se não, terá de se a 30 JULHO. Em qualquer dos casos é uma estopada.

Sábado (ou antes 6ª) terminam as nossas aulas. De 12 a 16 teremos um curso intensivo de informática (computadores) com 6 horas diárias. Uma estopada! Já comecei a mexer os cordelinhos para ver se consigo apanhar só 4 anos. Somos 9 nestas condições. Vamos ver o que daqui sairá. (1)
Beijo te e abraço te com ternura e amizade. VM

O Viegas telefonou me hoje e manda te cumprimentos. Vamos ver o que daqui sairá.

Évora
73.06.11
MCG
(profissões)
mestre escola
Querida namoradinha

Olho ali para o relógio da tabacaria aqui da esquina e são 23:15. Estou positivamente "bêbedo" de sono. Cheguei há pouco do jantar de que te falei há pouco: foram codornizes. As grelhadas estavam muito melhores que as fritas.

Apeteceu-me dar-te um aceno no caminho para casa. Procurei um postal "giro" para mandar-te. Nenhum me agradou. Isto ainda era o mais jeitoso (Olha lá, os teus miúdos também te tratam assim?)

O ventinho fresco da ventoinha acaricia-me os cabelos. Queria dizer-te palavras bonitas e simples. Mais do que isso, chegar agora a casa e beijar-te com muito carinho. VM

É idiota escrever tudo isto, não te parece?

Évora
73.06.12
MCG
Évora,
Fonte das Portas de Moura
Querida C.

Évora, à noite, ainda é comestível. Para mim, não é senão um monte de pedras que anseio ver pelas costas para nunca mais.

Beijo-te e abraço-te com amizade. VM
1 - Os cursos entretanto haviam passado para 5 anos e, como reprováramos, ficaríamos (e acabámos por ficar) abrangidos pelo novo plano de estudos)

Sem comentários: