sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Postal (26) - Évora 1974 (1)

* Victor Nogueira
.
.

Cascais / Lisboa---
74.01.02
MCG (?)

Cascais, Boca do Inferno

Uns largos minutos depois das linhas anteriores. Estamos aqui no Hotel de Santo Amaro. O meu pai acabou de dar cabo dum pacote de amendoins que comprou na Boca do Inferno (na foto muito apaziguado). O céu está cinzento de chumbo e o motel está quase vazio. Além uma senhora faz crochet e, lá fora, o mar morre serenamente nas rochas. Eu vou interromper. Termino em Lisboa. Já estou novamente na pensão. Lá no motel ainda joguei nas máquinas; também 3 desafios de futebol, com o meu pai, tendo ganho dois. Estou muito cansado e sinto-me triste. Não me apetece ir para Évora nem gosto de Lisboa, assim.


Beijinhos VM


Évora
74.01.03
MCG

(humorístico)

Querida C.


O quarto está gelado. Passei o fim de semana lendo umas coisas de antropologia. Tenho os "conhecimentos" um tanto ou quanto baralhados. A D.Vitória [hospedeira] veio aqui há pouco trazer-me um doce e pêras de arroz doce. Está uma simpatia de senhora!


E o teu fim de semana, como correu? Ontem ás 13 h, quando ia para o Liceu almoçar, resolvi passar pelo Gião (Restaurante) e encontrei-me com a Ana á esquina. Foi-se a última hipótese de ir até aí, pois ela tinha frequência (exame) á tarde, ficando cá o fim de semana por causa do exame de Matemática.


E então, que me dizes ao aumento do preço do petróleo e seus derivados? (Lá para Abril deve haver mais. Olarilas!). A velhota dos jornais ali ás portas do Arcada já desabafou comigo esta manhã: não haver um raio que os partisse! Há 10 dias encomendara uma garrafa de gás; está cozinhando a lenha. Que só na 3ª feira. "Os patifes, os espertalhões, já sabiam disto e obrigam-me a pagar o gás mais caro!" Como dizia o [Luís] Carmelo, muito solene e sisudo na sua pose á mesa do café: "Isto está cada vez pior!"


Beijinhos do VM


Évora
74.01.04
MCG

Matosinhos, porto de abrigo

O computador cerebral está programado para Antropologia. São 20h 40 e tenho de ir jantar. Antes, uma visitinha para saber de ti.


Mais um postal para a colecção. Não chegámos a ir lá porque havia a grade no meio da muralha, lembras te?


Olha, se eu soubesse que tencionavas ir ao Monte tinha desistido mais cedo do fim de semana. Não sabia se tinha tudo OK para poder ir e não queria comprometer me com o Chico ou [com] a Ana, sem a certeza de ir. Afinal a Ana não foi e o Chico não tinha lugar. Enfim, um beijinho e cara alegre. Um abraço do VM


A tua prima [Emília] escreveu me para agradecer as BOAS FESTAS.


----
74.01.08
MCG

(humorístico)

RETRATO DE SENHORA PENSANDO SE HÁ-DE ACEITAR UM CONVITE PARA UMA IDA AO FIM DO MUNDO (ou já terá aceitado e pensa na data do embarque?) ENQUANTO NÃO SE DECIDE SE HÁ-DE ACEITAR: "viaje agora e pague depois" (ERA BOM, NÃO ERA? EU GOSTAVA, E TU ?), AQUI FICAM MAIS BEIJINHOS DO VM


Évora
74.01.14
MCG

Évora, Travessa da Caraça

DEPOIS DA FEIRA


Vão vagos pela estrada,
Cantando sem razão
A última esp'rança dada
Á última ilusão.
Não significam nada
Mimos e bobos são.


Vão juntos e diversos
Sob um luar de ver,
Em que sonhos imersos
Não saberão dizer,
E cantam aqueles versos
Que lembram sem querer.


Pajens de um morto mito,
Tão líricos, tão sós !
Não têm na voz um grito,
Mal têm a própria voz;
E ignora-os o infinito
Que nos ignora a nós.


Fernando Pessoa


Olá, amiga.


Notei apenas que a despedida foi um aperto de mão e tu no passeio enquanto me afastava. Há "coisas" que me ultrapassam, sinceramente! NÃO QUERO mais apertos de mão no futuro.

xxx do VM


Évora
74.01.15
MCG

Évora, Praça do Giraldo e Montepio Geral

Pela fotografia não parece mas hoje é mesmo dia de S.Porco, i.e., 3ª feira (1). Já viste como seria pouco agradável o Giraldo ... se cheio daqueles chaparros "cinzentos como cepos sem vida" ? Estou aqui no café aguardando a sobremesa; o "rancho" melhorou um pouco, depois da saída do Aguilar e do Moura neste fim de semana. Vamos ver quando chegará a minha vez.


Amanhã de manhã vamos à [fábrica da ] Siemens tratar das "massas" e saber de trabalho. Recebi hoje uma visita do Carlos [Nunes da Ponte]. 'Tadinho, está mesmo a fazer um trabalho de escravo, sem promessa de remuneração.


Antão, a "pestezinha" (2) sempre levou a dele avante e foi até à Tele-Escola ? Ele sabe-a toda. Olarilas! Um "bacalhau" para ele. Saudações a tua Mãe. Saudades minhas. Para ti beijinhos do VM


Évora
74.01.16
MCG

Porto, Ponte da Arrábida

Querida C.


O postal está um pouco enxovalhado, mas aqui na tabacaria da esquina não há (quase) nada de jeito. A manhã hoje estava frigidíssima (passe a força de expressão) e agora á noite está húmido. Um princípio de resfriado está me entrando no corpo, consequência talvez da frialdade da sala da Câmara onde temos estado a trabalhar. Não sabia que havia tantos emigrantes eborenses para a Suiça! A minha Mãe chegou hoje; as fotografias (algumas das) estão boas. Saudações da m/ Mãe. Para ti um beijinho do VM


Évora
74.01.18
MCG

(humorístico)

Olá, C.


A tua carta recebida ontem traz em si [...]

Isto foi um postal nunca enviado, apesar de começado (há muito tempo atrás) Mas o postal da Rua da Abadia que vai junto não é alegre, mas mesmo que eu esteja triste ou aborrecido, não gosto de tragédias.


Queria pois enviar-te um postal bonito, mas este foi o único que encontrei ali na gaveta. Aqui fica com um beijinho do VM


Évora
74.01.18
MCG

Évora,
rua típica


De Évora, esta rua (da Abadia) é um símbolo. São quase 20 h e em mim uma grande má disposição. Do trabalho que neste momento estamos fazendo, um grande enfado e contrariedade. Aquilo é mesmo de enlouquecer. Ah! mas isto não pode continuar assim! Nunca pensei em tal monotonia; é quase como estar dias inteiros apertando a mesma porca numa linha de montagem numa fábrica de automóveis.


A minha Mãe lê ali uma revista. Já houve tempestade. Sempre a mesma moínha por causa da [minha tia] Maria Luísa. Safa! A tua saúde como vai? Queria estar contigo, mas não tenho já alegria e entusiasmo nenhuns nas minhas idas à Amareleja. Estou uma tal pilha de nervos que os meus sentimentos estão bloqueados.


Se o médico diz que tens isso, porque hás-de pensar em tragédias?


Saudações do VM


Évora
74.01.18
MCG

Évora, Praça do Giraldo e Igreja de Santo Antão

A fotografia é antiga! Não parece ! Mas ... a cerca da fonte já não é assim e o táxi (1º) já não existe. Também as motorizadas já não param no topo do tabuleiro. A indumentária das pessoas e a esplanada defronte do "Diana" indicam que é Verão ! Eis aqui a célebre Praça do Giraldo, o local que os meus pés mais têm calcorreado. É sábado e estou jantando. Este fim-de-semana foi um pouco "chocho". A semana passada houve uma boa peça de teatro (O Amigo do Povo) e um filme a ver (O Espantalho). Esta semana, nada. Enfim. Por mero acaso integrámo-nos numa das visitas guiadas do Túlio Espanca. Mais duas igrejas visitadas. Amanhã é domingo (já é ontem, não?). Vê lá como o tempo passa e as coisas acontecem.


Beijinhos do VM


Évora
74.01.21
MCG

Évora, Praça do Giraldo

POENTE


No postigo do monte
inquieto rosto acode
espreitando para longe
o descampado aberto.


(Quem vem lá na distância,
Que nem a seara mexe
nem o pó se levanta
dos caminhos sem vento ? ...)


Manuel da Fonseca


É ao anoitecer. Ouço uma sessão de órgão que o Carlos [Nunes da Ponte] gravou para mim vai para uns 2 anos. Os óculos encavalitados no nariz, a minha Mãe vai lendo um trabalho meu sobre "A ocupação portuguesa de Angola"


Este é mais um postal para o álbum. Beijinhos do VM


É uma fotografia bonita, não é ?!


Évora
74.01.24
MCG

Évora, Sé Catedral

Querida amiga


Com este se terminam os postais de "jeito" que tinha para enviar-te, aqui em cima da mesa, cuja papelada e livralhada acabei de arrumar, para ganhar um pouco de campo para estudar. Preciso de arranjar mais um ou dois caixotes para arrumar a tralha.


Perguntas-me quem é a "pequenitates" ? É uma miúda baixinha, que "mora" ali no quarto que foi teu e da Bia [Almeida]. Não sei o nome dela! A minha Mãe já recebeu as fotografias da viagem pelo Norte, no mês passado. Ainda não as vi. Já te expliquei que não precisas de devolver a revista. Mas por força hás de fazer a tua. Não te esqueças das fotografias da revista que tens na Escola.


Abraços do VM


Évora
74.01.28
MCG

(profissões)
Mestre escola (nº 2)

Olá, C.


O soalho está molhado. Lá fora chove, um homem, eufórico, está com uma conversa parva ali ao telefone (deve ser com uma rapariga). O Luís entra e cumprimenta-me. Escrevo nos joelhos, aqui na tabacaria da esquina, pois a escrivaninha está ocupada. Acabei de jantar no Arcada com o João Luís e a Filomena. Detesto comer naquela cave abominável, sem janelas. Também estou farto de gabardinas e casacos, que prendem os movimentos. O último "Observador" traz o texto duma conferência do Armando Nogueira em Viena. A minha Mãe escreveu e manda saudades. Voltará do Porto lá para 11 Fev.


Beijinhos VM

Évora
74.01.29
MCG

(paisagem)
Porto de embarcações ao poente (ou nascente?)

Querida C.


Isto dum tipo tomar banho com cheirinho a peixe ....


Bem. tenho de mudar de caneta, pois a outra já me começava a sujar o indicador direito. No gira-discos o José Afonso canta agora um poema do Luís de Camões. O [José Emídio] Guerreiro está ali vendo postais. Daqui a pouco vou jantar. Deixei de jantar lá em baixo. Amanhã devemos acabar o trabalho na Caixa de Previdência. Entretanto no próximo dia 15 de Fevereiro haverá eleições na Associação de Estudantes. Convidaram-me para Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Quero ver se hoje consigo pôr a correspondência em dia. Amanhã devo ir até ao Liceu; vamos lá ver que tal a comida. Beijinhos do VM


Évora
74.01.30
MCG

(humorístico)

Olá, C.


SAFA! Estou mesmo saturado. Horas, desde há dias, passando apontamentos. A manhã de hoje quase toda de pé, na Caixa. Frio e chuva autenticamente invernais. As botas encharcadas. Procurei um postal "decente" mas este foi o melhor que se arranjou. Volto o postal e reparo que ... a miúda está de sombrinha. Mas não deve ser ... inverno. Fui hoje ao Liceu. Amanhã estreio as refeições na cantina do dito. Vamos ver que tal a comida. Apetecia-me hoje ir a casa de alguém, com uma poltrona confortável, ouvir música e conversar. Talvez telefone ao Carlos. A partir de 6ª feira os jornais diários passam a custar 2$50. Tudo aumenta, minha gente.


Junto te envio um recorte do Urbano [Tavares Rodrigues] no [Diário de] "Lisboa" de hoje. Bem, vou jantar que o espaço acabou. Beijinhos do VM


----
74.01.31
MCG

Imbondeiro, ao pôr do sol (?)

O imbondeiro é o símbolo de Angola, pretendem alguns. Também o pôr do sol nos trópicos é algo de maravilhoso. E então para quem morava à beira-mar!


O Carlos [Nunes da Ponte?] acabou de sair. Esteve aqui no paleio. Está frio; o quarto é grande demais para os 750 W do aquecedor. Ando num estado de tensão quase insuportável. Ainda não falei nem com o [Chico] Lucas nem com a Ana. Preciso simultaneamente de descontrair e de estudar. Sobretudo de descontrair. Precisava de um carro para sair de Évora, sem sujeições aos outros ou às camionetas.


Fui ao Liceu falar com o reitor para poder almoçar na cantina. Comi lá hoje pela 1ª vez: foi saboroso. Custa 7 $ 50 a refeição. Não há jantares. Não deverei aceitar a Presidência da Mesa da Assembleia Geral [da Associação de Estudantes]Poderei trabalhar se for caso disso, mas sem cargos. Não sei se irei à Amareleja. Logo se verá. Beijinhos do VM


Évora
74.02.07
MCG

Barcelos, Mercado de louça

Querida C.


Estou aqui no Arcada. Na mesa ao lado o João, a Filomena e companhia folheiam e comentam uma revista brasileira. Vim há pouco de casa do Xico, que não volta aí senão pelo Carnaval. Quanto à Ana, ainda não sabe se vai. Estou chateado. Primeiro porque cada vez gosto menos das pessoas da Amareleja e daí. Para além do provincianismo, o sentir-me estranho. E depois também me começa a chatear o sistema das boleias e ficar em casa do sr. Cachopo. Enfim, ... isto está mau. Não fosses tu e facilmente iria tomar ares para bandas onde não me sentisse tão deslocado.


Por causa do nosso trabalho fomos hoje falar com as big bosses do Liceu e Escolas. Também ao Magistério, cujo director teve uma saída ... que muito dificilmente consegui suster o riso. Depois te conto.


Sinto-me cansado e, porque não dizê-lo ... não interessa escrever-te "desamparado". Tudo isto vai de mal a pior. E parece-me que estamos longe um do outro. VM


Évora
74.02.18
MCG

(humorístico)
menino piscando um olho, com latas velhas em redor

Ora viva, então como vai essa cabecinha destemperada? Fiquei verdadeiramente surpreendido com o teu despropósito. Mas que teve o mérito de mostrar quantos confusionismos tens a meu respeito!


Voltaremos á tua carta de hoje. Não agora; mas precisamos mesmo de conversar. Hoje, nada mais tenho para dizer-te. Um abraço VM


Viana do Castelo
74.03.30
MCG

Viana do Castelo, Praça da República

Ora viva, C.


Está uma tarde maravilhosa aqui em Viana, onde viemos almoçar neste domingo de Páscoa. Estamos a dar uma volta, visitando a cidade; vou escrevendo enquanto vou andando. Interrompi para tirar umas fotografias no largo deste postal, mas não encontrei nenhum ângulo que me agradasse. O José João tirou fotografias e o resto da família conversa. Bem, fico me por aqui. Um abraço amigo do VM


A Teresa manda muitos beijinhos e a Isabel manda cumprimentos e o Carlos beijinhos e abraços.

__________

1 - Ás 3.as feiras a Praça do Giraldo e o Café Arcada eram tomados de assalto pelos agrários, para o mercado semanal de gado. Um poema meu, "Natureza Morta", refere-se a este facto.

2 - É o sobrinho Zé Manel Gato.

.

Sem comentários: