quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Postal (24) - Évora 1973 (3)

* Victor Nogueira
.
.

Évora
73.07.09
MCG

Pedras Salgadas, jardim do casino

Olá, Celeste


Aqui fica a ternurinha deste Victor. O outro está de férias. Beijos do VM


Évora
73.07.12
MCG

Évora,
Fonte das Portas de Moura

Querida C.


Gosto muito deste postal. E tu?


Está trovejando e o céu acinzentou-se subitamente neste princípio do anoitecer.


Passei hoje o exercício de Gestão de Empresas Agrícolas, sobre o qual incidirá o exame desta cadeira. Terei também amanhã o exame de Sociologia do Desenvolvimento.


Queria dizer-te da minha amizade por ti, mas não encontro outras palavras senão estas. Esperava hoje um aceno teu e nada veio.


Virás este fim de semana? Tencionava ir esperar-te à Setubalense. Mas se eu não estiver, telefona-me, OK?


Beijo-te com muita amizade e carinho. E também com [...] certa mágoa pelo que nos está separando. Deixo-te a serenidade que eu gostaria houvesse entre nós. VM


Faltou a luz. Acabei de escrever ao lusco-fusco.


----

73.07.18
MCG

Luanda, vista da cidade

Desta feita não poderei fazer grandes conversas ao sr. Coelho. Passei no exame, sim, mas só com 12 valores. Longe vai o tempo em que levava aquilo a sério. Agora a minha atitude é "despachar exames".


V.Senhoria é muito engraçada. Escreve-me: "Estou a ler o livro X. Gramo". Como se eu conhecesse todos os livros que foram escritos. Para saciar a minha curiosidade não quererá dar-se ao cuidado de me dizer ao menos qual o conteúdo e porque a entusiasmam tanto certos livros? Como "Estranha Solidão" de Philip Sellers? E mais não te conto. Estivesse ela perto e muitas histórias lhe contaria. Beijos e abraços do VM


----

73.09.06
MCG

Lisboa, Museu dos Coches

Olá, C.


Enquanto a minha Mãe arranja o cabelo ali junto ao Ministério [do Ultramar], nós vamos até além abaixo, ver o Museu dos Coches, agora sem outro préstimo que não seja estarem arrumados a um canto para turista ver. Hoje passaremos o dia em Paço de Arcos e amanhã vamos até Évora, para deixar umas coisas e trazer outras. Aproveitarei para dar uma saltada ao Instituto para pagar as propinas dos exames e saber do calendário dos mesmos e ter duas conversinhas, uma com o Secretário [Pe.Augusto Silva, s.j.], outra com o Director [Pe. Lúcio Craveiro ?].


Beijinhos do VM


Évora

73.09.07
MCG

Évora, Travessa da Caraça

Na varanda das piscinas, em Évora, às 15:30. Está um dia quentemente abafado; nas ruas muitas saudações dos "amigos" e conhecidos que passam. Na boca um sabor amargo e de náusea. Detesto Évora. Pronto. Já disse. Poderei algum dia apreciar a beleza de Évora ?


A máquina de dactilografar está já no carro. Daqui a pouco vou até ao Instituto para uma conversinha com o Pe. [Augusto] Silva. A minha Mãe escreve um postal ao meu pai - que tal como o Zé ainda não deu sinal de vida - enquanto a Maria Luísa "contempla" a paisagem. Trouxeram agora os cafés. O Manuel Prates está cá a tirar a carta. Saudades de todos. Beijinhos do VM


Ericeira
73.09.16
MCG

Ericeira,
fonte pública

Ora viva! Viemos hoje até à Ericeira, povoação de pescadores que os veraneantes descobriram para as suas férias. Ei-los que passam vagarosamente, atravessando as ruas e os cafés, no seu jeito muito burguês, de quem nada tem para fazer. E também os bancos do largo, na conversa, que parece chilreio de pássaros. Aproveito para ir lanchando. A estrada para cá é muito estreita e cheia de curvas; os carros vêm a passo de boi. Eu, vou-me andando, que são horas de regresso a Lisboa.


Saudações do VM


Lisboa
73.09.18
MCG

Ericeira - Sobreiro

Querida C.


Sentado no "Boguinhas", aqui numa azinhaga em Carnide, caminhos do tempo em que a cidade ainda estava mais para baixo. Aguardo que a minha Mãe se "despache" duma visita que foi fazer. Todo este fim de semana tenho sentido a tua ausência, com um desejo imenso do nosso carinho e ternura que é quase "loucura". (Ó céus, onde pára a "frieza" dele!) Teria sido bestial que tivesses vindo frequentar o curso. Porque não te inscreveste mesmo fora do prazo? Nada tinhas a perder! Devo ir para Évora no princípio da próxima semana. Ainda não sei o mapa dos exames.


Da ternura e das palavras nada passou ao papel. Gostaria que não estivesses tão longe de mim. Há um poema qualquer do [Fernando] Pessoa que diz algo como "E eu gosto tanto dela que não sei o que fazer na sua ausência!"


Beijo-te com muita ternura. VM


Lisboa
73.09.20
MCG

Lisboa, Alfama

Querida C.


Tinha um postal bonito de Lisboa, com o miradouro de S.Pedro de Alcântara em primeiro plano. Lembras te duma menina assustada num elevador, toda aflita por causa dum homem barbudo, cara marcada pela varíola, camisa aberta quase até ao umbigo? Pois é, mas não encontro o tal postal; tê lo ei perdido ou já to enviei? Já passa da meia noite. Gostei bastante do programa do António Vitorino de Almeida (sobre o nosso amigo Beethoven). Quanto ao "Octávio Mouret" do Zola faz me lembrar uma frase do "Manifesto Comunista" de Marx e Engels: "Os burgueses encornam se mutuamente". (Pausa para tomar um cházinho de tília). O filme de ontem, "A Vizinha do Lado" tinha as suas cenas com piada, mas nada valia. Não sabia era que já naquele tempo os filmes portugueses mostravam aquelas mulheres desavergonhadas, como diria a D.Vitória [minha hospedeira em Évora] a irem para a cama com os amantes. Ai que escândalo! Amanhã vou a casa do Armando Nogueira [meu professor de Economia II e de Sociologia do Desenvolvimento, no ISESE] (É o que perdes!).


Beijinhos do VM


Lisboa
73.09.25
MCG

Ericeira, pescadores consertando redes

Querida C.


Já cá estão as fotografias que tirámos em Montes Claros e junto á camioneta. O colorido é muito bom. O mesmo não diria de alguns fotógrafos!


Hoje não saí de casa, salvo para comprar os jornais da tarde. Estive a estudar umas coisas para Doutrinas e a fazer uns telefonemas. Só para o fim da tarde fiz as gravações do Solnado para a minha Mãe. Fartei-me de rir com aquelas histórias do absurdo. Entretanto o Pe. [António da] Silva - irmão do secretário [Augusto da Silva] - escreveu-me comunicando que a monografia fora aceite. Um cartão todo simpático que a Maria Luísa me leu telefonicamente de Paço de Arcos. A propósito, como na 6ª feira é a mudança, nessa noite, na 5ª, já deves escrever-me para Paço de Arcos. OK? Amanhã continuo. Já é quase meia noite. Beijinhos do VM


PS - Já foste ao monte [de Vale Vinagre]? Como está o teu pai?


Lisboa
73.09.25
MCG

Paço de Arcos, praia

Querida C.


Está novamente um dia cheio de sol. Pela primeira vez as persianas da sala de jantar estão completamente abertas e a vista estende se desafogadamente. Telefonei hoje para Évora e já tenho completo o mapa de exames. Antropologia é a 9 (escrita) e 11 (oral). No princípio da próxima semana vou para Évora. Sabes, como dia 5 OUT (6ª feira) é feriado, talvez tu pudesses ir até Évora esse fim de semana (SEX.SAB.DOM). Seria bestial, tanto mais quanto eu tenho saudades de ti. Entretanto, depois de 16 só tenho um exame (a 24), que poderia ir preparando aí na Amareleja retribuindo a tua visita. Poderíamos assim estar juntos uns oito dias em Outubro. Que dizes, namoradinha?


Beijo te, Celestinha, com muita ternura e amizade. VM Saudações da minha Mãe.


Lisboa
73.09.26
MCG

Lisboa, Castelo de S.Jorge, interior

Querida C.


Mais um postal para a colecção. Talvez já tenhas este, mas não estou seguro. Daqui a pouco vou ali abaixo comprar os jornais da tarde. São quase 19 h. Finalmente deste um arzinho da tua graça: chegou uma carta. Não sei bem quem é calaceiro! (Ah!Ah!Ah!) Mas a mim não me toca. Amanhã tenho um dia cheio. Quero ver se falo com o [Custódio] Cónim, o Pereira e o [Henrique] Granadeiro (cada um no seu extremo da cidade). Para além disso almoçarei com a Emília e á tarde farei um bate-bapo com o Luís Filipe sobre História da Sociologia. Hoje á tarde tenho estudado o Durkheim. 6ª feira será a mudança: a minha Mãe irá para a Pensão Angola e eu para Paço d'Arcos. A partir de sábado deves escrever me para Évora, onde já devia estar há muito. Gostaria de convidar a tua prima Mariana para ir ao cinema mas não estou a ver como arranjar a oportunidade. A história do quarto lançou um certo caos nos meus planos.


A "pestezinha abominável" como está ? (1) Com um par de açoites vinha lhe o juízo.


Beijinhos do VM


Paço d'Arcos
73.09.29
MCG

Lisboa, Alfama, Miradouro de Santa Luzia

Querida C.


Já cá estou em Paço d'Arcos desde ontem á noite; hoje de manhã cá "arrecebi" a tua carta. O tempo está quente relativamente, claro) e soalheiro. Daqui a pouco vamos a Lisboa ter com a minha Mãe. Talvez voltemos á Feira da Ladra.


Na tua carta de hoje referes dois termos cujo significado desconheço. Do teu pai dizes que "está com uma bocha (2) enorme" e da pestezinha abominável transcreves um dito: "Já está caducando com os namorados." Que significam os termos que sublinhei?


Sobre as fotografias oportunamente terás ocasião de apreciá las.


Não sei se tens recebido todas as minhas cartas e postais. Nada dizes da possibilidade de passares o próximo fim de semana comigo em Évora: 5, 6 e 7 ou seja, 6ª, SAB e DOM.


A minha Mãe e a Maria Luísa retribuem o abraço. De mim para ti beijinhos e ternurinhas. VM

____________

1 - o sobrinho José Manuel

2 - barriga

Sem comentários: