segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Postal (17) - Évora 1971 (1)

* Victor Nogueira
.
.

71.01.16

NSF

(humorístico) casal jovem, com viola, desfolhando uma flor

Foi hoje comunicado o texto dos dois diplomas fundamentais da reforma geral e do ensino superior. Á primeira vista a nossa posição não parece ser das mais brilhantes, tendo em conta as nossas ambições e pretensões. Peço que me seja enviado, o mais depressa possível, uma cópia do projecto de lei de criação dos institutos politécnicos.


Saudades VM


Évora

71.01.24

NSF

(paisagem)

Plantação de arroz em Portugal

Preparo a frequência de Sociologia II enquanto ouço a "Valsa" de Ravel. É uma tarde de domingo, dum inverno já não rigoroso, aprazível. Sentado numa cadeira, os pés noutra, rodeado de livros, papéis e apontamentos. Daqui a pouco vou até ao café lanchar e ler o jornal. A dona da casa ainda não veio arrumar o quarto. A "Pedra Filosofal" é para o Zeca Jones.


Saudades VM


Évora

71.02.07

NSF

Beira Alta, pastor da Serra da Estrela

Está um domingo maravilhoso, daqueles que convidam á camaradagem e alegria.


Fiz frequência de Teorias Políticas (8 valores) e o exame de Gestão Comercial foi adiado. Vou sair para dar uma volta antes do almoço. Ainda não decidi se vou ao cinema á tarde. Amanhã, com os colegas do 4º ano, visitarei uma empresa em Torres Novas. Como vai isso aí por casa ?


Saudades e abraços do VM


Évora

71.02.16

NSF

Ribatejo - campinos conduzindo o gado

Hoje ao subir as escadas lembrei-me que há muito estava no frigorífico uma caixa de bombons enviada pela Mãe em tempos. Houve uma fraterna distribuição por todos os que estavam na cozinha. Gostaria de passar o Carnaval fora de Évora, mas as finanças não o permitem. Praticamente desde hoje não tenho aulas. Não irei ao exame de Teorias Sociológicas, depois de amanhã. Seria improcedente prepará-lo agora, pelo que fica em princípio para Outubro. O outro exame de que falei foi adiado para depois do Carnaval. Com a Reforma [Educativa] ficou em suspenso a duração (4 ou 5 anos).


Saudades do VM


25 Fev. Só hoje encontrei o postal. Abraços VM


Évora

71.03.08

NSF

Évora, Templo de Diana

O tempo hoje arrefeceu muito, estando verdadeiramente invernal. Daqui a pouco vou ao médico. Desde 3ª feira passada que estava de quarentena. Não sei bem porquê, pois o médico é pouco falador. Só sei que já não tenho temperatura e que tenho-me encharcado em antibióticos. Continuo com tosse. Vamos ver se consigo uma 2ª chamada especial, pois amanhã não vou ao exame (prática) mas talvez vá na 6ª à teórica. Depois escreverei.

Saudades e abraços do VM


Évora

71.03.11

NSF

Madeira, Camacha, mobiliário e vimes

Poemas Quotidianos" por António Reis


50.

Não é nas mãos

que desespero


As minhas mãos

só trabalham

e adormecem


esfriam

ou arrefecem


Não desmaiam

nem têm rios


Têm ossos

músculos

e sangue


poros também

por onde transpiro


mais nada têm


Saudades do VM


Évora

71.04.04

NSF

(paisagem)

moinhos ao entardecer, Portugal

Acabei de ver, na TV, o festival da Eurovisão. Eram canções a mais - 18 - pelo que não as posso destacar. Escrevo para pedir que, o mais breve possível, me seja enviado um certificado de residência de um dos meus dilectos progenitores, por causa da passagem de férias, que ainda precisa, no entanto, de ser falada.

Saudades e abraços do VM


Évora

71.04.16

NSF

Beira Alta, pastor da Serra da Estrela

Está um domingo agradável, estival. A noite está fresca. Tencionava escrever-vos mas não se proporcionou. Gostaria que as mesadas fossem depositadas o mais cedo possível. Vou emprestar a TV á tia Esperança.


Como vai isso? Os Ferreira de Almeida e os Andrade Ferreira vêm á Metrópole este ano!


Saudades e abraços do VM


Évora

71.04.20

MNS

CTT - Bilhete postal - $50

Querido Pai


Recebi ontem uma carta da Mãe com a caderneta militar, certificado de residência e mais umas coisas.


Escrevo para pedir o envio urgente de uma certidão do meu nascimento para efeitos do bilhete de identidade. Quanto ao estágio, tenciono fazê lo em Angola nas próximas férias grandes. Poderá ser feito num organismo governamental (de planeamento ou assuntos sociais) ou numa empresa (de preferência sector de pessoal).


Está um tempo maravilhoso. E tu, como estás?


Saudades do VM


Sem comentários: