segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Postal (28) - Évora 1974 (3)


1974 - Campanhas de Alfabetização
(postal da Comissão Pró-UNEP)


* Victor Nogueira


Lisboa
74.11.06
MCG

Lisboa,
Mosteiro dos Jerónimos, Claustros

Olá, Celeste


Antão, como vai esse valor? Aqui dum café da Estefânea escrevo te mais umas linhas, antes de marchar para o Cais do Sodré, rumo a casa.

Com as acções do MR[PP] o CDS (1) conseguiou o acesso às câmaras de televisão, onde surgiu pela 1ª vez, com ar de "vítima" e moderador. O CDS que surgiu post-25 de Abril, que não esteve nas barricadas do 28 de Setembro,, conseguiu pôr os aprtidos todos a falar dele, censurando o assalto à sede. E que bem que o CDS se aproveitou da ocasião! O CDS da pretensa ala "progressista" do ... Marcelo [Caetano]. Mas .. o MFA (2) já foi di«zendo que as únicas interpretações progressistas do seu programa eram ... as socializantes. Beijinhos VM


Gostas do postal? As fotografias não estão más



Coimbra
74.11.13
MCG

Coimbra,
Palácio de Sobre-Ripas

.

Olá, C.


São cerca de 18 horas e há 1 [uma] que terminou a sessão inaugural do Seminário Sobre a Democratização do Ensino. Estou aqui num café (O Mandarim), meu velho conhecido, com a malta de Évora. Está frio e ameaçando chuva. Ficámos num lar de estudantes, ao cimo duma ladeira imensa. Perante a enormidade do tempo à minha frente - só logo às 22 horas há uma sessão de cinema sobre a campanha de alfabetização. Sinto-me aborrecido. Tenho que arranjar com que ocupar o tempo. Amanhã quero ver se vou à matinée ver um filme "A Estratégia da Aranha" [de Bertolucci]. Procurei postais "decentes" em 2 papelarias e só encontrei este. Espero gostes. Eu gostei!


Ah! regressarei a Lisboa no próximo domingo. Bem, mas vou-me por a mexer aqui do café, que esta pachorrice já me está a chatear.

.

Um abraço amigo e beijinhos do VM


Coimbra
74.11.16
MCG

Coimbra,
biblioteca da Universidade

Querida C.


Antão, como vai isso? e esse tempo por aí? Por cá chove e as ruas chegam a ser autênticos rios, que os carros chapinham encharcando os transeuntes descuidados. Aqui para os lados onde paro mais - Universidade, Cantina e Teatro Gil Vicente - predomina a malta nova e não se vêm táxis. Pouco tenho visto da cidade, que me parece desgraciosa; sem harmonia estética, ao contrário do que sucede em Lisboa ou mesmo Évora. Parece-me uma cidade incaracterística na traça dos seus edifícios e no delineado das suas ruas. Amanhã é o último dia do "Seminário Sobre a Democratização do Ensino", que hoje teve a presença do Ministro do Trabalho. Amanhã haverá um convívio. Sinto-me cansado: Saio de manhã e só volto à noite.


De boatos nada tenho ouvido, mas pelos jornais tenho sabido que se preparará nova intentona reaccionária; os tumultos em Angola seriam o prenúncio. Será desta vez a guerra civil - lá e cá? Um abraço amigo do VM

.

----
74.11.17
MCG

(político)
A unidade estudantil com o povo trabalhador - COMISSÃO PRÓ-UNEP


Olá, C.


Cá vou de regresso a Lisboa, num comboio cheio mas onde consegui arranjar um lugar sentado Os meus companheiros de cabine dormem e um deles ressona beatificamente.


Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? Beijinhos VM


Arouca (Monte da)
74.11.24
NSF

(humorístico)
Uniformes Europeus

.

Estamos a meio da tarde de domingo, aqui no Monte de AROUCA onde a Celeste dá aulas, uma herdade enorme que quase parece uma aldeia, agora abandonada (quase) pela crise da agricultura e da política dos agrários. O monte fica junto ao rio Sado, a 10 km ao sul de Alcácer do Sal e a 2 horas de camioneta de Lisboa. No meu colo está a minha amiga Eva, filha duma trabalhadora [Aciolinda], e que tem 3 anos. Uma "mulherinha", como me diz. A Mãe dela aquece-se ali ao lume, enquanto a Celeste lê e a Mãe arranja as azeitonas que colheu ontem á tarde.


Então, como vai isso por aí? Mais sossegado? Por cá as coisas vão andando,. Ainda não arranjei emprego, mas espero consegui-lo até ao fim do mês.


Tenho recebido os recortes dos jornais. Gostaria de receber "O Angolense" Pode ser? Um abraço amigo do VM e outro da Celeste.


.

Sem comentários: