quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Tocar para o Chega é tão mau como tocar para o PCP

* Victor Nogueira

JÁ ESTAVA A FICAR ADMIRADO COM O TEOR DAS ÚLTIMAS CRÓNICAS DE HENRIQUE RAPOSO. MAS PRONTUS, AQUILO FOI UMA COISA INEXPLICÁVEL QUE LHE DEU, E AGORA  VOLTOU AO "NORMAL",

LEMBRAM-SE DO RAPOSO TER ESCRITO «Avante!: dez razões para a festa avançar»? (1) 

LEMBRAM-SE DO RAPOSO TER TERMINADO A A SUA CRÓNICA ASSIM?

 «Décima. A liberdade. É incrível a forma como a sociedade aceitou acriticamente os estados de emergência e as restrições. É urgente reforçar o lado da rebeldia e da liberdade numa sociedade tão paralisada, tão medrosa, tão obediente. Até vos digo uma coisa: se não tivesse a Iniciativa Liberal no boletim de voto, votaria PCP nas próximas eleições.»

DEPOIS DE TER ESCRITO: «temos de começar a fazer experiências-piloto com espetáculos com público, do futebol aos concertos. Sem público, a arte e os espetáculos não fazem sentido cénico e não são rentáveis. Sem arte e espetáculos, a sociedade vai morrendo. Neste sentido, parece-me que um evento organizado pela instituição mais habituada a multidões é o melhor caminho. A capacidade organizativa do PCP e o imenso espaço da Atalaia são dois argumentos fortes para deixarmos esta experiência-piloto avançar.»

LEMBRAM-SE?

POIS DEU UMA CAMBALHOTA DE 180 º! QUE LHE TERÁ ACONTECIDO? PORQUE TERÁ IDO BUSCAR AO BAÚ A CASSETE RANHOSA E FANHOSA PARA FAZER PUBLICIDADE DESCARADA AO "CHEGA" DE VENTURA, MISTURANDO ALHOS COM BUGALHOS?

ESTÃO MESMO ASSANHADOS. SERÁ QUE O TRUMPÍADAS NÃO LHES PODERIA ENVIAR UMA VACINA, ANTÍDOTO, QUE OS LIVRE E NOS LIVRASSE DE VEZ, DE TAIS ASSOMBRAÇÕES?

CUM CARAÇAS, É SEMPRE A MESMA CASSETE QUE DEBITAM, SEMPRE O MESMO DISCO RISCADO E FANHOSO. 

OPINIÃO  -  Tocar para o Chega é tão mau como tocar para o PCP - 13.08.2020 às 9h54  -  HENRIQUE RAPOSO

Esta perseguição ao Chega (banir o académico que investiga; banir o músico que toca) é uma aberração moral e um erro político. É uma aberração, porque os defensores da democracia não podem combater o Chega com as armas do Chega (e do PCP), isto é, repressão, censura, perseguição. É um erro, porque, como se viu nos EUA ou em França, esta diabolização dos Trump/Le Pen só reforça o seu apelo eleitoral.

Os músicos portugueses tocam há anos numa festa organizada por um partido que apoia as últimas ditaduras europeias e sul-americanas, que rejeita a UE, que rejeita esta democracia parlamentar, que continua a defender uma doutrina que faz da violência e do assassínio virtudes políticas, que defende terroristas. O PCP pode ter o aspeto do velho tio inofensivo que diz umas baboseiras na festa de Natal, mas não deixa de ser o que sempre foi: um dos principais inimigos da liberdade tal como a concebemos.

PAUSA PRIMEIRA: LEMBRAM-SE COMO O RAPOSO TERMINARA O SEU ARTIGO «Avante!: dez razões para a festa avançar»? POIS, FOI ASSIM:  «É urgente reforçar o lado da rebeldia e da liberdade numa sociedade tão paralisada, tão medrosa, tão obediente. Até vos digo uma coisa: se não tivesse a Iniciativa Liberal no boletim de voto, votaria PCP nas próximas eleições.» CONTINUEMOS.

Olavo Bilac tocou num concerto do Chega e agora está a ser literalmente perseguido por todos os lados. Isto é inaceitável, sobretudo num país onde todos os músicos já tocaram num evento do único partido europeu que continua a ter um altar para o maior assassino da história europeia, Estaline. Se querem desenvolver pruridos morais e políticos, então não podem ser esquisitos apenas para o lado do Chega, também têm aplicar essa lente ao Avante!.

PAUSA SEGUNDA: LEMBRAM-SE COMO O RAPOSO TERMINARA O SEU ARTIGO «Avante!: dez razões para a festa avançar»? POIS, FOI ASSIM:  «É urgente reforçar o lado da rebeldia e da liberdade numa sociedade tão paralisada, tão medrosa, tão obediente. Até vos digo uma coisa: se não tivesse a Iniciativa Liberal no boletim de voto, votaria PCP nas próximas eleições.» CONTINUEMOS.

Como diz Alexandre Homem Cristo no Observador, Chega e PCP são partidos detestáveis, mas existem, estão aqui, fazem parte da realidade, têm o apoio de milhares de portugueses e, neste sentido, não podemos perseguir músicos que tocam neste ou naquele evento. Eu não tocaria num evento patrocinado pelo PCP ou pelo Chega. Eu não receberia um prémio patrocinado direta ou indiretamente pelo PCP ou pelo Chega. Mas não critico nem diabolizo quem entra nessa via, porque a vidinha é difícil para todos. E porque tocar num evento do PCP/Chega não significa uma adesão às ideias, é um contrato musical, só.

PAUSA TERCEIRA: LEMBRAM-SE COMO O RAPOSO TERMINARA O SEU ARTIGO «Avante!: dez razões para a festa avançar»? POIS, FOI ASSIM:  «É urgente reforçar o lado da rebeldia e da liberdade numa sociedade tão paralisada, tão medrosa, tão obediente. Até vos digo uma coisa: se não tivesse a Iniciativa Liberal no boletim de voto, votaria PCP nas próximas eleições.» CONTINUEMOS.

Esta perseguição ao Chega (banir o académico que investiga; banir o músico que toca) é uma distorção moral e um erro político. É uma distorção moral, porque os defensores da democracia não podem combater o Chega com as armas do Chega (e do PCP), isto é, repressão, censura, perseguição. É um erro político, porque, como se viu nos EUA ou em França, esta diabolização dos Trump/Le Pen só reforça o seu apelo eleitoral.

As boas consciências querem resolver o problema ou estão mais preocupados com o contador diário de bondade e indignação do seu twitter ou facebook?

PAUSA TERMINAL: LEMBRAM-SE COMO O RAPOSO TERMINARA O SEU ARTIGO «Avante!: dez razões para a festa avançar»? POIS, FOI ASSIM:  «É urgente reforçar o lado da rebeldia e da liberdade numa sociedade tão paralisada, tão medrosa, tão obediente. Até vos digo uma coisa: se não tivesse a Iniciativa Liberal no boletim de voto, votaria PCP nas próximas eleições.» SERÁ O RAPOSO UM CATAVENTO OU SOFRERÁ DA PSICOPATOLOGIA ESTILO «Dr Jekyll and Mr Hyde»?

https://expresso.pt/opiniao/2020-08-13-Tocar-para-o-Chega-e-tao-mau-como-tocar-para-o-PCP
(1) https://www.facebook.com/groups/177516199108469/permalink/1415120615348015/)

Sem comentários: