quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Fui como ervas e não me arrancaram (13) - Outros tempos, a mesma Luta.


* Victor Nogueira

.
Eu sou doutro tempo e doutras RIA's, (1) daquelas que lutavam contra o fascismo e a guerra colonial, no tempo em que havia PIDE, «bufos«, emigração a salto, «gorilas» e mobilizações compulsivas para a guerra, e da luta contra as praxes e os trajes distintivos. E que prestaram apoio às vítimas das cheias de salvo erro '68, que a censura escondeu, como muitas outras verdades ou acontecimentos. (2)
.
E da Académica de Coimbra, que entrou em campo de luto e protesto contra o Regime e demissão da AAC, cujo Presidente era um homem que hoje anda pelas bandas da Capital. Ou será do Capital? Muito devo a esse tempo, embora muitos hoje estejam nas cadeiras do «Poder», marionetas alternado entre o PS e o PSD, incluindo os «revoluvionários de gema pinta paredes». E foi nesse tempo que escolhi de uma vez vez por todas o meu lado da barricada.
_____
(1) Reuniões Inter-Associações de Estudantes
(2) Bufos, gorilas, censura (ou critérios editoriais), mobilizações compulsivas, agora para o desemprego ou subemprego, concentração de todas as polícias e serviços de informação agora não nas mãos do botas mas num seu eficiente sucessor, subordinação do poder judicial (órgão de Soberania) ao Governo (órgão de Soberania), tudo isso está de volta. Mas naquele tempo também havia tempo para convívios e festas, só que a música era outra, apesar do «pretenso» Chefe da Banda e seus cortesãos serem outros e vestirem diferente, mas no resto são iguais porque os PATRÕES são os mesmos.

Sem comentários: