quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Em Conversa com os meus botões (3) - Fotografia


.
* Victor Nogueira

.

Galeria & Photomaton esteve para ser uma galeria de fotógrafos mais ou menos conhecidos, para além de funcionar como expositor das minhas. Como a revelação a p.b. é praticamente inexistente, restaram as coloridas, mas como não estou posso gastar rios de dinheiro para conseguir «aquela» foto, e como continuo a usar as velhas reflex que são comandadas pelo fotógrafo e não automatizadas ou dependentes da (des)carga da pilha eléctrica, ou sai bem à primeira ou não sai. E só sei depois do rolo ser «comercialmente revelado. Um dia destes tenho mesmo de «adoptar» uma reflex digitalizada mas que me garanta «autonomia»

.
Há muitos fotógrafos do preto e branco. Mas o preto e branco, que eu prefiro ao colorido por mais expressivo, está fora de moda; o que dá comercialmente, negócio da china, é o colorido. Claro que o colorido também tem interesse, quer pelo abstractionismo ou pormenor do jogo das cores, quer para fotografar o nascer e pôr do sol, por exemplo.
.
Mas a vida tem de tudo, o preto, o branco, as três cores básicas e as infindas variações que resultam da sua mistura. Gosto do Sebastião Salgado, Dorothea Lange, Lewis Hine, Lourdes Grzybowski, Capra, Eustachy Kossakowski, isto é, aquilo que chamaria fotógrafos «sociais» (o que não é o mesmo que «da sociedade), sem esquecer outros menos trágicos, como Ahmed Sirry, Joshua Benoliel, Eduardo Gageiro, Augusto Cabrita, Marc Ferrez ...
.
.
Fotografia - Augusto Cabrita - Velho do Pedrógão - 1960
.
voltar para

Galeria & Photomaton

.

Se quiser saber mais ver :

Fotografia - Wikipédia

Photography - Wikipedia, the free encyclopedia

Le Monde diplomatique Brasil: A decadência do fotojornalismo


1 comentário:

São disse...

Sim , também gosto de Sebastião Salgado, cuja exposição em Lisboa me agradou muito.
Aprecio os Augusto Cabrita( pai e filho).
Agora também comecei a fotografr, mas sou puramente intuitiva...não possuo formação alguma.
As minhas fotos estão em ourocru.
Abraço.