* Victor Nogueira
É espantoso o "espanto" por "minorias" de outras etnias que não a caucasiana integrarem pela 1^vez o Governo desde 1910. Porque essas minorias no mesmo período têm feito parte de órgãos de soberania, entre os quais os Tribunais, e os Legislativos (Assembleia Nacional, Asembleia da República e talvez mesmo do Congresso), sem esquecer os órgãos do Poder Local aos vários níveis.O que não invalida que muitos portugueses (M/F) continuem racistas, mesmo que já tenham decorrido 41 anos sobre o 25 de Abril, com um longo caminho ainda a percorrer para a igualdade do género e étnica.
De que cor é esta ministra?
Desde o fim da monarquia, Portugal teve 75 governos e mais de três mil governantes. Eram todos brancos. Até hoje, nestes 100 anos de vida republicana, não houve um único ministro “diferente”, alguém que não fosse branco como a maioria. Esta quinta-feira, Francisca Van Dunem, que é negra, tomou posse como ministra da Justiça. Mas aquilo que é óbvio dizer — “a nova ministra da Justiça de Portugal é negra e isso nunca tinha acontecido” — abriu um debate. Como é a primeira vez, o debate nunca tinha acontecido. E por isso vale escrever: em 2015, Portugal deu posse a um primeiro-ministro de origem goesa, a uma ministra negra de origem angolana e a um secretário de Estado filho e neto de ciganos.
Mónica Oliveira
Porto, Portugal - Porto, Portugal
00:01
Aqui a questão é que a cor da pele da Senhora Ministra não devia ser notícia. Não pelo facto de ser usual ou não haver uma pessoa com uma cor ou raça diferente, mas porque esse fator não influencia em nada o trabalho que ela fará no seu cargo. O que deveria ser notícia (e espero que seja) são os planos e ideias que esta nova Ministra tem para fazer o melhor que puder no cargo que vai ocupar. Aqui o que está em questão é o angulo que é tomado em cada notícia e reportagem. Mais uma vez vemos um exemplo do desfoque de atenção que existe na imprensa de hoje, ou seja, o foco não está naquilo que será mais importante e que realmente terá mais impacto na vida dos leitores, mas sim naquilo que é mais chamativo. Pelos vistos -infelizmente- a cor de pele ainda é um tema chamativo.
Ivanise De Pina
Praia, Cape Verde - Bragança, Portugal
26/11/2015 22:46
É triste ver que vcs de "cor branca",pensam de tal forma das outras pessoas a d " cor negra" até parece que não são formados pelas msm coisas, esquecem que todos nós possuímos um cérebro igual a tds vcs os brancos, esquecem que compartilhamos de msms capacidades. A sra ministra se chegou aonde chegou é porque dispõe da msm capacidade, qualidade de que qualquer outro branco, não é motivo para estarem todos a estranharem tipo uns "orangotango" que no seu meio aparece outra com algumas diferenças. Vai chegar um dia em que nós os negros chamados de orangotango e mts outras coisas vai ensinar para tds vcs que dispõe de uma coisa chamada racismo a maneira certa de se portar.
http://www.publico.pt/politica/noticia/de-que-cor-e-esta-ministra-1715711
Sem comentários:
Enviar um comentário