quinta-feira, 12 de novembro de 2015

assiscalhadas: "Um ocidental sem vergonha do Ocidente"



* Victor Nogueira

É obra a "vernissage coltural" de Francisco Assis. E que memória espantosa, que registos fabulosos, que lhe permitem citar décadas depois títulos que teria folheado, em escritura entremeada de brilhantes referências a mil autores. 

Licenciado em filosofia, Assis afirma ser "Um ocidental sem vergonha do Ocidente". Para além de em tempos de "globalização" revelar um tradicional e caduco conceito "eurocêntrico", como se a "Europa Ocidental" tivesse sido sempre e seja ainda o "centro" e o "farol" do Mundo, do Humanismo e da Civilização, como se o "Ocidente" citado por Assis não tivesse raízes no chamado "Oriente"

O que Assis como verdade absoluta afirma é de uma enorme imprecisão porque baseada em relativismos o maior dos quais é o das “referências” espaciais e temporais. 

O seu "Ocidente", tal como os EUA, situa-se a “Oriente” da China, da Índia, da Austrália, da Nova Zelândia, do Laos, da Rússia e do Japão, entre muitos outros países ou civilizações. E o seu “Ocidente”, infelizmente, comporta também “Mein Kampf”: os Guetos, os Pogroms, Auschwitz, os Eizen Gruppen … 

E quanto à “Liberdade”, tal como o “Direito de Propriedade”, as dos servos da gleba e dos escravos não se confundem com a dos escravocratas ou a dos “mercados”. 



Se é do Avante que gosta, porque não vai ler o Avante?
como conseguiu fazer uma enorme caldeirada sem peixe é brilhante. dedique-se à restauração, que brevemente, verá o roubo ser legalizado.
As raízes do Ocidente estão em Atenas, só gente boçal não sabe disso.

Victor Nogueira - "Perseguido e Encoberto" - Os escritos gregos foram preservados pelo Islão e assim chegaram aos mosteiros cristãos. Do Oriente vieram a navegação astronómica, a bússola e a pólvora e dos árabes a álgebra, a trigonometria, a numeração, técnicas agrícolas e a medicina que era muito mais avançada que a "ocidental". Da Mesopotâmia veio a escrita. E raízes do "ocidente" cristão estão no "oriente", da mesma região donde provieram o islamismo e o judaísmo. Ao contrário do cristianismo medieval, os judeus expulsos do Al-Andalus ou Hispânia pelos cristãos,"refugiaram-se" nos Países Baixos e no Império Otomano, estando na base do desenvolvimento do capitalismo e das actuais técnicas comerciais.
Perseguido e Encoberto
12/11/2015 23:30
Victor Nogueira, parece-me que fui algo brusco consigo, verifico que é uma pessoa cordata, o que o seu comentário das 13:03 não parecia evidenciar. Não é citando invenções que poderá alguma vez definir uma civilização, porque ela é formada por uma cultura muito rica e variada, também ela pertence ao espírito, e não à matéria. O Ocidente não é cristão, pois nasceu muito antes de Cristo. Hoje está em todo o lado, porque sendo uma civilização do espírito, é também uma civilização global e triunfante. Os americanos que o digam!

OPINIÃO

Um ocidental sem vergonha do Ocidente

Estava eu tranquilamente a reler algumas páginas de um dos livros de Glucksmann quando, de súbito, aparece na televisão a imagem de alguns deputados socialistas a abraçarem o líder da CGTP na praça situada em frente à Assembleia da República.

http://www.publico.pt/politica/noticia/um-ocidental-sem-vergonha-do-ocidente-1714148

Sem comentários: