sexta-feira, 13 de novembro de 2015

PARA LÁ DA CHARANGA A VERDADE DO "IMPASSE" DE CAVACO

Jornal «Avante!» - Opinião - Isto anda tudo ligado

O site do Órgão Central do Partido Comunista Português
AVANTE.PT
***


« (... ) Sem contabilizar os milhares de milhões de euros enterrados no BPN e no BPP (no final pode ser superior a 5000 milhões de euros) nestes últimos quatro anos, o Estado português despejou em quatro bancos privados cerca de 10 mil milhões de euros – 3000 milhões de euros no BCP, 1500 milhões de euros no BPI, 1100 milhões de euros no Banif, 4200 milhões euros no Novo Banco –, para salvar os banqueiros da falência, em resultado de uma crise em que eles próprios têm fortíssimas responsabilidades. Verba que pode vir a crescer substancialmente, caso se continue a desvalorizar o Novo Banco, num processo pouco transparente, cujo objectivo é entregá-lo a um grupo privado por uma «pataca e meia».

A evolução do sector financeiro em Portugal, com um sector segurador cada vez mais nas mãos de grandes grupos económicos estrangeiros e um sector bancário mais interessado em resolver os seus problemas através da actividade especulativa, incapaz pela sua natureza e objectivos de contribuir para o desenvolvimento do País, exige que o Estado assuma o controlo público deste sector, objectivo que coloca na ordem do dia a decisão de abandonar o processo de venda do Novo Banco.»

http://avante.pt/pt/2189/opiniao/137797/


TAP: Governo antecipa venda e justifica com ameaça de "colapso"

Um dia após pedido de suspensão do PS, Governo PSD/CDS avança já hoje com a confirmação de venda da TAP. Uma questão de “urgência”, justifica.

http://www.noticiasaominuto.com/economia/485223/tap-governo-antecipa-venda-e-justifica-com-ameaca-de-colapso




Sem comentários: