terça-feira, 24 de novembro de 2015

o fim do cavacal tabu



* Victor Nogueira

Afinal sempre acertei. No recato das poltronas  e para lá das declarações para os microfones, a maioria dos chamados "parceiros sociais" não apoiou nem deu cobertura aos "fantasmas" de Cavaco Silva. É verdade que a falta de chá do Venerando Chefe de Estado, Sua Exa. Senhor Professor Doutor Cavaco Silva.

Mas Cavaco persiste: o Secretário-geral do PS já tem direito a nome, "Dr. António Costa", mas sem direito à precedência do "Senhor". E não indigitou, apenas "indicou".  Decididamente Cavaco e os PáFientos inovam na conceptologia da "ciência" e teorias políticas. Á "geringonça" de Portas acresce o cavacal "realejo"  ensombrado de "fantasmagorias"

Talvez afónico, Cavaco já não fala; escreve para o "baú" ou arca das memórias, como os seus "Roteiros".


António Costa indigitado primeiro-ministro

Presidente justifica decisão com posições dos parceiros sociais contra a manutenção do governo de gestão.

(...)

A nota de Cavaco Silva na íntegra

"As informações recolhidas nas reuniões com os parceiros sociais e instituições e personalidades da sociedade civil confirmaram que a continuação em funções do XX Governo Constitucional, limitado à prática dos atos necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos, não corresponderia ao interesse nacional.
Tal situação prolongar-se-ia por tempo indefinido, dada a impossibilidade, ditada pela Constituição, de proceder, até ao mês de Abril do próximo ano, à dissolução da Assembleia da República e à convocação de eleições legislativas.
O Presidente da República tomou devida nota da resposta do Secretário-Geral do Partido Socialista às dúvidas suscitadas pelos documentos subscritos com o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os Verdes” quanto à estabilidade e durabilidade de um governo minoritário do Partido Socialista, no horizonte temporal da legislatura.
Assim, o Presidente da República decidiu, ouvidos os partidos políticos com representação parlamentar, indicar o Dr. António Costa para Primeiro-Ministro."

A nuvem de palavras de Cavaco

http://www.publico.pt/politica/noticia/antonio-costa-indigitado-primeiroministro-1715403

Sem comentários: