segunda-feira, 29 de outubro de 2012

“The writing is on the wall”



“The writing is on the wall”

O Rei Baltazar teve de chamar um profeta para decifrar “the writing on the wall”, o graffiti acima tem a virtude de ser bem claro… Merkel, Durão, Passos, Relvas, Portas, Gaspar e Borges não precisam de chamar um profeta para perceber a mensagem…


O que eu vejo nas redes  sociais e em certas "páginas" do Facebook é que "palavras de ordem" destas são ou estão associadas a posições fascizantes ou abertamente fascistas e que o ajuste de contas é com o 25 de Abril, a Constituição da República ainda vigente c contra a "porca da política" e "todos" os políticos (todos corruptos) e partidos (todos a comerem da gamela) , nestes sendo incluídos apenas os de esquerda, incluindo o pcp, e  mesmo o ps- sócrates-seguro-sentado das  "violentas abstenções" ou conivências, apesar de este ser e cada vez mais e assumidamente de direita.

Nalgumas dessas páginas a "justiça do linchamento" inclui todos os funcionários públicos (trabalhadores da administração pública incluindo os que asseguram as funções sociais do Estado), liminarmente considerados corruptos


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

o ps salva-vidas


  • PS SÓCRATES SENTADO SEGURO dá a mão ao psd-cds-troika e quer antecipar a aprovação do OE 13, e os patrões concordam. Para que Cavaco Silva possa pedir parecer ao Tribunal Constitucional.


    Ou PS-SÓCRATES_SEGURO-SENTADO quer esvaziar a confluência das manifestações contra o Orçamento ? Seguro é seguramente uma enguia que foge da rua como o diabo da cruz. É o sentido de estado para a estabilidade da troika e dos grandes grupos económicos e financeiro,. Desde Só-ares o PS SEGURO SÓCRATES SENTADO continua igual a si mesmo - nas safadezas e nas trapalhices.


    Seguro: Governo deve antecipar entrega do OE em 15 dias para permitir fiscalização
    www.publico.pt
    O secretário-geral do PS, António José Seguro, defende em entrevista ao PÚBLICO que o Governo deve antecipar em pelo menos 15 dias a entrega do Orçamento do Estado para permitir que este seja fiscalizado pelo Presidente ou pelo Tribunal Constitucional e possa entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2013. ...

Que lugar para os "heróis" ?


há 17 horas 




  • 7 pessoas gostam disto.
  • Tucha Boer quantos...
    há 16 horas · Gosto · 1
  • Paula Da Costa Não é necessário heróis. Quantos de NÓS???????
    há 17 horas · Gosto · 1
  • Victor Nogueira Não foram 40 capitães. Se o povo não tivesse vindo para a rya seria apenas a substituição de Marcelo por spínola, com a Pide sem ser desmantelada,
  • Ana Roque Isso é a tua opinião Victor Nogueira, não fazias parte do movimento...
  • Victor Nogueira Não percebo o teu comentário, Ana Roque Não sou adepto dos heróis e salvadores da pátria e do Povo 


    Todas as "datas" que referes foram precedidas de amplas movimentações populares de contestação e protesto. Todas tiveram apoio popular. Mas sempre a classe dominante retomou as rédeas do poder. Como em 25 de Novembro de 1975.

    Não, não acredito em heróis nem em "conspiradores" Acredito, sim, na força de quem trabalha e produz, na força de quem é oprimido e expooliado, acredito na sua força qd se libertar das amarras e dos antolhos qye o quebram
  • Ana Roque O meu comentário refere-se ao teu dizendo que não foram os 40 capitães! e sim o povo... Pois é Victor só que é preciso não esquecer que tem sido o povo que tem dado o poder aos que o oprimem!!! basta ver nas primeiras eleições livres a quem o povo deu o poder!!!! e se em Novembro de 75 a classe dominante tomou o poder foi porque o povo lho deu!!! e o tem dado através do voto até aos dias de hoje, INFELIZMENTE!!!! estamos na situação em que estamos, mas os que têm feito greves e vindo prá rua têm sentido na pele a recriminação constante de parte do povinho... e mais se estes caírem, o Povo lutador vai por no poder mais do mesmo (PS), oxalá me engane... mas quase que apostava!!!
  • Victor Nogueira Ana Roque Não já outra saída senão a das massas populares, organizadas e com outra consciência social. A esmagadora maioria do MFA queria uma revolução ? Tenho sérias e fundadas dúvidas. A ala spinolista era pró-fascista e outra era ou ps - reformista, como o Grupo dos Nove - ou esquerdista, adulando o ferra-brás inconsequente que sempre foi Otelo. As três alas enterradas até ao pescoço no 25 de Novembro e contra a ala de Vasco Gonçalves e o PCP.


    Naquela altura eram todos pelo socialismo, mas Soares disse posteriormente que defendera o socialismo pk se não fosse assim não teriam votos.

    E deixo-te parte duma outra reflexão minha:

    ~~~~~~~~~~~~~~

    «Quanto à base social do PS/Mário Soares em 1974/76. Não tenho estudos, apenas “impressões”. A seguir ao 25 de Abril o então PPD era praticamente desconhecido fora dos grandes centros urbanos – eram os da ala liberal da assembleia nacional de marcelo caetano, e os tecnocratas católicos da SEDES, na altura apresentada como o embrião dum futuro partido socialista, a que mário soares com êxito se opôs, ao ter marcado terreno com a fundação do PS na RF Alemã em 1973. Nesses idos de 1974 / 1976 o PS foi o chapéu de chuva debaixo do qual se acolheram parte dos caciques locais da ANP marcelista e, no Alentejo muitos agrários, seareiros e pequenos agricultores, que se opunham à Reforma Agrária.
    Dirás que muito do que escrevo é empírico e que espelha uma realidade limitada. Talvez !

    Como há dias te disse que a destruição das grandes unidades industriais, com forte concentração operária, terá sido uma inteligente medida do PS Soares ligado a social-democracia europeia, Com as indemnizações, toraram–se pequenos comerciantes e prestadores de serviços ou biscateiros, muitos com outra consciência social – não poucos pensando [ /querendo o ] pcp como o partido de todos, interclassista. Tal como Sá Carneiro e Soares tentaram contra as Unidades Colectivas de Produção ao tentarem substitui-las por pequenas empresas agrícolas.»

terça-feira, 23 de outubro de 2012

a deriva fascizante


A Esquerda Deixou de Ser Esquerda
A direita nunca deixou de ser direita, mas a esquerda deixou de ser esquerda. A explicação pode parecer simplista, mas é a única que contempla todos os aspectos da questão. Para serem participantes mais ou menos tolerados nos jogos do poder, os partidos de esquerda correram todos para o centro, onde, infalivelmente, se encontraram com uma direita política e económica já instalada que não tinha necessidade de se camuflar de centro. Entrou-se, então, na farsa carnavalesca de denominações caricaturais com as de centro-esquerda ou centro-direita. Assim está Portugal, a Itália, a Europa.

José Saramago
Gosto ·  · Partilhar · 4/10
  • 41 pessoas gostam disto.
  • César Santana Pois é, por estas e outras que o Sr Saramago, era mal amado por muitos, á direita e á esquerda ! Particularmente pelos vermelhos , cujo o nome não posso pronunciar por questões de higiene oral, que falsamente o amavam, pois isso dá fama e votos!
  • João Pinheiro Saramago for candidato pelo PCP até à sua morte
  • Victor Nogueira César Santana Para além de Saramago nunca ter renegado a sua qualidade de militante do PCP é óbvio que a esquerda a que ele se refere é a social democrata, inscrita na Internacional Socialista

    A mesma dum Governo psd, em qjuue pontificava um monárquicpo Sousa Lara, que vetou a candidatura do Evangelho segundo Jesus Cristo, a um prémio europeu. Romance tb ostracizado por um senhor Duarte Pio, cuja falta de cultura tem a dimensão do universo.

    Mas o PSD convive mal com a cultura. Tb Passes de Coelho ao ser vetado por Maria Teresa Horta premiada pela Casa de Mateus, puxou d caneta e cortou os subsídios à Fundação da Casa de Mateus, para extinguir o prémio. PSD que tem antecessores, pelos vistos, aos tempos salazarentos que extinguiram a Sociedade Portuguesa de Escritores, por causa dum prémio literário a Luandino Vieira. Ou nos tempos do delfim Marcellus, que pôes em tribunal as Três Marias das Novas Cartas Poruguesas.

    Naturalmente o desenho é um bocado forte, pois a deriva é ainda fascizante, mas num perigoso plano inclinado para a ditadura do Capital.