terça-feira, 23 de outubro de 2012

a deriva fascizante


A Esquerda Deixou de Ser Esquerda
A direita nunca deixou de ser direita, mas a esquerda deixou de ser esquerda. A explicação pode parecer simplista, mas é a única que contempla todos os aspectos da questão. Para serem participantes mais ou menos tolerados nos jogos do poder, os partidos de esquerda correram todos para o centro, onde, infalivelmente, se encontraram com uma direita política e económica já instalada que não tinha necessidade de se camuflar de centro. Entrou-se, então, na farsa carnavalesca de denominações caricaturais com as de centro-esquerda ou centro-direita. Assim está Portugal, a Itália, a Europa.

José Saramago
Gosto ·  · Partilhar · 4/10
  • 41 pessoas gostam disto.
  • César Santana Pois é, por estas e outras que o Sr Saramago, era mal amado por muitos, á direita e á esquerda ! Particularmente pelos vermelhos , cujo o nome não posso pronunciar por questões de higiene oral, que falsamente o amavam, pois isso dá fama e votos!
  • João Pinheiro Saramago for candidato pelo PCP até à sua morte
  • Victor Nogueira César Santana Para além de Saramago nunca ter renegado a sua qualidade de militante do PCP é óbvio que a esquerda a que ele se refere é a social democrata, inscrita na Internacional Socialista

    A mesma dum Governo psd, em qjuue pontificava um monárquicpo Sousa Lara, que vetou a candidatura do Evangelho segundo Jesus Cristo, a um prémio europeu. Romance tb ostracizado por um senhor Duarte Pio, cuja falta de cultura tem a dimensão do universo.

    Mas o PSD convive mal com a cultura. Tb Passes de Coelho ao ser vetado por Maria Teresa Horta premiada pela Casa de Mateus, puxou d caneta e cortou os subsídios à Fundação da Casa de Mateus, para extinguir o prémio. PSD que tem antecessores, pelos vistos, aos tempos salazarentos que extinguiram a Sociedade Portuguesa de Escritores, por causa dum prémio literário a Luandino Vieira. Ou nos tempos do delfim Marcellus, que pôes em tribunal as Três Marias das Novas Cartas Poruguesas.

    Naturalmente o desenho é um bocado forte, pois a deriva é ainda fascizante, mas num perigoso plano inclinado para a ditadura do Capital.

Sem comentários: