sábado, 13 de outubro de 2012

Lamechices e pieguices


* Victor Nogueira

Pois ...

Não vivemos cada um para o seu lado mas sim em colectividade com divisão do trabalho e das funções. Doutro modo ninguém conseguiria (sobre)viver dada a complexidade crescente da sociedade. Ninguém hoje é um faz-tudo ou auto-suficiente.

Cada um contribui com a sua quota-parte individual para o colectivo e é neste que está a satisfação das necessidades individuais. E é na determinação de quais são as necessidades individuais e o que indíviduo espera "sacar" do trabalho colectivo. Aqui começa a distinção entre a solidariedade e o egoísmo. Aqui nasce o desiquilíbrio entre o que o colectivo "produz" em bens e serviços e o que o indivíduo quer sacar.

Se um grupo de indivíduos - a classe detentora dos meios de produção e de inConsciencialização Social - é que define as necessidades e o grau de satisfação de amplas camadas/outras classes e camadas sociais, não se trata duma "lamechice" ou duma "pieguice" as pessoas/cidadãos (m/f) esperarem que a sociedade lhes abra o futuro não em função do recheio da carteira mas sim do mérito, das competências, dos sonhos, que só em colectividade e na solidariedade, numa democracia económica, social, cultural e política, podem encontrar campo para se expandirem.

continua aqui

Sem comentários: