terça-feira, 2 de outubro de 2012

Os filhotes de salazar/caetano por Victor Nogueira




a Terça-feira, 2 de Outubro de 2012 às 20:42 ·


* Victor Nogueira

A propósito de intervenções nas redes sociais, em blogs ou comentários de leitores em jornais on-line

Mas que pobreza de argumentação. Com tal nível, os defensores de Salazar contra o 25 de Abril na sua universidade salazarista nem passariam do 1º semestre do 1º ano. Quanto muito seriam “licenciados” como polícias de giro e cacete. Daqueles que usavam fartos bigodes. E muitas vezes imponente barriga

Serão "analfabrutus" ou "inteligentes" os que defendem salazar ou a troika ? Há relação entre salazar e as troikas ?


__________


Como cogumelos depois da chuva aparecem os defensores de Salazar e do Paraíso. Transformado em  Inferno pela "traição" do 25 de Abril." Mas será o 25 de Abril uma traição ao Portugal de Salazar/Caetano? Que Paraíso havia antes do 25 de Abril ? Paraíso para quem ?

Sim, antes do 25 de Abril era o Paraíso. Havia uma elite de  endinheirados ou iluminados e uma corja de milhões de analfabetos. Ou analfabrutos. Tão analfabrutos que largando o Jardim das Delícias à beira-mar plantado emigravam aos milhares de milhares para procurarem lá fora o pão e o mel que aqui não vislumbravam para além da fome e da miséria e dos bucólicos tugúrios campestres ou encantadores bairros de lata. Aos milhares de milhares. E só os brutos viam e sentiam o trabalho de sol a sol nos campos do Alentejo. E os dias não pagos quando fazia mau tempo. Dias não pagos na agricultura. . Na construção civil e obras públicas. Na indústria das conservas de peixe. E nas horas extraordinárias à borla. E trabalhadores despedidos se adoeciam. Sem assistência na doença. Nem eles nem as famílias. Trabalhadores e suas famílias sem qualquer apoio no desemprego. Estar desempregado era ... "andar à boa vida". Diziam os patrões. E trabalho sem direito a férias para a esmagadora maioria. Era a Lei. Estava na Lei !

Havia   as praças da jorna. Sucessoras dos mercados de escravos. Antecessoras das empresas de trabalho temporário ! Tudo igual no essencial  - Trabalho escravo. Trabalho assalariado. Trabalho precário. Trabalho à peça ou à hora. Um elo de ligação - desvalorização do trabalho e da liberdade que não seja a do explorador ! Seja patrão. Seja agrário. Seja latifundiário ou grande  lavrador. Seja capitalista, seja empresário, empreendedor ou não !  

E havia pedintes e crianças e aleijados - uma esmola “pelo amor de Deus”.Ou “pela sua rica saúde”. E pedintes e aleijados e crianças esmolando. Pelas ruas. Pelas esquinas. À porta das igrejas. E crianças trabalhando sem ir à escola. Vendendo jornais. Ou como marçanos levando as compras da mercearia às casas. E criadas de servir sem direitos e de que se serviam os patrões e seus filhotes. Despedidas – as desavergonhadas – se engravidavam. E os aprendizes - crianças - mão de obra barata.  E maridos que matavam impunemente as mulheres para “lavarem a honra”.  Machos lusitanos viris com amantes e ”espanholas” a quem montavam casa.

E mulheres dependentes da autoridade e arbítrio, do marido e das suas autorizações, do senhor todo poderoso. E apenas “curiosas” para assistirem aos partos. E para fazerem abortos. E filhos, muitos filhos, arrastando-se pela miséria. Ranhosos, Esfarrapados, Famintos. Enfezados.  E as mães tendo de ir trabalhar logo a seguir ao parto. Para não serem despedidas ! E as mulheres com salários inferiores aos dos homens. Porque salazar e os patrões as consideravam seres inferiores. Era a Lei. Estava na Lei !

Porque será que as crianças nascidas depois  do 25 de Abril são mais altas que os nascidos anteriormente ? Talvez porque só depois do 25 de Abril passou a haver acompanhamento das mães durante a gravidez e partos assistidos nos hospitais públicos com acompanhamento médico às crianças e jovens. E possibilidade das populações darem melhor alimentação aos filhos. Incluindo leite e abandonando as "sopas de cavalo cansado", isto é, pão e vinho,  que embruteciam logo desde a nascença em muitas aldeias e vilas e cidades de Portugal.  

E velhos que se enforcavam devido à miséria. Sem dinheiro. Sem saúde. Sem apoios sociais. E famílias a comerem o pai uma sardinha e os filhos côdeas de pão. E vinho, muito vinho e tabernas a cada esquina para “dar de comer a um milhão de portugueses”. E em muitas vilas e aldeias do Alentejo duas sociedades “recreativas” – a dos pobres e a dos ricos. E a pobreza envergonhada da pequena burguesia.

E os “criados” dos cafés e os motoristas de taxi e os engraxadores – velhos ou miúdos – vivendo apenas da gorjeta. Sem direitos. E os aprendizes de operário ou de costureira ou mesmo criadas de servir  - crianças - que muitos não eram remunerados pelos patrões.

E na verdade não havia tantos automóveis. O povo e os trabalhadores andavam de eléctrico ou de autocarro, cada vez mais amontoado como gado nos transportes colectivos. Ou de motorizada. Ou de bicicleta. Ou a pé. Meios  de transporte saudáveis, curtidos pelo sol, ou pelo frio, lavados pela chuva, refrescados pela brisa no rosto !

E aldeias e vilas e bairros na cidade ou de lata, de norte a sul e no interior, sem água canalizada. Sem electricidade. Sem esgotos. E as casas  sem instalações sanitárias ou de banho. "Aliviando-se"  as pessoas ao ar livre. À luz do sol ou das estrelas.  Atrás duma moita ou das estevas. E as malvas a servirem de papel higiénico. E as ruas lamaçais. E uma bica ou fonte para o povo.  De cântaro à cabeça ou à ilharga.

E a Ponte sobre o Tejo ! Ah! A Ponte sobre o Tejo que não era de Salazar construída com o desalojamento forçado e com indemnizações de miséria aos habitantes e proprietários de Alcântara. E os bairros de lata. E os mortos nas cheias de 1967 em Lisboa porque Salazar não permitiu que as populações fossem alertadas das chuvadas torrenciais que se avizinhavam. E os milhares de camponeses mortos em Janeiro de 1961 na Baixa do Cassanje, em Angola, numa área maior que Portugal, em greve contra o regime de monocultura da Cotonang, metralhados e regados com napalm pelas Forças Armadas Portuguesas E tantos e tantos massacres com as almas voando para o Paraíso se inocentes de que os jornais não falavam. Massacres sobre as populações africanas. Batepá (S. Tomé e Príncipe - 1953) Pindjiguiti (Guiné-Bissau - 1959), Mueda (Moçambique - 1960), Baixa da Cassanje (Angola - Janeiro - 1961), Luanda (Angola - 1961, após o 4  de Fevereiro), Norte de Angola (1961 - após o 15 de Março), Wiriamu (Moçambique - 1972) ... ... ...

O Massacre da Baixa do Cassanje foi anterior aos massacres perpetrados pelos camponeses do Norte de Angola, enquadrados pela UPA com o apoio não da URSS mas dos EUA. Em 15 de Março de 1961. Mas é o 4 de Fevereiro que marca oficialmente o (re)início da guerra colonial.  Porque a resistência ao Portugal esclavagista, negreiro, sempre houve, praticamente desde o  início. Desde o século XV.

A mentira do Portugal do Minho a Timor, onde nas colónias e apesar de 5 séculos de ocupação a esmagadora maioria das populações não falava português nem tinha direitos de cidadania. Eram os "indígenas"". Os cafres. Os "não civilizados".  Os "contratados" para trabalhar nas roças e nas minas. A quem não se reconhecia a qualidade de cidadãos portugueses. Direitos de  cidadania apressadamente reconhecidos apenas depois do início das revoltas na Guiné, Angola, Moçambique, S. Tomé e Princípe  ... Isto é, depois de 1961. E  os brancos lá nascidos, durante muito tempo oficialmente considerados "brancos [ou cidadãos] de 2ª." Era o registo no Bilhete de Identidade. Era a Lei. Estava na Lei !

Colónias portuguesas cujos territórios em África só foram "ocupados" depois da Conferência de Berlim, em 1885. Após as campanhas militares de ocupação e "pacificação" contra a resistência dos africanos. Campanhas militares efetuadas no final da Monarquia e prosseguidas durante a I República ! Resistência dos povos africanos tão respeitável e  louvável como a que ao longo de séculos o povo português tem feito à ocupação ou tentativas de ocupação de Portugal pelo Reino de Castela ou fazem à invasão e ocupação pela Troika FMI-BCE-UE..

E cargas policiais e da GNR e a PIDE para os “desordeiros”  e "díscolos". “Desordeiros” ou "díscolos" eram todos os que faziam greve. Ou reivindicavam melhores salários ! Ou melhores condições de vida e de trabalho ! Ou pediam trabalho. Ou que se manifestavam fora do enquadramento do Governo. Despedidos de imediato e não poucos presos e torturados. Ou - pelas forças de "segurança" -  impunemente assassinados.  Trabalhadores.  Assalariados rurais, Gente do Povo. Incluindo comunistas. Ou estudantes. Ou o general Humberto Delgado. Tudo "a bem da Nação". "Tudo pela Nação e nada contra a Nação !   Eram  "(des)Governos de Salvação/União Nacional" Era a Lei. Estava na Lei !

Era gente considerada tão bruta que precisava de ser vigiada para não se tresmalhar. Tão bruta que precisava de autorização para se manifestar.  Tão bruta que precisava de autorização para se associar.  Tão bruta que precisava de autorização para se reunir. Tão bruta que não podia votar para não escolher ... mal. Isto é, para não mijar fora do penico. Era a Lei. Estava na Lei !

Era gente considerada tão bruta que  o Governo e a PIDE é que decidiam quem podia ser eleito para a direcção dos sindicatos ou de  qualquer associação de trabalhadores ou populares -  sindicatos, sociedades de cultura e recreio, ranchos folclóricos, cine-clubes, cooperativas de consumo ou culturais, casas do povo ou dos pescadores, etc, etc, etc. Direcções demitidas ou associações dissolvidas se o Governo e a PIDE entendessem que estavam a desenvolver actividades "subversivas" ou a difundir ideias "dissolventes". Isto é as as associações e os cidadãos que contestassem ou não aceitassem a política do Governo. Ai de quem constasse dos ficheiros da PIDE ! 
Era a Lei. Estava na Lei !

Outros pensavam e decidiam pelos analfabrutos. Era gente considerada tão bruta - sempre vigiada no que escreviam ou diziam. Vigiada pelos pelos coronéis da censura prévia do lápis azul ou cercados  por dez mil olhos e cem mil orelhas em redor.  Salazar dizia e os livros da escola repetiam -  "Casa onde há fome  todos ralham e ninguém tem razão" ou "Se soubesses o que custa mandar toda a vida gostarias de obedecer". Por isso só era reconhecido um Partido - o da União Nacional. Proibidos e perseguidos sobretudo o Partido Comunista Português e os sindicatos. Sindicatos "protegidos" pelo Governo e Patronato. Tudo em nome da submissão e do respeitinho. Submissão e respeitinho ao pai marido e chefe de família. Submissão e respeitinho ao professor e na escola. Submissão e respeitinho a "Sua Excelência" o "venerando" presidente da República, aos governantes e ao Governo. Submissão e respeitinho a "sua Excelência o senhor professor doutor" Salazar/Marcelo. E, sobretudo, submissão e respeitinho ao Patrão e ao Chefe e à Santa Madre Igreja. Tudo, repete-se, "a bem da Nação".  "Tudo pela Nação e nada contra a Nação". Eram  "(des)Governos de Salvação/União Nacional" Era a Lei. Estava na Lei 

Seriam nalfabrutus e falhos de inteligência todos quantos tentaram derrubar Salazar ou Caetano ? O  Presidente da República, general Carmona, após a II Guerra Mundial. O almirante Quintão Meireles. O general Norton de Matos. O general Craveiro Lopes, Presidente da República. O General Humberto Delgado em 1958. O General Botelho Moniz depois do início da guerra colonial, em 1961. Coadjuvado pelo futuro general Costa Gomes. Os Generais Spínola e Costa Gomes. [ Afinal o único Presidente da República que não quis demitir Salazar após o termo da II Guerra Mundial foi  o "Venerando" corta-fitas Almirante Américo  Tomás. ] Muitos destes apoiados não pela URSS mas pelos EUA. E, sobretudo, contestavam o Paraíso  - aberta ou surdamente - a maioria do povo português e os trabalhadores, incluindo  os comunistas !

E as colónias que até 1961 se não podiam industrializar nem desenvolver para se proteger a indústria de Portugal, na Europa. E a guerra colonial. Cada vez com mais  refractários ou desertores. Entre os soldados e os oficiais. Analfabrutos que não percebiam porque haviam de morrer ou ficar inválidos e abandonados. Ou traumatizados pelo stress da guerra. E que, “sem inteligência”, zarpavam e zarpavam e zarpavam … de Portugal.

Sim não eram portugueses de rija cepa e pegas de cernelha ou a rabejar. Eram todos estrangeiros. Milhões de estrangeiros. Que analfabrutos não vislumbravam o Paraíso mas apenas a fome, a miséria, a doença, a falta de trabalho. Sim milhões de estrangeiros, milhões de estrangeiros na Pátria que os viu nascer. Pátria madrasta onde, analfabrutos, muitos sem a 4ª classe, hoje com muito mais estudos, apenas viam a fome, a miséria, a doença, a falta de trabalho.

Sem inteligência para vislumbrarem o Paraíso do dia-a-dia espelhado nos jornais e na televisão de Salazar/Caetano E lembrado pelos filhotes de Salazar/Caetano. Eles sim, Portugueses de alto gabarito ! Mas, ao contrário de Salazar/Caetano, pouco dados ao estudo. E à reflexão. E ao contraditório. Porque estudar e argumentar sem frases feitas ou bafos de café-taberna custa e cansa. Na razão inversa da inteligência.

Há relação entre salazar/caetano e as troikas ?

Bairro de lata em França
Guerra colonial portuguesa
1943 - Carga policial siobre manifestantes na vila (operária) do Barreiro
*****

  • LEMBRAR E COMPARAR COM O RESTOLHO QUE NOS GOVERNA E MAIS DO COINCIDENCIA E VERDADE , POIS OS FILHOS DOS MESMOS CONSEGUIRAM CHEGAR AO GOVERNO. CUIDADO POIS COM FALINHAS MANSAS E PENTEADOS A MENINOS DE MASSAMA E DE OUTROS LADOS APARECEM 1º NAS FEIRAS , DEPOIS JA NO GOVERNO MONTAM A BARRACA DO ESBULHO DO ROUBO E DA PREPOTENCIA , A COBERTO DA POLICIA QUE, MONTA METRALAHDORAS VIRADA PARA OS MILITARES , TAL COMO ONTEM NA PRAÇA DO MUNICIPIO. 
    * Victor Nogueira   A propósito de intervenções nas redes sociais, em blogs ou comentários de lleitores em jornais on-line   Mas que pobreza de argumentação. Com ta...




  • ~~~~~~~~~~~~~~


    • Ricardo Cardoso trabalho muito bem feito !
    • Lili Larouge excelente escrita, que me fez voltar ao ambiente pesado dessa sinistra época!
    • Aida Honrado Pois é sr. Victor, infelizmente vivemos agora outra estope de ignorantes! Daqueles que não querem ver ou aprender, é muito mais fácil pensar e acreditar naquilo que não se viu ou viveu como certo, esquecendo-se assim que umas décadas de mau governo é culpa de má organização e de um povo que teima em não evoluir e vota constantemente naquele que oferecer mais bonés e bandeirinhas! O nosso problema actual em nada se compara c soluções salazaristas mas sim por termos constantemente alcoviteiros consumistas que mais se preocupam em prejudicarem-se constante e mutuamente deixando um pais a deriva, enquanto discutem e não agem! Em minha opinião a nossa crise a nada se deve sem ser a isso!
      há 16 horas através de telemóvel · Não gosto · 3
    • Lili Larouge il n'y a pas que le danger économique, mais il y a totale menace sur nos Libertés, car toutes ces nouvelles technologies vont malheureusement avoir une telle puissance de contrôle de tout ce que nous sommes et faisons, que s'ils parviennent à nous vaincre dans le présent toute résistance après sera très difficile et leurs théories du gain, vont les approcher d'une monté du fascisme modernisé, et cela c'est franchement l'épouvante! on voit déjà comme ils pénalisent les peuples sans un minimum de sentiments humains! les peuples souffrent et ils s'en foutent! s'ils on le Pouvoir absolu, parce que on ne s'est pas opposé à eux au bon moment, c'est à dire dans l’immédiat, ils deviendront des monstres du Pouvoir, comme pris de folie ils ne verront en nous que des moyens de leur apporter toujours plus de fric! ce qui est aujourd'hui ce n"est que le début! c'est un petit échantillon du gel qui sera nos vies! mais je suis persuadé que beaucoup de gens ne le croient pas, tellement c'est énorme! les menaces qui pèsent sur nous sont d'une part l'esclavage, qui es déjà commencé, mais qui en est à ses débuts, et aussi tel Hittler la surpressions de vies qui pour diverses raisons, telle la santé, les handicaps, ne seront pas rentables, autant que leur avidité le souhaite! ce n'est pas le scénario d'un filme! c'est de nos vies et de l'infamie fasciste dont il s'agit, fascisme qui nous arrivera à travers les financiers avides, toujours de plus en plus avides! acabei de postar isto para franceses, os que não percebem o francês façam o favor de traduzir no google e medir as ameaças que pesam sobre nós! é urgente saber até onde estamos dispostos a ir na luta e de que meios dispomos
      Ver tradução
    • Lili Larouge claro que parte povo e tem que partir do povo, mas será que no presente o povo está a ver ou tem conhecimento de todos os perigos que ameaçam a Humanidade?alguns decerto, mas mesmo muita gente culta e que esteve na rua, porque está a ser atingida economicamente, não acredita que tanta malvadez seja possível e julga que as ameaças são unicamente económicas! quando perceberem pode ser tarde de mais! isso é que me aflige
    • Aida Honrado De certo, infelizmente é a situação econômica q comanda tudo! E nós ficaremos estupefatos a ver a nossa cultura, educação e respeito pelos direitos humanos desmoronarem-se como simples dominós! E as peças do jogo são vidas, aquilo q nos resta!
      há 12 horas através de telemóvel · Não gosto · 2
    • Manuela Miranda Amigo comento amanhã tou cansadita, mas gosto do tema, embora tenha muito que se diga, e gosto muito da menina com a bonequinha, retrocesso á infancia.Como no País vou adiantando mas está a retroceder e muito ao passado longinquo, já não me lembra, ver nosso País asssim. beijinhos Amigo Boa Noite

      ------------------------



    • Donzilia Conceiçao NÃO TE ENERVES AMIGO A VIDA NOS DARÁ RAZÃO, ALIAS JÁ SE COMEÇA A SENTIR UM BORBULHAR DIFERENTE, EMBORA NÃO SEJA AINDA O QUE QUEREMOS OUVIR, MAS ISSO FOI CULPA DE SOARES E COMPANHIA, E MAIS A PADRALHADA QUE PARA NÃO SEREM DESCOBERTOS DE PEDÓFILOS DIZIAM QUE ERAM OS COMUNISTAS QUE COMIAM CRIANCINHAS AO PEQUENO ALMOÇO, E AS COISAS FORAM-SE AGUDIZANDO POR ALGUMAS ESQUERDAS RADICAIS DE DIREITA, QUE SEMPRE SERVIAM PARA DIVIDIR, DAÍ DE VIU DE ONDE SAIU DURÃO BARROSO, ONDE ANDAVA O PACHECO PEREIRA NO MDLP MAIS QUALQUER COISA MAS JÁ NEM ME LEMBRA. E POR AÍ DIANTE, NUNCA FORAM HOMENS DE LUTA NEM DE TRABALHO, DAÍ NÃO PERCEBEREM COMO GOVERNAR A CASA PORQUE NUNCA FIZERAM A PONTA DE UM CORNO. E O POVO TEM TENDÊNCIA PARA DIZER QUE NO TEMPO DE SALAZAR AO MENOS NÃO HAVIA TANTO ROUBO TANTA GENTE A CORROMPER-SE, FOI NO TEMPO DE SÓCRATES QUE MAIS OUVI FALAR DE SALAZAR, ATÉ ME ARREPIO AO OUVIR ESTE NOME, SEI BEM COMO FOI A FOME E A GUERRA MORREU-ME LÁ UM IRMÃO. A VIDA É FEITA DE MALDADES CONTRA O POVO MAS POR VEZES ATÉ ACREDITO QUE GOSTA DE SER MAL TRATADO, JÁ PENSA VOTAR SEGURO, COMO SE SEGURO TAMBÉM FIZESSE ALGUMA COISA PELO POVO, ALIAS NEM ELE TEM CABEDAL PARA GERIR O PS QUANTO MAIS O PAÍS E PARA AS ELEIÇÕES DO GOVERNO OUTRO CANDIDATO SE PERFILHARÁ, PORQUE NINGUÉM GOSTA DO SEGURO, PORQUE TODOS QUEREM O TACHO. UM BEIJO AMIGO.



    • António Clareza Parabéns ao Vítor Nogueira por trazer à liça esses tempos cinzentos que muitos tentam abafar por interesse ou por ignorância pura.Com o 25 de Abril conquistámos tantas e tantas coisas que nã é possível agora aqui enumerar mas que aos poucos se estão perdendo. Sabemos que nada na vida é definitivo mas por isso mesmo temos o dever de defender o que foi conquistado à custa de muito esforço e sofrimentos mil.



    • Diamantina Evaristo Muito boa,esta retrospectiva.....



    • Aires Esteves vou tomar a liberdade de partilhar a sua opinião, e obrigado pela sua descrição dos factos que eu muitos de nós vivemos. Um abraço, e mais uma vez obrigado.



    • Sindicalizado Portugal Muito bom... obrigado pelo prazer que me deu ao ler este maravilhoso e sentido texto... bom mesmo. Na actualidade, para os jovens - como eu - só nos resta (face à comunicação social existente) estas memórias que têm que ser preservadas, e passadas... muito obrigado.



    • Judite Faquinha A minha mãe fez parte deste... levatamento de trabalhadores da antiga CUF, que chamavam de levantamento a estas lutas... tinha a minha mãe 16 anos e uma tia 14 anos... eram mulheres guerreiras lutavam junto das mais velhas, que sabiam o que faziam e o porquê!!! Havia mais fotos destas...não sei o que foi feito delas!!! A primeira vez que as vi, foi na Festa da Alegria em Braga...desde então nunca mais as vi, com pena minha.




    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~. 
    • Fatima Guimaraes Exactamente... muito bem descrito!!!
    • Isabel Magalhães Bem retratado este período triste e pardacento da nossa história, infelizmente a memória por vezes trai o povo.
    • Manuela Silva É de louvar a tua coragem,Victor Nogueira, de escrever o retrato mais triste e pobre de Portugal. Peço-te apenas, embora reconheça a incapacidade intelectual dos Portugueses de então, que não chames «alfabrutos» aos portugueses que nunca deixaram de o ser, emigrantes orgulhosos de sobreviver, e que enviavam todas as suas economias para o país enriquecer; trabalhadores do campo, lutadores dia e noite pela sua sobrevivência e dos seus. Não chames «alfabrutos» aos rasos soldados que, pela honra e orgulho de portugueses serem, Portugal iam defender. O desconhecimento e a falta de consciência, propositadamente imposta numa alienação preversa pelos detentores do poder, não faz dos portugueses «alfabrutos», apenas adormecidos e arrastados na sua luta por uma vida melhor. Com honestidade, reduzidos à sua insignificância que fez Portugal. E agora? Somos mais inteligentes? Com licenciaturas e sabedoria no cérebro transbordante de vaidades?.... Tenho de ir trabalhar...Bjos.:-)
    • Victor Nogueira Não percebes'te Manuela Silva Eu não chamo "analfabrutos" a quem tu dizes que chamo, Não chamo brutos. Ao apelidar estes milhões de "brutos e anafabrutos!" estou a classificar os "filhotes de salazar/caetano" Ora re- lê o texto, please ! Acho que já te disse que conheço, para além diisso" muito doutor burro e muito analfabeto ou de poucas letras inteligentes e merecedores de respeito, sejam ou não camaradas meus ! Pk á mesa da casa dos meus pais, em Luanda, ambos engenheiros, tanto se sentavam o operário como o doutor, qualquer que fosse a cor da pele.Bjos



      Cito «Sim, antes do 25 de Abril era o Paraíso. Havia uma elite de iluminados e uma corja de milhões de analfabetos. Ou analfabrutos. Tão analfabrutos que largando o Jardim das Delícias à beira-mar plantado emigravam aos milhares de milhares para procurarem lá fora o pão e o mel que aqui não vislumbravam para além da fome e da miséria e dos bucólicos tugúrios campestres ou encantadores bairros de lata. Aos milhares de milhares. E só os brutos viam e sentiam o trabalho de sol a sol nos campos do Alentejo. E os dias não pagos quando fazia mau tempo. Dias não pagos na agricultura. . Na construção civil e obras públicas. Na indústria das conservas de peixe. E nas horas extraordinárias à borla. E trabalhadores despedidos se adoeciam. Sem assistência na doença. Nem eles nem as famílias. Trabalhadores e suas famílias sem qualquer apoio no desemprego. E trabalho sem direito a férias para a esmagadora maioria. (...)Sim não eram portugueses de rija cepa e pegas de cernelha ou a rabejar. Eram todos estrangeiros. Milhões de estrangeiros. Que analfabrutos não vislumbravam o Paraíso mas apenas a fome, a miséria, a doença, a falta de trabalho. Sim milhões de estrangeiros, milhões de estrangeiros na Pátria que os viu nascer. Pátria madrasta onde, analfabrutos, muitos sem a 4ª classe, apenas viam a fome, a miséria, a doença, a falta de trabalho.

      .

      Sem inteligência para vislumbrarem o Paraíso do dia-a-dia espelhado nos jornais e na televisão de Salazar/Caetano E lembrado pelos filhotes de Salazar/Caetano. Eles sim, Portugueses de alto gabarito ! Mas, ao contrário de Salazar/Caetano, pouco dados ao estudo. E à reflexão. E ao contraditório. Porque estudar e argumentar sem frases feitas ou bafos de café-taberna custa e cansa. Na razão inversa da inteligência»
    • Alexandra Luiz MUITO BEM ESCRITO!!!Partilhado.
    • Deolinda Figueiredo Mesquita Belo quadro dos tempos tristes e sombrios da ditadura... Obrigada Victor:)
    • Clara Roque Esteves Sempre oportuno!!! Bjos.
    • Ana Pinto Muito oportuno!!
    • Luisa Neves Notável. Grata pela partilha. :))
    .


    • Belaminda Silva Bela descrição camarada...beijinhos))
    • Manuela Silva Voltei a ler e a reler e cheguei à conclusão de que o Victor Nogueira, além de grande escritor, é um excelente historiador e sociólogo. 

      «Alfabrutos» no sentido do texto e como era considerado o povo pobre, sem quaisquer recursos ou expectativas senão trabalhar quando o houvesse, e não havendo eram obrigados a emigrar para salvar a família de tanta miséria. Chocou-me, é certo, quando li a primeira vez, bloqueou-me a vista e o pensamento, porque eu, na minha infância, passei por isso. Nunca vivi num «bidonville», tive essa sorte, mas vi como viviam os emigrantes saídos de Portugal. Vi e senti como o meu pai lutava para nos sustentar antes de emigrar «a salto», tendo atravessado os Pirenéus a pé, entre fronteiras. De tão honesto que era e não querer roubar, sacrificou a sua vida por uma vida melhor. Compreendi cada palavra deste texto, cedo apercebi-me do sofrimento.
      há alguns segundos · Não gosto · 1



    Sem comentários: