segunda-feira, 15 de outubro de 2012

sobre os limites do anti-fascismo



Mário Soares e Jorge Sammpaio, ex-Presidentes da República, da área do PS SÓCRATES SEGURO SENTADO, ... não tiveram medo do povo na Rua quando em 1974/1976, para atacarem o carácter progressista do "25 de Abril ". Defendiam na altura e em grande gritaria e objectivamente de braço dado com as redes bombistas da extrema direita como o ELP/MDLP de Spínola.

Duma ou doutra forma todos eles estão com o ...Ver mais
1
Gosto ·  · 
  • Anabela Bugio e Domingos Sousa gostam disto.
  • Victor Nogueira Aristides Silva - Tu leste o que eu escrevi ? Mas ao contrário dos "independentes" os partidos têm um historial de programas, projectos, governações, traições, mentiras, alianças, com os quais podem ser confrontados.

    Objectivamente o PS SÓCRATES SEGURO está no mesmo barco que o psd-cds - o da defesa dos interesses dos grandes grupos económicos e financeiros, nacionais e transnacionais

    Desculpa lá pá estes palavrões - já têm dito que uso a mesma linguagem de há 35 anos, que não mudei da cassete para o cd-rom ou dvd, ainda te lembras, Aristides Silva ? E acusam-me de não me ter actualizado, nem nas ideias, nem na linguagem.

    Eu bem sei que o capitalismo agora deu lugar aos «Mercados», por acaso anteriores a ele. E que ss caoitães da indústria ou patrões ou agrários são agora empresários ou empreendedores. E que os trabalhadores são colaboradores. E os clientes passaram a utentes ou consumidores. E as feiras agora chamam-se grandes superfícies comerciais. E que as classes sociais são agora camadas - mas isso já no diziam em sociologia II E que as praças da jorna são agora empresas de trabalho temporário. E que a exploração capitalista desenfreada agora é a flexibilidade.

    Objectivamente o PS anti-fascista SOARES barreto 74/77 esteve do lado de spínola e do elp/mdlp, a rede bombista que em nome do socialismo em liberdade e em conluio com a hierarquia da Igreja - de que o cónego melo foi um dos braços - lançou o norte numa onda homicida e a ferro e fogo. Contra o que chamavam a comuna de Lisboa e os ladrões do alentejo. Tentando provocar uma intervençao dessa benemérita instituição que é a NATO

    Curiosamente nesses anos no alentejo só havia dois partidos - o PCP e o PS, e foi neste que os salazaristas, os agrários e os fascistas se acolheram, temporariamente ou não.

    Onde é que no que escrevi está que soares e sampaio são fascistas ? Mas é verdade que soares, que é um incontinente verbal - tal como otelo - é verdade que soares elogiou sócrates e tb elogiou passos coelho. Tu elogiaste algum deles, Aristides ? Eu não ? E tu, velho e caro amigo ?

    Quanto à democracia dos sociais democratas ... Não foram eles os responsáveis pela falência da II Internacional e pelo apelo à guerra patriótica ds grande capital ? A "união nacional", os governos da "união nacional" que pôs trabalhadores contra trabalhadores a defender os interesses do grande capital.

    Segundo a minha "ultrapassada" vulgata, o fascismo - que nunca houve em Portugal , dizem agora - é o governo terrorista do grande capital quando a luta de classes o pode pôe em causa ?

    * Victor Nogueira   Numa entrevista ao Público (2012.10.04) o deputado Francisc
    o Assis do PS Seguro, na véspera da  votação das moções de censura do PCP e do BE, escreveu uma crónica em tom litúrgico, exorcizado e como se Sumo Pontífice fosse - subordinada ao título O PACTO RECENTE ENTRE O PCP ...
  • Aristides Silva Meter no mesmo saco o Soares e o Jorge Sampaio é desconhecer o percurso deste . Penso que o Jorge Sampaio sempre foi mais à esquerda que o Soares. Chamar fascista às posições socialdemocratas que o Jorge Sampaio defendeu ontem na TVI, das duas uma ou não ouvimos o mesmo discurso ou então eu já não sei o que é nem o que foi o fascismo.
  • Victor Nogueira Olha Aristides Silva o inFaceLockc está marado. A minha réplica ao teu comentário aparece anteriormente a ele. Eh Pá, o meu blá-blá está mais acima LOL

Sem comentários: