sábado, 6 de outubro de 2012

Em 5 de Outubro de 1910 a monarquia caiu de podre.


há 3 horas 





Em 5 de Outubro de 1910 a monarquia caiu de podre. O povo de Lisboa armado pôs fim à Monarquia. Na véspera, 4 de Outubro, o Povo havia proclamado a República em Setúbal, Loures, Moita ... 


SSe o fascismo não celebrava a República, manteve as comemorações - embora reprimidas e abafadas - e o feriado. Em nome da troika psd-cds querem abolir as comemorações do 5 de Outubro. 




Em nome da austeridade, António Costa do PS Seguro com a cumplicidade de Cavaco/PSD - presidente da República - e Assunção Esteves/PSD - presidenta da Assembleia da República - impediu que o povo se juntasse em Lisboa na Praça do Município para comemorar a implantação da República defronte à varanda do Município de Lisboa onde José Relvas e outros membros do Partido Republicano Português a proclamaram.



Em nome da austeridade e com a ausência de Passos Coelho/PSD as comemorações foram transferidas para um sítio seguro e longe dos clamores da populaça".para o Páteo da Galé, galé a que ps-psd-cds e cip-cap-ccp-banca e fmi-bce -ue querem amarrar os portugueses.



Aos trabalhadores, aos desempregados, ao Povo Português cabe a responsabilidade de no dia a dia e não apenas nas urnas defenderem a República e correrem com os vendilhões, os vendilhões da República e da Democracia ! 

— com Ricardo Jorge Mateus PinaManuel Mendes MendesMar A. D. Esteves,Cidália AraújoAntónio CouvinhaJose Eliseu PintoCarlos RodriguesIsabel OliveiraMaria Célia Correia CoelhoAna Paula Sena BeloO Olhar de Mao,Francisco SantosFrancelina OliveiraIsabel MagalhãesManela PintoManuel MatiasManuela Espirito SantoGloria OliveiraAntónio SantosClara Roque EstevesJosé Luis AlvesCelino SilvaYuna BacGraca Maria AntunesAntónio GarrochinhoOrlanda De Castro BarrosBárbara SantosJosé Banza RosaCecilia BarataErzsébet Judit BobályJoão Manuel Faleiro PaixãoPaula PereiraDeolinda Figueiredo MesquitaMaria Jorgete TeixeiraRicardo CardosoBelaminda Silva,Manuela SilvaAna RoqueJudite FaquinhaJoão FaelLuisa NevesLia Branco,Maria Amélia MartinsYolanda BotelhoMargarida Piloto GarciaAristides Silva,Lourdes Piegas BaginhaSusana SilvaSindicalizado Portugal e Luisa Pereira.

Gosto ·  ·  · Partilhar · Editar · há 15 horas
  • Cesar Jorge Mas, também, não deve ser esquecido que a nacionalidade Portuguesa foi decidida pelo Tratado de Zamora em 5 de Outubro de 1143.
    há 14 horas · Gosto · 6
  • Maria Manuela Carvalho Costa será que a maior parte das pessoas sabe o que é uma republica?é que isto mais parece a republica das bananas.
    há 14 horas · Gosto · 2
  • Estela Lourenço Parece que se esqueceram.
    Ver tradução
    há 14 horas · Gosto · 1
  • António Garrochinho O Povo faz lembrá-los !
    há 14 horas · Gosto · 1
  • Maria Manuela Carvalho Costa o povo faz lembrar,mas tem é que fazer mudar
    há 14 horas · Gosto · 1
  • Filipa Gonçalves Em Loures, ontem, 4 de Outubro, não houve qualquer comemoração... nem sequer os morteiros!
  • Diogo Figueiredo ¡ɐɔıןqúdǝɹ ɐ ɐʌıʌ
  • Odete Gonçalves Dia 4 de Outubro também no SEIXAL.
  • Victor Nogueira César Cesar Jorge Hoje é o 5 de outubro, da República implantada em 1910.E a independência de Portugal face ao Reino de Leão é uma data a comemorar e a não esquecer. A não esquecer ... pelo Povo Português. E a não esquecer a nobreza sempre pronta a submeter-se a Castela com armas e bagagens. 


    Mas os incultos a que a maioria tem dado o governo da República, a pretexto da Troika ocupante tb querem eliminar o 1º de Dezembro que pôs fim a 60 anos de ocupação de Portugal por Castela. 

    E é preciso que o povo corra com os Miguéis de Vasconcelos, secretário (1º Ministro) de vice-rainhas como as duquesas de Mântua que no psd-psd-cds permitiram a ocupação de Portugal pelo fmi-bce-ue. O Conde Andeiro em 1385 e Miguel de Vasconcelos em 1640 tiveram o fim que a História regista e o Povo aplaudiu !Aplaudiu ... na Rua !
    há 13 horas · Editado · Gosto · 3
  • Carlos Manuel D'oliveira Caseiro ...continua muito desnudada e com um belo corpinho a nossa Republica....e sempre rodeada de Homens.
  • Victor Nogueira Pois é, Carlos Manuel d'Oliveira aseiro. Mas naquele tempo quem mandava eram os homens. Mas houve mulheres que lutaram pela República. Burguesas ou operárias. 


    Mas a plena igualdade sem discriminações na Lei só foi alcançada após o 25 de Abril de 1974 e consagrada na Constituição da República promulgada em 2 de Abril de 1976. Ainda em vigor !
    há 13 horas · Gosto · 1
  • Luciano Pereira Dizes bem Victor..ainda em vigor...
    há 13 horas · Gosto · 1
  • Judite Faquinha E a realidade???Da igualdade sem descriminações na lei após o 25 de 74, consagrade na Constituição da República, promulgada a 2 de ABRIL em 76!!! Será que foram compridas!!! Estão em vigor, é verdade. mas é uma lei cheia de anemia crónica que não se aguenta de pé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    há 12 horas · Gosto · 1
  • Manuela Silva Tens razão Victor Nogueira, a República fez-se para o povo, para a democracia, para a mudança, pelo fim das injustiças e da exploração. O que é que se está a comemorar, se Portugalainda nada cumpriu, ou, melhor, tentou mas não conseguiu, retrocedendo a passos largos mas o mesmo tipo de sistema, apenas mudando os rótulos.:-)
    há 11 horas · Gosto · 1

Sem comentários: