quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Que lugar para os "heróis" ?


há 17 horas 




  • 7 pessoas gostam disto.
  • Tucha Boer quantos...
    há 16 horas · Gosto · 1
  • Paula Da Costa Não é necessário heróis. Quantos de NÓS???????
    há 17 horas · Gosto · 1
  • Victor Nogueira Não foram 40 capitães. Se o povo não tivesse vindo para a rya seria apenas a substituição de Marcelo por spínola, com a Pide sem ser desmantelada,
  • Ana Roque Isso é a tua opinião Victor Nogueira, não fazias parte do movimento...
  • Victor Nogueira Não percebo o teu comentário, Ana Roque Não sou adepto dos heróis e salvadores da pátria e do Povo 


    Todas as "datas" que referes foram precedidas de amplas movimentações populares de contestação e protesto. Todas tiveram apoio popular. Mas sempre a classe dominante retomou as rédeas do poder. Como em 25 de Novembro de 1975.

    Não, não acredito em heróis nem em "conspiradores" Acredito, sim, na força de quem trabalha e produz, na força de quem é oprimido e expooliado, acredito na sua força qd se libertar das amarras e dos antolhos qye o quebram
  • Ana Roque O meu comentário refere-se ao teu dizendo que não foram os 40 capitães! e sim o povo... Pois é Victor só que é preciso não esquecer que tem sido o povo que tem dado o poder aos que o oprimem!!! basta ver nas primeiras eleições livres a quem o povo deu o poder!!!! e se em Novembro de 75 a classe dominante tomou o poder foi porque o povo lho deu!!! e o tem dado através do voto até aos dias de hoje, INFELIZMENTE!!!! estamos na situação em que estamos, mas os que têm feito greves e vindo prá rua têm sentido na pele a recriminação constante de parte do povinho... e mais se estes caírem, o Povo lutador vai por no poder mais do mesmo (PS), oxalá me engane... mas quase que apostava!!!
  • Victor Nogueira Ana Roque Não já outra saída senão a das massas populares, organizadas e com outra consciência social. A esmagadora maioria do MFA queria uma revolução ? Tenho sérias e fundadas dúvidas. A ala spinolista era pró-fascista e outra era ou ps - reformista, como o Grupo dos Nove - ou esquerdista, adulando o ferra-brás inconsequente que sempre foi Otelo. As três alas enterradas até ao pescoço no 25 de Novembro e contra a ala de Vasco Gonçalves e o PCP.


    Naquela altura eram todos pelo socialismo, mas Soares disse posteriormente que defendera o socialismo pk se não fosse assim não teriam votos.

    E deixo-te parte duma outra reflexão minha:

    ~~~~~~~~~~~~~~

    «Quanto à base social do PS/Mário Soares em 1974/76. Não tenho estudos, apenas “impressões”. A seguir ao 25 de Abril o então PPD era praticamente desconhecido fora dos grandes centros urbanos – eram os da ala liberal da assembleia nacional de marcelo caetano, e os tecnocratas católicos da SEDES, na altura apresentada como o embrião dum futuro partido socialista, a que mário soares com êxito se opôs, ao ter marcado terreno com a fundação do PS na RF Alemã em 1973. Nesses idos de 1974 / 1976 o PS foi o chapéu de chuva debaixo do qual se acolheram parte dos caciques locais da ANP marcelista e, no Alentejo muitos agrários, seareiros e pequenos agricultores, que se opunham à Reforma Agrária.
    Dirás que muito do que escrevo é empírico e que espelha uma realidade limitada. Talvez !

    Como há dias te disse que a destruição das grandes unidades industriais, com forte concentração operária, terá sido uma inteligente medida do PS Soares ligado a social-democracia europeia, Com as indemnizações, toraram–se pequenos comerciantes e prestadores de serviços ou biscateiros, muitos com outra consciência social – não poucos pensando [ /querendo o ] pcp como o partido de todos, interclassista. Tal como Sá Carneiro e Soares tentaram contra as Unidades Colectivas de Produção ao tentarem substitui-las por pequenas empresas agrícolas.»

Sem comentários: