1. - Um lar de 3ª idade, com o mínimo de requisitos, aprovado pela Segurança Social, tem uma mensalidade de cerca de mil euros, qe face à crise poderá descer para 750. É o mínimo dos mínimos, não incluindo as despesas acrescidas com a medicamentação e sem fisioterapia e animação.
Diminuir "rendimentos" das pensões de reformas inferiores a mil euros é puro genocídio, é puro desprezo pela vida e pela dignidade das pessoas. Tudo isto feito paralelamente com a destruição e desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde em favor dos grupos privados de saúde e, pasme-se, com o "turismo de saúde".
2. - Pois, os comentadores de bancada "ignoram" a realidade e nada percebem de estatística. Se alem parte da Administração Pública largos milhares de licenciados - os médicos, enfermeiros e outros do Serviço Nacional de Saúde, os professores do Sistema Público de Ensino, os técnicos e profissionais do sector da justiça .... ao contrário do que sucede no sector privado, a lei exige que os lugares de direcção sejam preenchidos por licenciados.
Mas estes comentadores de bancada são os tais que entendem que saber ler, escrever e contar, mal, é suficiente. E que qd estão doentes vão consultar o professor Karamba. Ou acendem velinhas à senhora da ladeira.
Esquecem estes comentadores de bancada que no SNS têm sempre direito a assistência. Ao contrário do que sucede com as seguradoras - que só garantem desde que não tenham doenças anteriores ou terminais e enquanto o prémio for pago. Se fossem trabalhadores com seguro de acidentes de trabalho, logo saberiam a saga das seguradoras depois de acidentados.
Não falam das "economias" feitas pelo Estado e pelos contribuintes se acabassem os acordos com o sector privado e aquelas fossem investidas no sector público - centros de fisioterapia e reabilitação,empresas de análises clínicas e meios complementares de diagnóstico, centros de hemodiálise e odontologia.
Gente que engatilha o discurso, mal-informada ou que sabe bem ao que vem, gente que em vez de nivelar por cima, com mediocridade ou "sabedora, pretende nivelar a esmagadora maioria ... por baixo, sempre por baixo.
Sem comentários:
Enviar um comentário