domingo, 4 de maio de 2014

1974/75 - cartazes e murais de abril 08 - Évora 1975



foto Victor Nogueira -1974/75 - cartazes e murais de abril 08 - Évora 1975


1 . - Uma "manife" em Évora, num verão quente, nos idos de 1974



Ontem, no comício do PC, ali no Rossio de S.Brás, o Álvaro Cunhal falou na independência dos povos das colónias. (...) Ainda antes do Álvaro Cunhal falar o palco foi abaixo por duas vezes. Uma multidão imensa concentrava se em redor do palco, junto ao MonteAlentejano, agitando se inúmeras bandeiras vermelhas do PC. Em uníssono, a multidão repetia as palavras de ordem, de punho erguido.


Detecto, junto a mim, um grupo que vai comentando ao sabor das intervenções. Quando se falam nas torturas sofridas pelo Cunhal e outro comunista, uma mulher ao meu lado diz me: "Coitadinho! Bandidos!" E a multidão grita: "Morte à PIDE!". Dois delegados dos Sindicatos Agrícolas (Évora e Beja) enumeram as quebras dos contratos colectivos de trabalho e o nome dos latifundiários. A multidão grita: "Morte aos cães!" "A terra a quem a trabalha!".
.
Ao meu lado, algumas mulheres dizem: "É assim mesmo!" e "Essa sou eu!", quando se fala em ranchos despedidos. O Álvaro Cunhal cita as lutas revolucionárias dos trabalhadores alentejanos e a "palha" que os latifundiários teriam mandado dar aos trabalhadores que imploravam comida. E a revolta; que enquanto houvesse ovelhas, galinhas e porcos não comiam palha os trabalhadores!

O Partido faz a sua campanha e no palco estão pessoas que já conheço de há muito. Por detrás delas, enormes, em fundo vermelho, as efígies de Marx, Engels e Lenine. A brancura de Évora é agora quebrada por cartazes do PC

Marx, Engels e Lenine enchem as ruas, conjuntamente com cartazes com a foice e o martelo. (MCG - 1974.07.28)

2. - A chegada dos presos políticos a Évora

Amanhã há uma reunião ou comício ali na Quinta das Glicínias, na Estrada para Arraiolos, organizado pelo Movimento Democrático de Évora. Hoje desde o Cemitério até à Praça do Giraldo, uma grande multidão - milhares de pessoas aguardaram [em Évora] - durante mais de hora e meia pela chegada do cortejo automóvel que acompanhava os presos políticos libertados- uns 3 ou quatro, um dos quais há 12 anos ! (1) São 20h30m está frio e começa a chuviscar. Resolvo ir a casa buscar o guarda-chuva e acabo por ir jantar uma merda dum bife nos “Manuéis”. Quando regresso à Praça [do Giraldo] já tudo havia terminado; apenas na placa central da Praça do Giraldo um grande magote de pessoas estão comprando "A Capital". São autênticas corridas aos jornais, avidamente disputados, como os dos últimos dias. Toda a gente anda de jornal debaixo do braço ou lê-o à mesa do café ou especado na rua. Até, oh! surpresa, raparigas! (Muitas mulheres têm tanta pena do Marcelo [Caetano], coitadinho, tão simpático, tão amigo do povo!) SAFA! ( (MCG – 1974.04.27/28))



  • Manuel Mecha · Amigo/a de Vitor Correia e 1 outra pessoa
    foi se tudo até o martelo, Vitor 
  • Artur Cravo · Amigo/a de Ana Sara Cruz e 2 outras pessoas
    Momentos inesquecíveis, de luta e de querer.
  • Victor Nogueira Olha que não, olha que não, Manuel Mecha LOL Ainda tenho aí a foice que trouxe dum monte no Alentejo e dois ou três martelos para a bricolage. E estrelas, tb se arranjam, as do mar, ali numa prateleira.
    4/5 às 18:39 · Editado · Gosto · 2
  • Luisa Neves A luta continua. Ver tradução
  • Susana Valente A luta não pode parar, já nos trouxe até aqui não há volta atrás!
    4/5 às 20:06 · Gosto · 1
  • Paulo Oliveira Obrigado Victor por mais um momento de recordação histórico. Um grande abraço
  • Isabel Dias Alçada Lindo ! beijos amigo
  • Manuela Miranda Alvaro Cunhal foi um Simbolo no País Obrigada Amigo Beijinhos
    4/5 às 22:21 · Gosto · 2
  • António Barrenho Viva o PCP !
    5/5 às 0:02 · Gosto · 1
  • Adriano Moreira Ferreira · Amigo/a de Elsa Vicente
    Viva o partido de quem trabalha...
    5/5 às 7:15 · Gosto · 3


  • Quim Cigano · Amigo/a de Emília Lamy e 1 outra pessoa
    Carlos,nesse comicio fui orador,em representaçao do Sindicato da Construçao Civil e Marmores do Distrito.O palco abateu mas nao houve problemas.
    5/5 às 7:57 · Gosto · 1
  • Sem comentários: