sexta-feira, 9 de maio de 2014

os desabafos de sousa e castro

Rodrigo Sousa Castro O povoléu que durante trinta anos sufragou o Centrão que se amanhe com isso. Os capitães fizeram , e bem, o que tinham a fazer, derrubar a ditadura e entregar o poder ao Povo. É este o Povo que temos,...temos pena.O resto sãosaudosismos serôdios. A revolução para ser como o meu querido camarada Andradee Silva diz tinha que enveredar por outra ditadura. Era isso que queriamos ?Não. Essa treta da luta de classes é só para previligiados intelectuais. Se éverdade então porque é que a maioria, que está na pobreza ou a caminho dela nãofaz um gesto, simples, barato e ainda por cima incógnito que é ir a votos ederrubar o Centrão. ? Tretas é o que eu leio por aqui..

 * Victor Nogueira

o termo povoléu é suficientemente elucidativo sobre a posição de sousa e castro e outros como ele. O  povoléu é o pé descalço, que fede e suor e catinga, o tal que spínola e marcelo não queriam que tomasse o poder se este caísse na rua. E não caíu mesmo, graças ao ps(d)cds e aos que estiveram irmanados em 25 de Novembro de 1975, isto é, a uma parte do que se dizia ser o MFA. O resto são desabafos de quem do processo histórico e das artimanhas da classe dominante nada percebe ou quer perceber. Esta é a democracia e a ditadura que os nove, incluindo Vasco Lourenço,  ajudaram a singrar.  A que spínola e marcelo pretendiam e conseguiram !

Os capitães, soldados profissionais, muitos deles fartos dos incómodos da guerra colonial, não entregaram o poder ao povo. Foi o povo que tentou tomar o poder.  Não tivesse o povo cercado a PIDE e o Quartel da GNR e o poder teria sido por Marcelo entregue a Spínola nessa farsa do quartel do carmo,E se Spínola nessa noite não conseguiu fazer regressar os "revoltosos" aos quartéis, isso foi alcançado a partir do 25 de Novembro, com Eanes, Vasco lourenço e tutti quanti.

À classifica pergunta "onde estava em 25 de Abril" deveria acrescentar-se "onde estava em 25 de Novembro"?

~~~~~~~~~~


  • Foi contra isto que o ps(d)cds e outros se voltaram. Manipulando e mentindo. Os jornais e a televisão estão de novo ao serviço dos senhores do capital. Manipulando e mentindo. Sempre e sempre, formatando e alienando as consciências. Não é a treta a luta de classes- Treta é aprendizes de feiticeiro como eram os nove pretenderem que defendiam a revolução, a liberdade, a democracia. Vivemos o seu resultado, sofremos a enorme violência que resultou das artimanhas do ps(d) soares carneiro Que como aprendizes os nove caucionaram. Se querem falar de "heróis", o único, o verdadeiro, o do 25 de Abril, foi o do povo na rua. Retirado o povo da rua e decretado o estado de sítio em 25 de novembro, um dos pequenos heróis de que (quase) ninguém fala foi Melo Antunes. Que apesar de ter tomado o lado errado da barricada. teve a lucidez que impediu a matança de novembro, contra a cegueira de mário soares !
  • Sobre a ditadura ? O que é uma ditadura ? Vivemos uma democracia ? Este era o "socialismo em liberdade" que Mário Soares reclamava à frente de multidões, contra o que ele chamava a "comuna de Lisboa" e contra os assalariados rurais que tentavam fazer a Reforma Agrária. Esta era a liberdade que spínola, soares, carneiro e muitos outros pretendiam. E conseguiram que fosse o caminho com o apoio dos nove a partir de 25 de novembro. Ao contrário do que se diz, o 25 de abril teve uma componente de enorme violência "ditatorial" - a que levou à retirada do poder económico e político dos agrários, dos grandes capitalistas, dos banqueiros, sobretudo a partir de 11 de Março de 1975. Para a generalidade das populações, para os operários industriais, para os assalariados rurais do alentejo e do ribatejo e da beira baixa, para os camponeses do norte e para a pequena burguesia, era o início da democracia para a maioria e do fim da ditadura do Capital e dos detentores da Riqueza e dos meios de produção - fábricas, terras ...

https://www.facebook.com/notes/jo%C3%A3o-andrade-da-silva/a-quest%C3%A3o-do-meu-camarada-sousa-e-castro/780002705345647

Sem comentários: