domingo, 27 de abril de 2014

NOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL 13 - as "Excelências" e o respeitinho



* Victor Nogueira

1. - Em 25 de Abril de 1974 a farsa entre spínola e marcelo para que o poder não caísse na rua foi pela RTP anunciada deste modo:  São já quase 20 horas e um novo comunicado informa que "Sua Excelência o ex-Presidente do Conselho de Ministros se rendeu incondicionalmente a Sua Excelência o General António de Spínola,  juntamente com os ex-Ministros do Interior e dos Negócios Estrangeiros". Ainda era o tempo das “Excelências” e do respeitinho.

E no dia 27 em Caxias ainda se discutia à porta do Forte se era ou não legal libertar os presos políticos, enquanto o Governo era entregue a um conjunto de Generais alguns dos quais se vieram a revelar claramente defensores da (des)ordem derrubada  e  tenha sido lançado um apelo para evitar os excessos que possam por em causa “o poder que o General Spínola vos oferece”. Spínola que pretendia não autorizar  partidos políticos mas apenas "associações" políticas e manter encarcerados os presos políticos.

2. - Durante a guerra colonial e nos arredores de Luanda havia um Quartel – o Grafanil – espécie de albergue ou placa giratória das tropas em trânsito entre o mato e a cidade  ou o Puto (Portugal) onde existia um enorme barracão, que se via da estrada, onde letras garrafais identificavam como “Depósito de Convalescentes”. Era um dos muitos depósitos do material de guerra, este de soldados convalescentes.

Gravura retirada de
http://entreasbrumasdamemoria.blogspot.pt/2014/04/declaracao-de-entrega-dos-ex-membros-do.html

Sem comentários: