sábado, 26 de abril de 2014

NOS 40 ANO$ DO 25 DE ABRIL 12 - A "UNANIMIDADE", os CONSENSOS e a "UNIÃO NACIONAL" e as juntas de "SALVAÇÃO NACIONAL" ou gato escondido com rabo de fora

* Victor Nogueira


Não, não se trata de socialismo envergonhado do ps(d)cds / Soares Carneiro Amaral Trata-se de fraude e mentiras deliberadas como Mário Nobre Soares reconheceu em alentada entrevista em 3 volumes: "se não defendessem o socialismo não teriam votos" em 1974/76. Não se trata do "Socialismo em Liberdade" mas da "Liberdade do Súcialismo". Verdadeiramente, ao Estado Social que dizem defender, o que apadrinharam foi o "Estado Súcial".

40 anos depois de abril, as fraudes vão-se desvendando, mas o voto e a escolha do eleitorado - afastado o "poder na rua", da populaça cheirando a suor e catinga - vão para a abstenção ou para os pinóquios do costume ou para as manifestações "inorgânicas" e "apartidárias", contra o Grande Capital nacional e transnacional bem organizado e unido. 

Os heróis do 25 de Abril, para a classe dominante, são  salgueiro maia, o "puro" que não se meteu na política, regressando ao quartel, mas que esteve no 25 de novembro com spínola (outro que se reclamava da "pureza" do 25 de Abril), vasco lourenço e jaime neves, ou otelo, o incontinente verbal que em 1975 dizia que punha todos os contra-revolucionários na Praça de Touros (embora se recusasse a norte de rio maior a pôr termo ao terrorismo bombista do elp/mdlp/cónego melo/spínola aliados ao ps(d)cds) ou que se fosse hoje não faria o 25 de abril, depois de em 25 de novembro se ter fechado em parte incerta  e abandonado as "suas" tropas na rua. Otelo que se candidatou a presidente da república para anos depois dizer que votara não nele próprio mas em Eanes, porque "a democracia estava consolidada".  Se assim pensava, porque concorreu, dividindo o eleitorado e a unidade da esquerda ? 

40 anos depois de Abril, nas comemorações do "branqueamento" e do "consenso", soares eanes sampaio balsemão otelo dão-se as mãos, tal como seguro sócrates escavaco barroso passes de coelho portas por lebre. Faltam lá os já falecidos marcelo sá carneiro e spínola, este por soares considerado o símbolo do 25 de Abril.

Nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril,  porque será que os do "consenso" não falam em Vasco Gonçalves, Costa Gomes, Rosa Coutinho ou mesmo em Melo Antunes ? Será porque estes defendiam o socialismo ou se opuseram à ilegalização dos comunistas ou contra spínola soares carneiro promulgaram em 1976 a Constituição que defendia o socialismo, o poder das classes trabalhadoras e uma sociedade sem classes ?

Sem comentários: