quarta-feira, 16 de abril de 2014

Ainda O Congresso da Oposição (1973) e Rui Tavares

Ainda o artigo "Os Partidos" de Rui Tavares

Parece-me que o cerne da questão para RT está expresso no seguinte:

«Mal nos damos conta, mas naqueles primeiros dias de abril de 1973 só havia verdadeiramente um partido assumido como tal no país, e estava ilegalizado: o Partido Comunista Português, fundado em 1921, ainda durante a I República. (...)  E só duas semanas depois do Congresso de Aveiro foi fundado o Partido Socialista, no exílio. Os restantes partidos e seus sucessores que temos até hoje nasceram, quase todos, nos meses e anos logo após o 25 de abril de 1974.»

E prossegue RT «Ao contrário de outros países europeus que tiveram ditaduras mas cujos partidos históricos sobreviveram (o SPD na Alemanha, fundado em 1875, o PSOE em Espanha, fundado em 1879), Portugal não tem partidos nem sucessores das suas anteriores tentativas democráticas — com a já referida exceção do PCP.»

Há pequenos pormenores que RT não desvenda: O PCE na clandestinidade teve uma actividade muito nsuperior à do PSOE, apesar da repressão fascista, e na Alemanha Nazi o PCA foi duramente reprimido e os seus militantes e dirigentes enviados para campos de concentração. Após a derrota do nazi-fascismo, o PCE “euro-comunizou-se” e “desapareceu” e o PCA na RFA entre 1956 e 1968 esteve ilegalizado, apesar de em condições muito difíceis não ter deixado de agir na clandestinidade contra o nacional-socialismo desde a ascenção deste ao poder.

Ao contrário do PCP em Portugal, os PC’s espanhol e alemão tornaram-se organizações políticas neglicenciáveis do ponto de vista eleitoral. Talvez seja por este pequeno pormenor que RT apenas refere os partidos sociais democratas.

Tendo em conta que em 1973 só existia o PCP, talvez RT entenda que é por isso que  «em Aveiro, em 1973, o caderno de encargos da oposição democrática se tenha esquecido dos partidos.» Poder-se-à concluir que segundo RT já neessa altura o PCP já se preparava para assaltar o Poder e instaurar uma “ditadura” de partido único ?

O actual descrédito da democracia, do parlamentarismo e dos processos eleitorais resultaria de 3 facores: a ditadura fascista, não ter havido na clandestinidade outros partidos senão o PCP e o Congresso de Aveiro,RT, historiador,publicista e político.

 Fosse Borges vivo e historiador - como professor catedrático – conseguiri RT passar do 1º ano do curso?

Não batendo a bota cxom a perdigota, conclui RT « Agora que a democracia se começa a aproximar em anos da ditadura, a relutância dos nossos partidos em se credibilizarem pela abertura é a nossa pior inimiga política.»


Pronto, eis um possível  corolário do cerne: RT foi eleito nas listas do BE com a campanha eleitoral paga pelo BE com quem se desavindou e não entregou o lugar no PE. E resolveu fundar o LIVRE como projecto pessoal para se manter no PE, para isso tentando que entre outros o BE e o PCP revelassem “abertura” para se diluírem no LIVRE com RT em lugar elegível ?  honni soit qui mal y pense! 

Sem comentários: