terça-feira, 16 de julho de 2013

o problema das aritméticas eleitorais

O PS na Assembleia da República  votou contra a  renegociação da dívda nem da denúncia do memorando. Na véspera d estrondoso e badalado convite à esquerda já o PCP uma vez mais defi inira o que estava em jogo na proposta ao BE e a outras forças sociais e políticas. A questão não é "o que fará o PCP face à proposta do Bloco" mas sim "o que fez dela o BE, no dia seguinte, ao propor reuniões com o ps e o pcp, com agenda aberta. Independentemente de saber se o ps não irá abster-se na moção de censura, com o argumento de que está em negociações à direita e ... à esquerda. Vai o PS aceitar renegociar a dívida e denunciar o emorando subscrito pelo ps-psd-cds, para cuja salvação estão os  3 reunidos sob o alto patrocínio e observação do Presidenmte da República ? Vai ?!

O tempo é de unidade à esquerda, diz-se, mas Cavaco está lá pk o Bloco resolvera - com o PS de Sócrates - apoiar Manuel Alegre sem que previamente discutisse com o PCP quem seria o candidato que (BE e PCP) apoiariam e qual o seu programa mínimo.  

Ainda poderia ser argumento que o BE pretende "dividir" o PS e puxá-lo à esquerda. . Mas ainda há quem acredite nas narrativas da carochinha e do joão ratão, cozido e assado no caldeirão ?

o problema das aritméticas eleitorais e das pescadinhas de rabo na boca é que pensam a realidade como estática e o eleitorado flutuante eternamente oscilante   e tendo como alternativas - bipartidarismo ou ditadura ... da burguesia, sem máscaras.  O problema das aritméticas eleitorais é enviesarem e afatarem-se da rua acenando com as aritnéticas eleitorais. Mas não há memória da revolução se fazer com base em eleições  Mas há inúmeros exemplos de aritméticas eleitorais terem servido para consolidar contr-revoluções. E nesse campo o PS dá cartas desde 1976. Por isso o PS sempre governou sózinho ou emiança com o psd oou com oi cds. Nunca  em aliaça ou em resultado de um acordo com o PCP. Porque o PCP é divisionista, manipulador ou querendo ser hegemónico ? Ou pk o PS encontra mais receptividade e melhor acolhimento junto do psd-cds ?  E nesta última hipótesee, pk é mais fácil ao PS entender-se à direita fingindo ser de esquerda ? E é com aritméticas eleitorais e com o PS que se quebra a circularidade e se quebra a lkógica da crise do capitalismo ? Não há alternativa sem o PS ? Ou há ?

http://5dias.wordpress.com/2013/07/16/da-falta-de-bom-senso/

Sem comentários: