segunda-feira, 8 de julho de 2013

dos jornais ou diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és ?





dos jornais ou diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és ?

* Governo na primeira missa do novo patriarca de Lisboa. Passos Coelho, Paulo Portas e Cavaco Silva foram alguns dos políticos presentes na primeira missa do novo patriarca de Lisboa, onde foram recebidos com aplausos. (Expresso)
* Palmas para D. Manuel Clemente, Cavaco Silva e Passos Coelho (Público)
* Em dia de Entrada Solene na Igreja do Mosteiro dos Jerónimos, D. Manuel Clemente apelou à paz e à concórdia.
* D. Manuel III, um patriarca para tempos difíceis
* Manuel Clemente enaltece capacidade de resistência das populações do Norte

Da historia - É possível misturar água com azeite ? Há algo de comum entre António Ferreira Gomes (bispo do Porto) e Manuel Martins (bispo de setúbal) e o cónego Melo da Sé de Braga e que esteve à frente de quem pôs o norte a ferro e fogo e à bomba contra o 25 de abril ? Há algo de comum entre a teologia do cónego melo e a perseguida Teologia da Libertação e dos padres-operários ? Porque procurou Mário Soares em 1975/76 mudar a Assembleia Constituinte para o Norte, onde imperava o terror das redes bombistas de extrema direita e spínolistas, para permitir o esmagamento do que ele dizia ser a comuna de Lisboa (e de setúbal e da reforma agrária no alentejo?) Foi de Braga que partiu o Movimento dos Tenentes capitaneados pelo general gomes da costa que pôs fim à I República (parlamentar) e instaurou a Ditadura Militar que desembocou no fascismo ! E foi o Norte capitaneado pelos padres que apoiou a monarquia absoluta e caceteira de D Miguel, das Cortes à moda antiga contra a Monarquia Parlamentar.. E foi no Minho que se iniciaram) os movimentos da Maria da Fonte e da Patuleia (tentando impor o regresso ao passado, ao absolutismo) com os padres à frente (um deles o ultramontano Padre Casimiro) . Porque em Lisboa falou o novo patriarca (de todos os bispos) apenas nas "populações do Norte" ? As do Sul, incluindo os "mouros" e "as comunas", não fazem parte do Povo de Deus ?

A escolha do Mosteiro dos Jerónimos tem um significado. Foi nele que em 2007 se assinou o tratado de Lisboa (post Maastrich) , que nos conduziram ao estado "súcial" do "súcialismo" em liberdade. E porque tem um significado, a que parte do chamado Povo de Deus pertencem aqueles que, aclamando o novo "patriarca para tempos difíceis", não se coibiram de aclamar quem – de norte a sul de Portugal - é rejeitado, assobiado e apupado pela maioria do povo português, seja ou não católico, apostólico, romano ? Tão crentes e devotos que ao anjo da guarda preferem o corpo de segurança da PSP !

Havendo quem diga que Cristo não veio à terra trazer a paz mas sim a guerra, dando-se a César e Deus o que a cada um é, sem misturas, devido, e não falando as bem-aventuranças senão dos oprimidos, que paz e concórdia foram as que levaram os presentes nos jerónimos a aplaudirem Aníbal e Pedro ? A uns e outros, que lhes faria Cristo se à terra e ao Templo regressasse?

EM TEMPO - A “entrada solene”, que constitui uma apresentação “formal” à diocese de Lisboa, contou com a presença de 278 padres e bispos e 65 cónegos de todo o país bem como de um conjunto de convidados da esfera política e económica.

http://www.publico.pt/politica/noticia/palmas-para-d-manuel-clemente-cavaco-silva-e-passos-coelho-1599552#/5






  • Deolinda Figueiredo Mesquita Começa bem... sem dúvida.......................
  • Maria Mamede sem comentários, mas com desconfiança e tristeza!
  • Maria Lisete Almeida Bedm haja Amigo. Óptima semana!
  • Jose Eliseu Pinto Para que não fiquem dúvidas sobre o posicionamento político institucional da ICAR. Se alguém ainda as tivesse, naturalmente.
    Há um povo que aplaude - sabemos porquê - e um outro que apupa, por razões diversas mas, igualmente, evidentes. Água e azeite, de facto, não se misturam. Ainda bem.
  • **

    Pessoas que partilharam isto

    Algumas publicações podem não aparecer aqui devido às suas definições de privacidade.

    Sem comentários: