domingo, 20 de março de 2011

Mulheres e Lutas em Portugal




* Victor Nogueira
.

.
Fruto da Revolução Francesa, a 1ª Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão (1789), Mas logo em 1791 surgiu a Declaração das Mulheres e da Cidadã logo em 1791 surgiu a Declaração dos Direitos da Mulhere da Cidadã de Olympe de Gouges, que acabou guilhotinada.
.
Mas a luta pelo reconhecimento dos seus direitos não cessou, através de movimentos feministas e de greves operárias ou da participação política. É na sequência destas lutas que é criado o Dia Internacional da Mulher, graças a Clara Zetkin (1910). Mas a igualdade plena entre homens e mulheres só foi reconhecida na Comuna de Paris (1871) e pela Revolução Socialista de Outubro, na Rússia (1917)
.
Em Portugal a plena igualdade de direitos só foi alcançada após a Revolução dos Cravos (25 de Abril de 1974) e fixada na Constituição de 25 de Abril de 1976.
.
Em «Datas e Factos Significativos - A Mulher No Mundo Do Trabalho» há datas marcantes na História de Mulheres e Lutas em Portugal, tal como em «Os_movimentos_femininos_em_Portugal no século XX». ´E de realçar o grande contributo por elas dado na resistência ao fascismo, presas, participando em greves,  impedidas de trabalhar ou mesmo assassinadas pelas forças repressivas, figurando como 1ª vítima  Mariana Torres, na greve de Setúbal das operárias conserveiras (1911). [1]
.
É útil a visita a IIP - Mulheres Portuguesas no Século XX. . Em Portugal há ONGs na área da protecção dos direitos da mulher: Movimento Democrático de Mulheres, UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) e S.O.S - Violência, com sites na Internet.   
.
A nível internacional citam-se Unifem - Fundo da ONU para as Mulheres,  Lobby Europeu de Mulheres, Red Estatal de Organizaciones Feministas contra a Violencia de Género (redfeminista) e Mujeres en Red.
. 


2011.Março.19


.
.
.

Sem comentários: