sábado, 5 de março de 2011

A Justiça e os Fala-Barato !

Teresa Almeida
Director Adjunto do Centro Estudos Judiciários demite-se.
há 12 horas
.
(...)
.
Helder Fráguas
O que se passa agora é gravíssimo. Nos 30 anos do CEJ, pela primeira vez, não vai ser realizado o curso anual que tem início em Setembro.
.
Sendo assim, o CEJ fica praticamente sem utilidade e a carência de magistrados vai-se fazer sentir de modo significativo.
.
Parece quererem abrir o caminho a uma nova entidade, construída segundo o modelo de formação defendido pelo inefável sociólogo de Coimbra, que observa e atrapalha a justiça. Este sociólogo até afirmava que não seria necessário ter frequentado o curso de Direito. Imaginem: teríamos advogados conhecedores da lei e, do outro lado, indivíduos que não tinham estudado Direito.
há 11 horas ·

Vasco Cabós Gonçalves
Os Sociólogos são sempre muito engraçados. São os chamados "tudólogos" ... falam de tudo um pouco ... sem serem especialistas em nada! Em vez de deixarem para os experts os trabalhos relacionados com as suas áreas de especialização! :S 
há 11 horas
.
Victor Nogueira 
Bem, como sociólogo, acho abusiva a extrapolação de Vasco Cabós e o "muito bem" de Helena Henriques. Seria como dizer que todos os advogados são ladrões, todos os juízes e magistrados ignorantes e fala-baratos, todos os filósofos estúpidos, todos os polícias corruptos, todos os contabilistas aldrabões, todos os políticos criminosos, todos os médicos falsários, todos os engenheiros incompetentes e por ai fora ! Para quem bota faladura sobre a justiça, mesmo não tendo formação jurídica, esperava-se um pouco mais de "justiça" e de "isenção" nas suas opiniões e julgamentos !
há 37 minutos 
.
Victor Nogueira

Bem, como Helder Fráguas gosta da atoarda de Cabós sobre os sociólogos, enganei-me ao esperar de HF um exemplo de bom senso em consonância com o currículo "judicial" que publicita na área da Justiça e fosse mais "isento", "justo" e "objectivo" e que evitasse o "pré-conceituoso" nas suas sentenças e julgamentos !
 há 7 minutos
.
(...)
.

#
Helder Fráguas
Victor Nogueira,
Eu assinalei que gosto do comentário do Vasco Cabós e gosto mesmo. Aliás, quase sempre que leio um comentário faço a menção de que gosto, porque me deu prazer lê-lo. Não significa que concorde.
Depois, eu tomo posições. Não sou neutral.
Dois dos meus sobrinhos estão a estudar sociologia. Tenho a certeza de que fizeram uma boa escolha.
há cerca de uma hora · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
*
Helder Fráguas Já agora, quando eu integrava o Conselho de Gestão do CEJ, encomendámos um estudo à socióloga Eliana Gersão sobre o perfil dos auditores de justiça (gratuito, note-se, porque ela era funcionária do CEJ). Foi o primeiro estudo sociológico sobre a matéria e foi bem importante para nós.
há cerca de uma hora · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
*
Victor Nogueira Não, as pessoas honradas devem continuar nos seus postos, mesmo lutando contra a maré lamacenta
há cerca de uma hora · GostoNão gosto · 1 pessoaA carregar...
*
Victor Nogueira
OS QUE LUTAM - Bertold Brecht

Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
há cerca de uma hora · GostoNão gosto · 1 pessoaHelder Fráguas gosta disto.
*
Victor Nogueira Ok, Fráguas ! Todo o conhecimento, ciência e tecnologia podem servir para o bem/benefício ou para o mal/destruição da humanidade. São os homens / mulheres que o fazem ou permitem que outros/as o façam. Abraço !
há cerca de uma hora · GostoNão gosto · 2 pessoasTeresa Almeida e Helder Fráguas gostam disto.
*
Helder Fráguas Um Abraço, Meu Caro Victor Nogueira!
há cerca de uma hora · GostoNão gosto
*
António Fernando Novo
No meu modesto entender, e sem prescindir de q os magistrados têm necessariamente de conhecer o direito, devem estes ser titulares de outros atributos qualificativos para o bom desempenho das suas funções, nomeadamente conhecedores das relações sociais e seus comportamentos, de maturidade o q exclui do exercício de jovens q concluindo o "CEJ" entrem imediatamente em acção, e o mais importante, uma selecção rigorosa na sua admissão no curso com a exigência de qualidades para JULGAR. Por outro lado um grau de rigor no seu comportamento no exercício de funções o que, embora não do agrado da classe, as inspecções passem a ser integradas por entidades externas ao CSM
há cerca de uma hora · Não gostoGosto · 1 pessoaA carregar...

#
Victor Nogueira No Le Monde Diplomatique de Março vem publicado um interessante artigo de Howar D. Becker intitulado "Quando os investigadores já não ousam investigar". Os "cientistas" sociais são uma arma de dois gumes: ou não colocam
há 48 minutos
#
Victor Nogueira
em causa o "establishment" e são politicamente correctos e com carreira e facilidades garantidas, ou criticam-no, e são marginlizados E não temos de permitir ou proibir o que quer que seja, nesta ou noutra profissão.Não temos o poder nas mãos nem eu nisso estou profissionalmente interessado. Mas a mim causa-me espécie que os comentadores fixos da televisão perorem sobre tudo de cátedra. São exemplos Marcelo Rebelo de Sousa, Miguel Sousa Tavares, Vital Moreira, Loureiro dos Santos e muitos mais cujos nomes não me ocorrem pk não tenho pachorra para ouvi-los!Ver mais
há 40 minutos
#
Victor Nogueira Bem, mas a verdade é que já fui expulso sem apelo nem agravo dum grupo aberto que se chamava "Se a Economia falasse ..." onde a heterodoxia não era pelos vistos bem vista nem o contraditóriio aceite !
há 37 minutos
#
Victor Nogueira Quanto à "engenharia social", existe nas universidades e centros de investigação nas economias capitalistas, como aliás o artigo que atrás referi mostra ! Ou não estamos na era da "globalização" e do "pensamento único", controlados e manipulados pelo poder económico ?
há 33 minutos
#
Victor Nogueira
E quando a Ana escreve "e os pseudo-historiadores podem escrevinhar o que quiserem que tudo isso são "histórias para boi dormir". Nunca me darei ao trabalho de ler uma só linha que seja, escrita por esses "papagaios do regime capitalista". ...Disse." limita o seu campo de conhecimento histórico, auto-censura-se gravemente ! Levando a sua posição ao extremo não deveria apreciar obras de arte, quaisquer que sejam, produzidas por não comunistas: jornais e revistas, cinema, teatro, monumentos, pintura, escultura, literatura ...
há 24 minutos
#
Lucinda Reizinho Senhor Nogueira, tenha calma!!!
há 22 minutos
#
Victor Nogueira Onde é que perdi a calma, Lucinda? Bem, parece-me que é outro grupo aberto donde serei expulso ?
há 19 minutos
#
Lucinda Reizinho Eu não expulso nimguém. Mas noto que está exaltado, calma a vida são dois dias... :))
há 16 minutos
#
Victor Nogueira Eu exaltado? LOL. Deves ser pitonisa ! Mas pitonisa com a bola de cristal desfocada ! Enfim ....
há 13 minutos
#
Ana Carolina Baião essa resposta demonstra exaltação e negação, Victor
há 11 minutos
#
Lucinda Reizinho Victor Nogueira, já compreendi o motivo da sua expulsão.
há 8 minutos
#
Lucinda Reizinho Meu caro, fico com a minha pitonisa ( nome esquisito) mas fico bem certamente.
há 7 minutos
#
Victor Nogueira Não estou exaltado e nada podem concluir sobre os meus estados de espírito pelo que escrevo ou através ou como escrevi! Por mim, o tema está encerrado ! Não ofendi quem quer que seja, manifestei com bom humor a perplexidade sobre a afirmação da Lucinda e ponto final !
há 6 minutos
#
Ana Carolina Baião Lucinda, nós aqui vamos procurar acalmá-lo em vez de expulsá-lo
há 6 minutos
#
Ana Carolina Baião A escrita revela tantos sentimentos e estados de espírito.
há 5 minutos
#
Victor Nogueira LOL. E continuam a chover no molhado. Bye !
há 5 minutos
#
Victor Nogueira pitonisa é uma vidente :-)
há 4 minutos
#
Lucinda Reizinho A minha bolinha de Cristal, há muito que não é utilizada senhor Nogueira é provavél que se encontre desfocada, mas basta meter as minhas mãozinhas fica logo focadinha. Olhe o seu coraçãozinho para bem da sua saúde! Tenha uma boa-noite, senhor Nogueira.
há 4 minutos
.

SE A JUSTIÇA FALASSE... Um espaço para todos debaterem a justiça portuguesa
Grupo aberto 
.

1 comentário:

Unknown disse...

A Ana Carolina Baiao...pseudónimo barato do caríssimo ex-juiz que levou cartão vermelho dos seus agora, ex-pares, continua na sua aventura de cortinas de fumo e escondidas de pátio de escola? Eu agradeço! :)