quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O saber e a acção !


José Pedro Namora
Não se pode resistir sem ter ideais. Não se pode resistir sem ter sentimentos. José Casanova
há cerca de uma hora · 

*
*
Jose Anselmo Durão Duarte, Partido Comunista Povo Galego, Ricardo Cardoso e 46 outras pessoas gostam disto.
*
o
João Paulo Fonseca Resta acrescentar que não é possível actuar com eficácia sem ter racionalidade e frieza por cima dos sentimentos.
há 17 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaMaria Antunes gosta disto.
o
José Pedro Namora Por mim, não acrescentaria isso. E parece que o nosso Damásio, cientista, também não.
há 8 horas · GostoNão gosto · 1 pessoaLurdes Martins gosta disto.
o
Lurdes Martins
João Paulo Fonseca, permita-me desafia-lo para constatar que a maioria dos resultados científicos decorre do ante-saber "intuitivo", o chamado senso comum, conhecimento/observação apriorístico que tem a verdadeira função de comando sobre a ...teoria e, consequentemente, sobre os resultados. Ainda sobre estes, não deixa de haver sempre um olhar "emocional"
.
Por isso também a gigante diferença entre "conhecimento" e "sabedoria". Se aquele valesse mais que esta, o mundo estaria melhor, não acha?
.
Nem ainda o António Damásio descobriu onde se situa, no cérebro, a sabedoria, sobretudo a daqueles que, isolados numa qualquer serra séculos distante da intelectualidade citadina, a detém e, ainda por cima, são felizes...
.
Será a Natureza? A Natureza do Homem em sintonia com a natureza da Natureza? O respeito e aceitação de um pela outra? O "Vivam apenas" do grande José Gomes Ferreira?
.
Desde novinha que me fazia confusão o "penso, logo existo", sempre fui mais para o "sinto, logo existo". Agradeço aos cientistas que me pacificaram através das suas investigações...
...enquanto sentirmos estaremos salvos, acho.
.
Sintam! Por favor, sintam! O quê! Sintam! No mínimo, sintam-se...bem! Pois que, se soubermos ser felizes, havemos de vencer!
há cerca de uma hora ·
o
Victor Nogueira
O coração tem de ser temperado pela razão (raciocínio/inteligência). A intuição pode por vezes ajudar, mas por detrás dela está está sempre a observação e nunca contra a razão :)
.
Lurdes, a meu ver os conhecimentos nascem da observação na e da prática, nesta se fundamentam e por esta são validados. Errando se aprende desde que do erro se saibam tirar as conclusões certas :-)
.
A ciência não nasce duma intuição mas da observação e da experimentação !
há 4 minutos ·
.
.
.

Sem comentários: