domingo, 10 de outubro de 2010

A democracia, o nobel e a paz !



Rui Martins ‎"China considera Nobel de Liu uma “obscenidade”": Obsceno é haver hoje, em pleno século XXI, regimes que só se mantêm no Poder devido a Censura e a Prisões Arbitrárias e que rejeitam qualquer forma de Democracia ou Livre Expressão. Regimes que invadiram e agora colonizam 2 países livres (Tibete e Turquestão) e que têm ...apoiantes ferrenhos em Portugal, no PCP: 
.
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/partido-comunista-portugues-reitera-apoio-a-soberania-chinesa-no-tibete_1328131
.
Lamentável, para um Partido que esteve na linha da frente na luta contra a Ditadura salazarista...
.

China considera Nobel de Liu uma “obscenidade” - Mundo - PUBLICO.PT
feedproxy.google.com
.
“É uma obscenidade contra o prémio da paz”, refere uma reacção do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ma Zhaoxu. “Liu Xiaobo é um criminoso condenado pelo sistema judicial chinês por ter enfrentado as leis chineses”, reagiu o Ministério. “Atribuir o prémio Nobel da Paz a uma tal pessoa.
há 2 horas · (...)
o
Rui Martins observo que não contesta a existência de Ditadura na China nem o apoio a esta por parte do PCP.
há cerca de uma hora · 
o
Albertino Ferreira O que eu observo é que o meu caro não é capaz de responder a nenhuma das questões que lhe coloquei. Criticar um partido, no caso, o PCP por ter a mesma posição que tem o candidato presidencial que apoia é de ficar de boca aberta.
há cerca de uma hora ·
o
há 47 minutos · 
o
Victor Nogueira
Bem, isto da ditadura e da democracia tem muito que se lhe diga. A democracia ateniense era reservada aos proprietários das terras cultivadas pelos escravos e nem estes nem as mulheres tinham direito a botar faladura ou a gerir a polis. Portanto, seria uma democracia para os grandes proprietários e uma ditadura para a legião de escravos e para metade dos atenienses - as mulheres. Depois, para discutir se é ditadura ou democracia, temos de verificar a questão fundamental da natureza do Estado, isto é, quem beneficia das leis e sobre quem este exerce o poder repressivo! No século XVIII a revolução americana instaurou uma democracia para os grandes proprietários e para os detentores da propriedade privada dos meios de produção e da riqueza criada pelos trabalhadores. Não era uma democracia nem para os escravos, nem para os ameríndios, nem para os trabalhadores. O PS e o PSD apoiados pelo CDS governam bem em democracia, desde que a favor das transnacionais e do grande capital e contra o trabalho. Para estes, é uma ditadura mesmo que votem pois o voto é condicionado e a liberdade de imprensa é um mito ! Portanto a questão fundamental é saber quem beneficia do poder de Estado e da criação de riqueza: a minoria restrita dos proprietários ou a maioria dos criadores de riqueza ? Aqueles dizem que um governo destes é uma ditadura (sobre a minoria que detém as rédeas do poder), estes, tenham ou não consciência disso, sofrem uma ditadura que só deixará de sê-lo quando for a favor da maioria e do seu bem estar que a sociedade funcione, Os trabalhadores passam bem sem patrões e capatazes, estes últimos é que não existem nem sobrevivem sem trabalhadores/escravos e a riqueza por estes produzida!
há 35 minutos · GostoNão gosto · 1 pessoa
o
Albertino Ferreira Agradeço o link, Rui. Não vou comentar, por agora, o conteúdo das afirmações, a não ser que não estão relacionadas com a questão do Tibete e em nada desmentem o que afirmei.
há 26 minutos ·
o
Victor Nogueira
Quanto ao prémio Nobel, a verdade é que serviu para sossegar a consciência do inventor da dinamite, horrorizado com o uso que dela faziam. São prémios com forte carga política, especialmente nos campos da literatura da paz e da economia. Ficando-nos pela Paz (1) por ele foram contemplados falcões e ou inimigos da democracia, como a entendo - Obama. Jimmy Carter, United Nations Peacekeeping Forces, Lech Walesa, Gorbachev, Henry A. Kissinger,Thomas Woodrow Wilson, Theodore Roosevel .... 
.
Não me parece que haja lá qualquer cidadão da União Soviética ou dos restantes países do Bloco Socialista, embora a URSS não tenha lançado bombas atómicas nem apoiado as ditaduras e golpes de Estado financiados pela CIA por esse mundo fora, da América Latina a África e Ásia, para não falar na Indonésia ... 
.
Interessante a semântica ideológica; os países amigos dos EUA, são todos livres, mesmo que sejam sanguinárias ditaduras. Os países do Bloco Socialista e os que não alinham com o amigo americano, eram satélites da URSS ou ferozes ditaduras! Carpem-se lágrimas pelo Tibete onde os Lama viviam dum regime de escravatura a que a China pôs termo, mas condenam-se os bascos, os galegos, os irlandeses e muitos outros, incluindo a salgalhada criada na Península dos Balcans. Haja um mínimo de coerência.
#
JPC
O Comunismo já perdeu há décadas o seu sentido primordial e autêntico. Agora só existem últimos redutos dessa ideologia bacoca e utópica. Portugal é um dos locais onde ela existe, mas nem por isso é um local melhor para se viver.
.
Quanto à China é aquilo que é. Quanto aos chineses cá são o que são. Mais palavras para quê? Vivemos num mundo de hipocrisias.
há 17 minutos 
#
Victor Nogueira
Bem, utópico é o capitalismo, que fez sangrentas revoluções em nome da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade ! Começou a desenvolver-se na Europa no século XVI e já tem um triste historial de rapina, genocídio, esclavagismo, racismo, fome, desigualdade crescente, fraude, guerra e destruição da Natureza. E ainda não conquistou o mundo inteiro. Mas não é o fim da História, pk apenas será se a humanidade deixar que esse sistema predador destrua completamente a vida na terra!
.
LOL Grande argumento: a bacoquice ! Um argumento de morte !Que lhe faça bom proveito, a si que, quer queira quer não, só vive porque sonha enquanto dorme, sejam os sonhos beatíficos e repousantes ou aterrrorizantes pesadelos. Quando deixar de sonhar, é porque o seu cérebro está morto e a cova o destino do seu saco de ossos.
há alguns segundos
há 3 minutos ·
.
.

All Nobel Peace Prizes

http://nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/index.html

http://nobelprize.org/nobel_prizes/economics/laureates/

.


.

.


Sem comentários: