terça-feira, 31 de agosto de 2010

Carta aberta mal fechada !


* Victor Nogueira
.
.
Manuel Alegre é uma farsa que vive à conta dum tempo que já passou. Esteve sempre ao lado de Só-ares até Sócrates, nas políticas neo-liberais e de ataques à Constituição de Abril. Cumpre o papel de "entertainer" de serviço mas na hora da verdade a barricada dele é a mesma, desde que Só-Ares e Alegre, à vez, deixaram o PCP.
.
.

O tempo refrescou !



* Victor Nogueira
.
O tempo refrescou mas as notícias continuam requentadas: Duarte Lima e as embrulhadas em que está metido por causa da herança de Tomás Feteira, fazendo lembrar uma outra embrulhada entre a família Champalimaud nos tempos da outra senhora, neste caso para determinar a posse da cornucópia que ficou para António.
.
Fora isso, continuam os fogos de verão, a violência doméstica, os confrontos entre gangs e etnias diferentes, a  saga dos ciganos, enquanto os verdadeiros senhores do mundo dormem mais ou menos descansados. Cavaco pavoneia-se em férias pelo Algarve, para delícia das revistas cor de rosa e da fofoquice,  muito familieiro e amante da natureza ! O Bloco de Esquerda ameaça fraccionar-se por causa do apoio a Manuel Alegre, querendo apresentar um candidato próprio: Francisco Louçã. Um caso bicudo pois este insiste no apioo a Alegre e vangloria-se de questões fracturantes e clarificadoras entre a esquerda e a direita como sejam os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, descobrindo a pólvora - não existe Serviço Nacional de Saúde pelo que se torna necessário criá-lo! Não existindo Estado Social ou Estado Previdência, na douta opinião de Louçã, quer Passos de Coelhyo quer Sócrates andarão a fazer figura de tó-tós - um atacando e outro fingindo defender o que na douta opinião do senhor economista Louçã não existe !
.
Portanto a direita continua expectante da decisão de Cavaco e os 3 candidatos de "esquerda" segundo a imprensa, numa de fair play e porque os votos dos comunistas podem vir a ser precisos, acham muito bem que o PCP tenha apresentado um candidato próprio, porque irá enriquecer o  debate ! Quanto ao trânsfuga do PS (mais outra expulsão à vista?) pretende segurar os votos socialistas que se não revêm em Alegre por cauda dos esquerdalhos do Bloco. Como sempre, Mário Nobre Só-Ares foge da rédea "socialista" e demonstra a sua simpatia por .... Fernando Nobre, que sacode a acusação de oportunista que tem dado apoios políticos contraditórios !
.
Amanhã há mais e neste fim de semana é a Festa do Avante, um sapo para os restantes partidos que não passam do Pontal ou do Chão da Lagoa ou similar !
.
.

domingo, 29 de agosto de 2010

O mar enrola na areia ...



* Victor Nogueira
.
.
Dizem que Duarte Lima estava no lugar errado à hora errada, minutos antes da companheira de Tomás Feteira ter sido assassinada. Conseguirá ou não provar a sua inocência ? Sibilinamente, José Miguel Júdice, bem pago advogado da praça e da parte oponente, diz que se D.L. não declarou os cinco milhões de euros é porque não lhe pertencem e portanto devem ser entregues à embrulhada herança ! Declararão os profissionais liberais todos os seus rendimentos para efeitos fiscais Porque razão muitos profissionais liberais passaram a simples sócios de sociedades por quotas  ? Que engenharias contabilísticas por ventura usarão ? Que paraísos fiscais serão utilizados pelos seus clientes?
.
Mas lá que  há advogados com mau olhado, isso há. Não só Duarte Lima. Também no Futebol apenas um investigado foi condenado, por sinal também advogado, de sua graça Vale e Azevedo, que continua foragido lá pela loura Albion.
.
O processo Casa Pia terá o seu desfecho dentro de dias com a leitura da sentença. Carlos Cruz, que se tem desdobrado em intervenções mediáticas, afirma que conhece pessoas envolvidas que não foram pronunciadas e pertencentes a outras forças políticas que não o PS ! Sim, que a história está mal contada e a montanha pariu um rato e duvido que pouco mais saia para fora ! Apenas uma perplexidade: com advogados tão famosos e seguramente bem pagos, ao longo de anos, quem assumirá a factura das despesas ?
.
Impante o Governo resolveu que para continuar a beneficiar dos subsídios de apoio os eventuais interessados só poderão fazê-lo pela Internet. Xico-Espertice para cortar nos apoios sociais em nome da modernidade ! (1)
.
.
_____
.

.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Portugal - Um país de brandos e seculares costumes !


 Lisboa - Auto de Fé no Terreiro do Paço
* Victor Nogueira
.
A deportação de ciganos (1) em manada pela França da "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" na Europa sem Fronteiras acusados de criminalidade sem julgamento, já vem sendo seguida por outros pilares da  "Democracia" como Alemanha, Itália, Dinamarca e Suécia. Para não falar nas restrições impostas à Roménia e à Bulgária na Bélgica, na Alemanha, na Irlanda, na França, na Itália, no Luxemburgo, na Noruega, na Áustria, no Reino Unido e em Malta. A livre circulação de pe$$oa$ e capitai$ é apenas destes e as ba$e$ do cri$tiani$mo que queriam introduzir na "Con$tituição" europeia são muito restritas e vazias de amor ao próximo. E a queda do  Muro de Berlim e o fim das "ditaduras" comunistas não trouxe para os povos da União Europeia o oásis paradisíaco prometido nem o fim  das hi$tória$ e muito menos dos Muro$ !
.
País de brandos costumes e exemplo de tolerância racial tem sido Portugal, dizem ! Mas basta ler os comentários on line em jornais de referência como o Público   ou escutar as pessoas no dia-a-dia para ver que não é bem assim! Também  se defendem teorias xenófobas e de expulsão que beiram perigosamente a eliminação física ! Os ciganos e os romenos são por tais opinadores a causa de toda a criminalidade e os romenos os pais das Máfias de Leste. Há mesmo um iluminado que afirma que "venda ambulante" não é trabalho. Trabalho é o do Belmiro e Cia, com as suas cadeias de lojas desde o minimercado à grande superfície comercial, seja o Freeport, o Colombo, o Vasco da Gama, o Fórum Almada ou similares.
.
Tivessem dois dedos de testa e defenderiam que aos imigrantes fossem reconhecidos os mesmos direitos individuais e sociais, que a Grande Europa desregulamenta em benefício do Grande Capital e da Alemanha, com a França, o Reino Unido e a Itália a reboque em bote para não perderem a bota !
.
Numa embrulhada está metido Lobo Antunes. Não gosto do homem e do escritor aprecio  apenas o cronista ! Mas num livro da série "Uma Longa Conversa com ... " teria afirmado que lá na companhia ou batalhão que comandava na guerra colonial, segundo directivas superiores, eram dados tantos pontos por cada "turra" (terrorista, como se chamava aos guerrilheiros dos movimentos de libertação) morto e a soma dos pontos permitia sair duma zona de perigo para uma mais calma. Pelo  que para somar pontos matavam-se "turras" a torto e a direito, fossem ou não guerrilheiros, novos ou velhos, mulheres ou crianças. Isto levantou uma enorme celeuma entre os graduados das Forças Armadas e alguns ex-combatentes que ameaçaram sovar o doutor médico psiquiatra escritor Lobo Antunes, que atabalhoadamente se justificou afirmando que se tratava duma metáfora ! Que as Forças Armadas, a PIDE e os Flechas não eram instituições caritativas durante a guerra colonial e não só, já se sabia, como estão comprovados massacres, assassinatos e crimes de guerra por elas cometidos, como aliás sem alarido têm sido denunciados ou referidos por ex-combatentes na revista Domingo do Correio da Manhã: "A Minha Guerra".
.

Claro que o senhor Lobo Antunes tem um Ego incomensurável e não perdoa que lhe não tenha sido atribuído o Prémio Nobel da Literatura,  embora tenha surgido com um ar felicíssimo nas fotos empunhando a papeleta do prémio Camões 2007, ao lado de Cavaco, como a dona de casa a quem saiu uma máquina de lavar roupa !. E o senhor Lobo Antunes pensará do alto da sua sumidade que todos são parvos e "poetas", metaforicamente falando mesmo a despropósito!
.
Lobo Antunes não é um herético comunista colocado no index por um tal Sousa Lara dum Governo de Cavaco e Sant'Anna Lopes, ambos homens sem Cultura, um simples tecnocrata, outro Bon Vivant da Noite e da farra,  nem escreveu qualquer "Evangelho Segundo Jesus Cristo" ou sobre "Caím", cuja "virulência nem de longe se apresenta igual à de "Velhice do Padre Eterno", de Guerra Junqueiro (3), "A Relíquia" e o "Crime do Padre Amaro", de Eça de Queiroz (4) (5) ou um  dos poemas de Alberto Caeiro (6), tendo os dois últimos autores lugar marcado na história da Literatura Portuguesa !
.
José Saramago - Prémio Camões 1996
.
O processo da guerra colonial portuguesa não está feito porque os próprios militares na generalidade o têm escrito de acordo com as suas conveniências. O Movimento dos Capitães era isso mesmo, um movimento corporativista dos capitães militares profissionais cansados do exercício da sua profissão e da falta de candidatos para suprir as vagas na Academia Militar. O seu carácter mais abrangente teria partido de Spínola, ao propor o seu re-baptismo como Movimento das Forças Armadas, mas uma grande parte dos seus mentores e comparsas. tal como Spínola e a maioria dos membros da Junta de Salvação Nacional,  pretendiam apenas uma mudança de moscas ! O movimento popular deu-lhe a volta até ao 25 de Novembro. Ingenuamente ou não Sousa e Castro escreveu um livro "Capitão de Abril Capitão de Novembro" em que terce armas pela pureza "apartidária" do MFA, afirmando nem sequer saber na altura quem era Álvaro Cunhal e, consequentemente, conclui-se, nem a directiva dada aos comunistas para aceitarem a incorporação para agirem por dentro das Forças Armadas contra a Guerra Colonial!
.
Mas as forças vitoriosas em 25 de Novembro foram ingratas para com os militares do 25 de Abril ou "moderados" do 25 de Novembro, tendo o próprio Mário Só-Ares agraciado Spínola pelo seu contributo à democracia, entretanto elevado ao Macheralato  (7) talvez em recompensa da sua péssima actuação como político e como estratega militar e como presumível chefe duma rede bombista e terrorista de extrema direita, tal como as miméticas FP 25 de Abril de Otelo Saraiva de Carvalho




Ver no Scriptorium Index e D'Ali e D'Aqui
.
(6) Em 5 de Fevereiro de 1987, o então Presidente Mário Soares,  designou-o chanceler das antigas ordens militares portuguesas, tendo-lhe também condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar da Torre e Espada (a maior insígnia militar portuguesa), pelos «feitos de heroísmo militar e cívico e por ter sido símbolo da Revolução de Abril e o primeiro Presidente da República após a ditadura».
(7)  Marechais Portugueses no século XX

Marechais do Exército 

  1. Manuel de Oliveira Gomes da Costa - 1926
  2. António Óscar de Fragoso Carmona - 1947
  3. António Sebastião Ribeiro de Spínola - 1981
  4. Francisco da Costa Gomes - 1982

Marechais da Força Aérea

  1. Francisco Higino Craveiro Lopes - 1958
  2. Humberto da Silva Delgado - 1990 (a título póstumo)
.
Curiosamente, Spínola foi elevado ao posto de Marechal antes de Costa Gomes ou de Humberto Delgado
.
Inquisição segundo Drauzio Varella para a Folha de S. Paulo
.
.
.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

The $how bu$$ine$$ mu$t go on ! It'$ All Bu$ine$$


* Victor Nogueira
.
Um acidente na A25 provocou o embate em cadeia de vários automóveis, alguns dos quais se incendiaram, provocando 5 mortos, 50 automóveis envolvidos e setenta e tal feridos, alguns em estado grave. As causas imediatas seriam o denso nevoeiro e  o piso escorregadio em resultado das chuvas que transformaram o piso numa pasta escorregadia. Fora isso, e por experiência própria, a falta de civismo e de condução preventiva que é característica no Norte de Portugal. Acrescentam outros como causa a extinção da Brigada de Trânsito da GNR, substituída por controle de velocidade por radar, O Governo "caça" as multas e poupa na segurança. A mesma preocupação que o faz entregar as auto-estradas aos privados, que embolsam os lucros das portagens, que levam as pessoas a escolher os velhos caminhos, agora maltratados por falta de verba do Estado, logo com maior risco.
.
O PCP anunciou ontem a apresentação dum candidato próprio  com um programa próprio. Logo na SIC  do Balsemão dois comentaristas encartados de direita se desdobraram em congeminações sobre a má escolha do PCP, um candidato desconhecido, ortodoxo, blá blá. Como se estivessem interessados nas propostas dos comunistas e na sua vitória.
.
Assim, segundo a imprensa dominante, a "esquerda" tem quatro candidatos: Manuel Alegre, apoiado pelo PS e pelo Bloco de Esquerda, profundamente comprometido com a política   neoliberal e de submissão à União Europeia do PS desde sempre, Fernando Nobre, um ilustre desconhecido presidente da AMI, um trânsfuga do PS, cujo nome não fixei, e Francisco Lopes, indicado pelo PCP.
.
Quanto à direita, segundo a  mesma comunicação social, sente-se orfã por não se reconhecer em Cavaco Silva, que de Conrado mantém o tabu e o prudente silêncio. E avança nomes na área da democracia cristã - Bagão Félix, o Pai do tenebroso Código de Trabalho que Sócrates PS com o apoio de Só-ares e Alegrete agravou apesar de em campanha eleitoral ter prometido o contrário. Outro candidato é o menino guerreiro que anda por aí, de seu nome Sant'Anna Lopes, o mimético de Alegre no PPD/PSD. Os manos Dupond e Dupont de Hergé !
.
A candidatura do PCP mereceu fartos comentários on line no Público, muitos deles estilo cassete: a despropósito lá vem a URSS, as ditaduras comunistas, os milhões de mortos nos Gulags, enfim, a traquitana do costume !
.
No Chile, ao fim de três semanas, descobriram que 33 mineiros sobreviveram a uma derrocada numa mina onde as condições de segurança não eram cumpridas e que levarão dois ou três meses para serem libertados, pois estão a 700 metros de profundidade. Sobreviverão tanto tempo 33 homens em clausura, num espaço restrito, sem condições sanitárias, na escuridão e sem nada para fazerem ?
.

Ah! E a imprensa  cala-se com a expulsão pelo PS desse insigne democrata  de seu nome Narciso Miranda mais cento e tal impolutos camaradas por desrespeito aos estatutos do partido e por concorrerem em listas próprias contra listas de candidatos apoiadas pelo PS. Naturalmente, como diz a sabedoria popular, quem não se sente não é filho de boa gente. Fosse no PCP, seria uma berraria, assim está tudo mudo e quedo. Mas Narciso não é homem que se fique: porquê ter-lhe calhado a fava se Mário Só-ares, enquanto Secretário Geral do PS, não apoiou Ramalho Eanes contrariando o Partido, porquê Miranda, se Guterres, enquanto Secretário Geral do mesmo Partido não apoiou o referendo por este proposto sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez, porquê Narciso Miranda, quando Alegrete com voz de trovão clama para depois apoiar o que lhe colocam na gamela nada lhe tendo sucedido por candidatar-se contra o PS nas últimas eleições e agora ter decidido apresentar-se à revelia do Partido !? Porquê esta sanha contra o ex-Presidente da Câmara de Matosinhos, quando Sócrates foi acolher em triunfo Fátima Felgueiras regressada do Brasil, sem tuste e contra a qual nada ficou provado criminalmente? !  “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.” (Eclesiastes 1:2)
.

The $how bu$$ine$$ mu$t go on ! It'$ All Bu$ine$$
.
.
continua em 
.

Money, Money, Money - duas interpretações - Abba e Lizza Minelli

.

.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A guerra e o romance

 goya - os desastres da guerra

* Victor Nogueira
.
Acabei de reler de Erich Maria Remarque a obra "A Oeste Nada de Novo" e  a sequência que desconhecia "O Caminho do Regresso", o primeiro passado nas trincheiras da I Guerra Mundial, que na altura se supunha ser a última, e o segundo sobre a desmobilização, o caos e o desencanto após o término da mesma para os alemães. Os livros deste autor foram queimados pelos nazis pelo seu pacifismo, mas neles a guerra   e os seus horrores perpassam como leve e suave brisa, sem a truculência verbal e a violência inscritas na obra de Sven Hassel. 
.
É verdade que Remarque nas obras posteriores descreve com ironia mas também com leveza a violência e o absurdo do III Reich a a integração natural de muitos deles no processo de "democratização" da Alemanha Federal, como se tivesse havido uma esponja que apagasse a bestialidade, a corrupção e o arrivismo dos "fiéis" servidores do nacional socialismo nas fileiras das Forças Armadas nazis.
.
A mesma leveza que perpassa pela obra denunciadora de Hans Helmut Kirst e que não existe em Simonov ou Manfred Gregor, muito mais "cinematográficos" na sua linguagem ou forma de expressão, tal como Sven Hassel
.
.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Que Homem Novo ?


Foto: Ah!Fotografia

O nascimento do homem novo
The birth of the New Man
2,00 x 1,90m

Sobre Salvador Dali
After Salvador Dali

Mostra Zeróis: Ziraldo na Tela Grande

* Victor Nogueira
.
.

Uma onda de xenofobia dirigida começa a varrer a Europa, desta vez tendo como alvo os ciganos ! França e Itália comandam  meste momento o pelotão .A União Europeia é uma treta, a liberdade de circulação limita-se apenas à do  grande capital e os direitos não são os dos trabalhadores ou dos cidadãos. A igualdade das nações foi um engodo e um dias destes ao passar os olhos por "Um político confessa-se - dário 1960-68" (1), de Franco Nogueira, verifico que em meados do século passado já este anotava que a Alemanha ia conseguindo o que Hitler não conseguira. Claro que persistem as contradições desta com a França e o Reino Unido que primeiro haviam chegado ao capitalismo e à exploração colonial. Quanto aos restantes países não passam de peões num jogo em que já foram reduzidos à sua dimensão descartável !
.
Em tempos de crise, nada como anestesiar as massas em favor das ma$$as e descobrir inimigos: os comunistas, os maometanos (mas não os   da Arábia Saudita), os mexicanos, numa palavra, os imigrantes. Quanto mais desprotegidos, melhor para a acumulação e centralização do capital !
.
Foram os judeus perseguidos pelos nazis e pela Igreja Católica? Não se nega. Mas vítimas do holocausto foram também os ciganos, os eslavos, os comunistas e socialistas. Na antiga URSS os comandos de execução reuniam todos os judeus e comunistas durante a II Guerra Mundial e executavam-nos pura e simplesmente. E aos prisioneiros do Exército Vermelho os nazis não reconheciam o estatuto de prisioneiros de guerra !
.
A besta na Europa esteve adormecida mas agora, em tempo de crise global do capitalismo, mostra a  sua face, lentamente ! Que tempo resta à Humanidade ?
.
Estão alguns pensando que "alguéns" deve colonizar o Espaço para garantir a sobrevivência da Humanidade ! Mas qual humanidade ? Os que constituíram o "melting pot" estado-unidense criaram uma sociedade baseado no extermínio dos ameríndios, na desigualdade, na intolerância e  na predestinação ! Do mesmo modo os Israelitas. Os oprimidos não construíram o Homem Novo, limitaram-se a reproduzir o velho com as taras e vícios de que se pretenderiam libertar !
.
.

dali - nascimento do homem novo
.
(1) - Editora Civilização - Porto - 1986

.

sábado, 21 de agosto de 2010

Lima Limão


* Victor Nogueira
 .
A novela jornalística actual gira à volta de Limas - por um lado a enorme fortuna de Tomás Feteira a partir das limas de Vieira de Leiria, que lhe permitiram chegar a ser um dos homens mais ricos do mundo, deixando uma  enorme fortuna em bolandas com herdeiros e presumíveis herdeiros e um falecimento à mistura em que aparece ou não envolvido outro Lima, advogado da companheira e ex-secretaria do arqui-milionário, assassinada ou executada no Brasil.
.
Numa reportagem no Público conta-se o segredo do sucesso das limas de Vieira de Leiria com repressão sobre os trabalhadores, bufaria, PIDE e sobre-exploração da mão de obra, no tempo de Salazar, crias e mandantes, com retorno aos explorados dumas migalhas a serem administradas por mais uma benemérita Fundação mai-la Junta de Freguesia. Tudo isto numa grande embrulhada com triliões de tostões à mistura e o ponteiro da balança a dar-a-dar !!
.
.
Continua no Kant_O_XimPi
.

A fórmula secreta dos Tomé Feteira

.

.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ninguém escreve ao Coronel



* Victor Nogueira
.

[18-08-2010 21:04:23 | Editado 21:10:49] Victor Nogueira: Ninguém escreve ao coronel, talvez por ter ficado isento do serviço militar obrigatório nem feito a guerra colonial..."Aos 18 anos quando fui à inspecção militar obrigatória, em Angola, fiquei isento de todo o serviço militar, por causa da descoordenação motora resultante do meu nascimento, que na altura controlava pior  do que agora. Por isso não fiz a guerra colonial ao contrário do meu irmão, que foi apurado pois nessa altura já eram tantos portugueses a emigrar para não irem à guerra que o Governo incorporava quase todos os brancos e passou a constituir regimentos de negros comandados por bancos !
.
[18-08-2010 21:18:44] Victor Nogueira:  Se tivesse feito a tropa, seria como oficial - alferes miliciano, passando à disponibilidade como tenente miliciano. Coronel é um posto do exército imediatamente inferior a oficial general.  O meu irmão entrou e saiu como suboficial - furriel miliciano, a que se seguem vários postos de sargento ! Um sargento do quadro permanente (profissional) nunca passaria acima de capitão, posto imediatamente superior a tenente. Quem assegurava a guerra eram os oficiais milicianos e os capitães do quadro, que fizeram a revolução dos cravos pois, perante a falta de quadros da Academia Militar, o Governo fascista resolveu que os tenentes milicianos poderiam ingressar no quadro depois dum curso acelerado,  passando à frente dos oficiais do quadro i.e. dos capitães provenientes da Academia Militar. 
[19-08-2010 03:06:00] Victor Nogueira: No Brasil o Coronel era um grande latifundiário, cujo título comprava ao governo nos séculos XIX e XX, no Nordeste Brasileiro, com milícias privadas ao seu serviço. Tais milícias deram origem aos jagunços, protectores e assassinos a soldo às ordens do grande proprietário rural, do seu caciquismo, fraudes eleitorais e repressão dos camponeses e assalariados rurais ou de quaisquer movimentos reivindicativos destes.
[19-08-2010 03:07:38] Victor Nogueira: Ninguém Escreve ao Coronel (El coronel no tiene quien le escriba) foi um dos primeiros contos a serem escritos por Gabriel García Márquez, publicado no final de 1961. Podes saber mais aqui
[19-08-2010 03:08:07] Victor Nogueira:



.
.
Autor - André Lemos
.
http://opuntia-syndrome.blogspot.com
.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Contra a maré !


1. A propósito da lapidação de mulheres em Países Islâmicos
.
Não é preciso ir tão longe: em Portugal diariamente homens matam mulheres, companheiras, ex companheiras, namoradas, e por vezes o contrário, sem julgamento; os assassinos são juízes e executantes da sentença ! Ah! Não esquecer a matriz católica de Portugal e Cristã da União Europeia !
.
.

.
Portugal era um Paraíso, o Fascismo, a repressão e a Guerra Colonial nunca existiram e o Tarrafal era um Hotel de 5 estrelas e não o campo da Morte Lenta ! Os massacres de Mueda, Luanda, Wiriamu, Pidjiguiti, Baixa do Cassange e outros foram erros colaterais ! Haja vergonha !
.
.
3. Mário Soares não gostou do «reaparecimento público» de Fidel.
.
Só-Ares é como o vinho rançoso - com a idade vem-lhe a verdade ao de cima. Que outra coisa se pode esperar do Pai da Demo-Cracia em que vivemos !? Mas ... porque dar publicidade a quem com tanta mentira descaradamente assumida com lantejoulas de vaidade nem sequer a gratidão do Grande Capital granjeou? Quanto a quem ele enganou e pelas crias quer ser enganado, nada a fazer !
.
.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Outros tempos, outros cabedais ! Ou ... capitais ?


* Victor Nogueira
-

Os incêndios continuam, o País arde e os governantes estão de férias. Parece que a vida para em Portugal nos meses de verão, como se a política entrasse no casulo para despertar em  força na chamada "rentrée". Reza certa imprensa que a rentrée de Passos de Coelho/PSD no Pontal se saldou num fracasso, com o líder a falar às massas de ... madrugada. O homem não sabe que as grandes declarações tem de ser feitas à hora dos telejornais. Enfim ... Quanto ao Cavaco estará mais interessado em ser ... re-eleito, pelo que navega em mar de calmaria !
.

A propósito do último post dei por mim a rever vídeos de intervenções televisivas de Salazar e Marcelo, a preto e branco, com o primeiro a ler por cima dos óculos e o segundo olhando para o teleponto, colocado acima da nossa cabeça. E revi as notícias dos massacres de 15 de Março de 1961, no Norte de Angola, aparentemente inexplicáveis, mas nem uma palavra sobre os massacres de camponeses negros  na Baixa do Cassange semanas antes ou de Salazar ter sido advertido da eclosão das revoltas e nada ter feito. Aquilo de que se não fala não existe, era uma das máximas do fascismo! Ou como se diz ou dizia até há pouco, se dá na TV é porque é verdade ou é bom !
.
No tempo do antigamente os telejornais tinham um guião seguindo a hierarquia política, sendo o País um mar de rosas e o estrangeiro um caldeirão infernal ! Agora a hierarquia é abrir com o sensacionalismo e muitas vezes andar a mastigar pescadinhas de rabo na boca sem nada acrescentar de novo, de que a reportagem da queda da ponte de Entre-Rios há anos é um bom exemplo.
.
Começou a volta a Portugal em bicicleta, mas já não tem o atractivo dos tempos da outra senhora.  Aliás, nas estradas e caminhos já não se anda de carroça atrelada a um burro, espécie em vias de extinção, nem de bicicleta ou motorizada ou lambreta  ! Outros tempos, outros cabedais ! Ou ... capitais?
.
Da vida e das lutas do povo só se fala quando há desgraças ou despedimentos. O resto seriam tricas políticas e não fosse o Avante e o povo seria apenas a fachada para enfeitar comícios, agitando bandeirinhas, Antigamente e ordeiramente, de Portugal, do Minho a Timor, hoje dos partidos em disputa !
.
.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Ainda a correspondência entre Marcelo e Salazar - o discípulo e o mestre



* Victor Nogueira
.
.
No livro que estou lendo e a que já fiz referência em post anterior  (1) relativo à correspondência entre Salazar e Caetano, verifica-se que Marcelo é uma pessoa impulsiva e braço direito de Salazar, estando eu numa fase em que mutuamente metem "cunhas" um ao outro. Mas na correspondência quase nada se refere a não ser acidentalmente (e a correspondência é uma selecção do organizador) à sucessão de Salazar a Carmona ou do terramoto que foi a candidatura de Humberto Delgado. Após a II Guerra Mundial Salazar opta por manter a ficção dum Portugal Uno do Minho a Timor, enquanto Caetano é adepto vencido duma Federação de Estados, ideia que tentaria retomar em 1969 mas que Américo Tomás logo cortou cerce. Ideia que Spínola retomará na sua obra "Portugal e o Futuro", em 1973.
.
Mas enquanto Caetano se desdobra em actividades, Salazar é mais contido. Num aspecto ambos estão de acordo: a fraqueza da esmagadora maioria dos quadros da União Nacional e a divergência quanto ao Corporativismo, que Caetano levará sempre a peito e que para Salazar pouco significava, o que levou à separação de ambos.  Outro aspecto interessante é o das consultas mútuas, em círculo aparentemente quase fechado, para preencher os lugares de Procuradores à Câmara Corporativa, face à aridez de quadros, bem como de outros organismos. Ambos consultam-se mutuamente, o que prova que eram eles o esteio do regime e das escolhas dentre a quase geral pobreza franciscana do regime.
.
Num mundo mediático como o de hoje, nenhum deles a meu ver teria grande futuro - Salazar tinha presença física mas   voz esganiçada e Caetano, tendo voz e geito para "teatro", não cuidava da sua imagem. Revendo hoje as conversas em família verifica-se que lhe faltava um consultor de imagem, o que aliás naquele tempo não era necessário pois não havia espaço para uma oposição organizada e à luz do dia.
.
Daí que sejam insólitas as suas alegrias pelos resultados "eleitorais" e os elogios de Salazar aos por ele considerados "excelentes" discursos de Caetano, quer enquanto dirigente da União Nacional, que este considerava um mero local de intrigas e cunhas provincianas, quer enquanto Presidente da Câmara Corporativa dum corporativismo que nunca funcionou nem funcionaria sem a repressão ou apesar dela!
.
.
(1) - A bolsa ou o bolso bolsam?

Ver no Galeria & Photomaton
.

Salazar Nas Comemorações de 28 de Maio (excerto)

.

e no D'Ali e D'Aqui

.

Marcelo Caetano - discurso do sucessor de Salazar e a Revolução dos Cravos

.

.


sábado, 14 de agosto de 2010

Escritos reflexianos !

 .
Magritte - A Promessa
.

* Victor Nogueira
.
.
Há dias escrevi sobre um cientista que, perante a previsível destruição da vida na terra, (1)  para que Fidel Castro tem chamado a atenção nestes últimos dias, para além, de Miguel Urbano Rodrigues. (2) a salvação da (des)humanidade estaria na colonização do espaço, não se devendo pôr todos os ovos no mesmo ninho, assim ao geito da família real britânica que nunca viaja toda no mesmo meio de transporte, antes se espalhando por vários.
.
E dizia nesse post que tais naves subsidiadas na construção pelo mexilhão, serviria para a sobrevivência dos tubarões ! Pois dias depois a imprensa referia a existência de vários bancos de dados genéticos espalhados pela terra, com um cofre central na Noruega (3).
.

Mas depois dei por  mim a pe(n)sar que os tubarões e todos nós no mundo "civilizado" estamos de tal modo dependentes de máquinas que funcionam graças a diversificadas fontes de energia e dependemos de circuitos comerciais que não controlamos que mais fácil seria sobreviver o mexilhão que o tubarão e que nada seria como no romance de Pepetela, Quase Fim do Mundo.(4) Pelo que a eventual sobrevivência da humanidade seria a sobrevivência da (des)humanidade, praticamente reduzida à estaca zero, de nada lhe servindo a eventual preservação de bancos genéticos, de corpos conservados no frio à espera da ressurreição ou de bibliotecas escritas em idiomas de "muitas e desvairadas gentes", numa linguagem inacessível ao comum dos mortais, assoberbados pela sobrevivência no dia a dia !
 .
.
Magritte - Corda Sensível
.
.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A bolsa ou o bolso bolsam?



* Victor Nogueira
.
.
O tempo refrescou embora à noite, estando fresco lá fora, está quente cá dentro pois tenho a janela fechada, aqui no cimo da "montanha".
.
Ronaldo e o filho estão para banhos, tal como o engenheiro-chefe, refrescando-se enquanto o país arde, bombeiros morrem,  reservas naturais são destruídas e um alto clero faz apelos patéticos contra os incendiários, das florestas e não de emprego e da economia!
.
O folhetim Casa Pia entrou a banhos, depois das ameaças dos advogados de anularem o julgamento e na Procuradoria Geral da República, a propósito do Freeport, andar tudo numa fona: Procurador Geral,  Procuradores não gerais, opinin makers and so on. Uns lançando achas para a fogueira, outros procurando do lume tirarem as castanhas sem se queimarem, uns procurando pôr água na fervura, outros atiçando  as brasas !
.
Numa grande página amarela o público ou alguém por ele anuncia que os conteúdos editoriais estão protegidos por direitos de autor! O Vigilante é uma tal visapress (c), instituição sem fins lucrativos. Já não bastava pagarmos para fazer publicidade nos sacos de super, hiper ou mini mercados e doutros estabelecimentos comerciais ou da imprensa escrita, como agora a publicação  ocasional em blogs poderá violar  direitos de autor! Ora toma, queres fazer publicidade à borla? Nem penses. Passas a pagar para me fazeres publicidade !
.

Embrulhado embrulhado parece que ficou o caso da herança Tomás Feteira, que nos tempos de  Salazar terá sido uns dos dez homens mais ricos do Mundo. O Pilim, é tão engraçado o Manganão ! E a Polícia brasileira insiste que Duarte Lima explique a sua ida ao Brasil e o seu encontro com a sua constituinte assassinada horas depois dele a largar noutro local!
.
O Correio da Manha, para além de inúmeros anúncios de "massagistas", muitas mostrando a bunda ou os seios, o que devem ser instrumentos  para  uma nova e saudável técnica de massagem, publica inúmeras fotos femininas soft-core, muito apelativas, ao pé das quais as coelhinhas do Playboy Portuguesa e a niña de Mirandela ganham seráficas asas.
.

Estou a ler um interessante livro com a correspondência mútua entre Salazar e Caetano (1932/1968), antecedida dum interessante texto enquadrativo de José Freire Antunes. Uma correspondência de mais de meio século  com quezílias  pelo meio entre o "discípulo muito atento, respeitoso, admirador e obrigado" e o mestre "muito grato, admirador e amigo atento".
.


Nas cartas Marcelo revela-se uma pessoa pragmática, evoluindo da monarquia para a república, impulsivo, muitas vezes sem papas na escrita mas depois indo refrear eventuais estragos da sua impulsividade face à placidez do Mestre.
.

Mas se após a II Guerra Mundial Salazar recusou candidatar-se à Presidência da República, abrindo talvez caminho a Marcelo se tal tivesse sucedido, a verdade é que mais tarde não teve força para se opor à recandidatura de Américo Tomás, que logo lhe cortou as asas face à sua tibieza e idiossincracia, que levaram à patética entrega do  poder ao general Spínola para que aquele não caísse na rua, em 25 de Abril de 1974. Mas essas são já outras reflexões.

.
.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Braseiros em Fogo Lento



* Victor Nogueira
.
Portugal continua literalmente a arder, especialmente a norte do Rio Tejo, de nada valendo a Moca de Rio Maior ou a Senhora de Fátima. Com tanto fogo todos os anos, é de surpreender que ainda haja restolho ! Mas há, como há furos ainda no cinto para apertar ! Já menos surpreendente é que algumas bolsas continuem a inchar ! Ou que se construam menos  casas. Ou que as pessoas prefiram arrendar a comprar casa ! O que não impede a banca de engordar como a rã ! Ou que se vendam mais carros de luxo e menos utilitários ! E que nestes se torne banal o que antes eram luxos à parte pagos !
.
Tomás Feteira ressuscitou, não como Lázaro, mas devido a uma embrulhada com os herdeiros da sua enorme fortuna, assassinada que foi em Dezembro último a sua antiga secretária e companheira marital. Uma embrulhada  com   milhões à mistura ardendo, sem falar  nos ilustres advogados  das partes em litígio, como José Miguel Júdice e Duarte Lima !
.

Fidel continua a falar nos riscos duma guerra nuclear e duma possível destruição da vida no planeta, enquanto o Público do Tio Belmiro dá conta das ideias dum cientista advogando que a salvação da Humanidade está na colonização doutros planetas, pois não se devem pôr todos os ovos no mesmo ninho.(1) Está-se mesmo a ver quem custearia tal programa de colonização estratosférica em naves cujos passageiros, desta feita, não seriam mexilhões mas tubarões!
.
Haja Saúde e Fé em Deus ou na (des)Humanidade ! Ou, por outras palavras, Alá é Grande e Maomé o Seu Profeta!
.
.
.

Postman2001 | 23 de maio de 2007
Clips... Eu Vim De Longe - José Mário Branco
.
.
Quando o avião aqui chegou
Quando o mês de maio começou
Eu olhei para ti
Então entendi
Foi um sonho mau que já passou
Foi um mau bocado que acabou

Tinha esta viola numa mão
Uma flor vermelha n´outra mão
Tinha um grande amor
Marcado pela dor
E quando a fronteira me abraçou
Foi esta bagagem que encontrou

Eu vim de longe
De muito longe
O que eu andei p´ra´qui chegar
Eu vou p´ra longe
P´ra muito longe
Onde nos vamos encontrar
Com o que temos p´ra nos dar

E então olhei à minha volta
Vi tanta esperança andar à solta
Que não exitei
E os hinos cantei
Foram feitos do meu coração
Feitos de alegria e de paixão

Quando a nossa festa s´estragou
E o mês de novembro se vingou
Eu olhei p´ra ti
E então entendi
Foi um sonho lindo que acabou
Houve aqui alguém que se enganou

Tinha esta viola numa mão
Coisas começadas noutra mão
Tinha um grande amor
Marcado pela dor
E quando a espingarda se virou
Foi p´ra esta força que apontou
.
,.
http://www.lyricstime.com/jos-m-rio-branco-eu-vim-de-longe-lyrics.html
.
.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Luísa Mesquita e Dias Lourenço


*  Victor Nogueira
.
.
Discordo completamente da publicidade que está a ser dada a um blog desconhecido e a uma mulher que escolheu outro caminho, como muitos/as outros/as que traíram mas de que a burguesia e os meios de comunicação já não falam, que tiveram o seu minuto de glória e de vez em quando são desenterrados para números folclóricos! Que sejam  comunistas a desenterrá-los/las é que me admira! Há muitas outras questões prementes em Portugal a denunciar e a merecer a nossa luta. Deixem os mortos vivos no caminho que escolheram o caminho onde todos nós acabamos - o cemitério, uns com honra e dignidade, outros abjectamente!
.
.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A caminho do Pensamento Único?



* Victor Nogueira
,
Fechou o Cinema Quarteto, em Lisboa. Fechado já ele estava há anos, mas agora a decisão é inapelável. O que o distinguia no panorama nacional, tal como ao ainda sobrevivente King Triplex, era o facto de permitir o visionamento de cinema alternativo ao dos EUA. Não se tratava dum grande cinema como aqueles que fecharam em Lisboa, como o Eden, o Condes, oTivoli, o Império ou o Monumental, entre outros. Dos grandes cinemas apenas o Porto salvou o Coliseu e, salvo erro, o Rivoli.
.
Uma passagem de olhos pelos jornais de antes do 25 de Abril e de agora permite ver que acabaram os cinemas de bairro, com dois filmes, e cinematografia vfriada, apesar da censura. Hoje, são inúmeras mini-salas com o mesmo filme por todo o País,  desaguando a maioria em centros comerciais.
.
Não fossem as autarquias e muitos cinemas teriam terminado sem honra e glória; é graças às autarquias, a Festivais de Cinema e à cinemateca nacional que ainda é possível ver outras filmografias, como em Setúbal acontece com o cine-teatro Luísa Todi (fechado para remodelação) e o Cinema Charlot. Em Setúbal fecharam os cinemas Júpiter (agora pertencente a uma igreja de aconselhamento após ter sido templo da IURD), Bocage (agora estabelecimento comercial), Grande Salão Recreio do Povo (de que se conservou apenas a fachada, sendo agora uma instituição bancária) e o Casino Setubalense, que foi um dos melhores cinemas do país, agora completamente esventrado e condenado ao camartelo.
.
Do mesmo modo as livrarias tertulianas vão desaparecendo: em Setúbal encerraram a da Papelarias do Sado, a da Central Distribuidora Livreira (ligada ao PCP), e para lá talvez caminhem a Antecipação e a Culsete. Restarão a Hemus e três minis; a Uni-Verso, a Galo e uma outra cujo nome não me ocorre.  Tudo graças ao Fast Food do Centro Comercial Jumbo/Auchan, que aliás também acabou com as lojas que vendiam discos. É o "progresso" a caminho do "pensamento único".
.
Também uma passagem de olhos pelos programas de televisão post 25 de Abril e actuais mostram que a abertura a canais privados serviu não para uma melhoria da programação mas para um nivelamento pela cretinice e por baixo, sendo prato-forte as telenovelas com argumentos fracos, os filmes norte-americanos e o jornalismo tablóide, estando os opinion makers reduzidos ao centrão!
.
.
.
autores das imagens não identificados
.

domingo, 8 de agosto de 2010

Tempo de calor tropical


* Victor Nogueira
.
.

Os EUA publicaram a lista dos países terroristas ... Irão, Cuba, Sudão,Siria  ... Mas ficam de fora os amigos como Israel, Colômbia e outros regimes ditatoriais  do "Mundo Livre", para não falar da Arábia Saudita, extremista Islâmico que as mentes bem pensantes ignoram. Acabaram as manobras que a Coreia do Norte considerou provocatórias, sem que tivesse concretizado a ameaça de recorrer à Bomba Nuclear, utilizada apenas duas vezes, em Hiroshima e Nagasaqui, faz agora 65 anos, num crime contra a Humanidade que nada fica a dever às atrocidades nazis ou de países amigos como a Indonésia de Suharto (1) ou as inúmeras ditaduras apoiadas pelos EUA na América Latina, o seu quintal das traseiras! Com 95 anos morreu Dias Lourenço, que conheci sempre cheio de vida e que representou o PCP no funeral do meu amigo Gilberto de Oliveira, um dos prisioneiros que escapou com vida do Campo da Morte Lenta do Tarrafal, em Cabo Verde.
.
Na RTP transmitiram um programa de homenagem ao actor Raúl Solnado, recentemente falecido, e que, com Carlos Cruz e Fialho Gouveia, lançou na chamada Primavera Marcelista da "evolução na continuidade" um programa que agitou as águas e fazia parar País, tal como depois de Abril sucedeu com a  Telenovela "Gabriela Cravo e Canela", baseado no romance homónimo de Jorge Amado. Para além dos seus números de humorísticos de "non sense" ficaram-me na memória dois filmes dramáticos por ele interpretados;: "D. Roberto" e "Balada da Praia dos Cães", este baseado no romance homónimo de José Cardoso Pires.
.
Voltando à ligeireza, os temas do Correio da Manha continuam a ser a violência doméstica, os incêndios, o Rei dos Gnomos e o predador sexual de Telheiras, para além das lojas CR7 geridas pela irmã de Ronaldo,desaparecido da circulação mai-lo misterioso filho, cuja foto exclusiva teria pertencido ao Correio da Manha. Na Supertaça o FCPorto venceu o Benfica por 2 a 0, num jogo violento, mas já sem as fitas do tempo do fascismo, quando os jogadores se deitavam no chão simulando faltas do adversário e retomando lépidamente o jogo  quando o arbitro os ignorava.
.

.
.
Ver
.

Hiroshima e Nagasaqui - Mais Brilhante que mil sóis - Crimes Contra a Humanidade

.

.

(1)  A 30 de Setembro de 1965,[1] Suharto orquestrou um golpe, apoiado pela CIA,[2] que foi acompanhado pelo massacre de comunistas e democratas indonésios e que resultou num genocídio que fez entre 500 mil e dois milhões de vítimas, perante a indiferença mundial.[3]

_____
.
  1. Jon Halliday Jung Chang. Mao - A História Desconhecida.  1.ed.  pp.992.
  2. Carlos Lopes (03/10/2003). Golpe na Indonésia: 1 milhão de mortos CIA preparou “listas de execução” para Suharto. Jornal Hora do Povo. Página visitada em 2009-07-19.
  3. A morte de um ex-ditador. Folha de Pernambuco (29/01/2000). Página visitada em 2009-07-19.
.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Suharto
.

sábado, 7 de agosto de 2010

Na Morte de Dias Lourenço



* Victor Nogueira
.
.
A luta continua e o exemplo dos que não traíram é caminho para o futuro, por áspero que este seja, mas é caminhando que se faz o caminho !
.
.
ver no Galeria & Photomaton
.

PCP - Fugas do Forte de Caxias e do Forte de Peniche

.

.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Portugal dos Pequeninos, Sociedadezinha Anónima



* Victor Nogueira
,
Não conheço outros países além de Luanda e Portugal.  Escrevo Luanda porque li algures que havia uma Angola cosmopolita, relativamente tolerante e não racista sediada em Luanda, e uma Angola do Mato, com outra vivência, que eu não tive, mais telúrica mas também mais tacanha, pese embora  o empreendedorismo de muitos emigrantes e o facto de constar que em Angola quem ganhou as eleições ter sido o General Humberto Delgado.
.
Mas Portugal é uma terra em inho, de medos ancestrais, como diria O'Nelll, um país de bufozinhos, de invejosinhos, de vistas curtinhas, de desenrascansozinho, de anomimatozinho, tudo bem aproveitadinho para esconder a grande criminalidade e gatunagem, encoberta durante  séculos pela bufaria da Santa Inquisição, da PIDE ou de certa Partidocracia, como aquela que levou um certo Coelho a afirmar que quem se mete com o PS leva, um certo Pepe Sócrates a auto-definir-se como um animal feroz ou um certo Portas a defenestrar Freitas do Amaral e entregar a fotografia deste na sede do Rato !
.
Pois o Portas lá voltou outra vez a ser o bombo da festa, para dar descanso ao mano Sócrates. Depois da história dos submarinos envoltos em luvas, surge a venda por tuta e meia duma pistola metralhadora concebida em portugal e que na onda das privatizações lá se foi, dando proveitosos lucros a quem a comprou ao preço da uva mijona.
.
Logo os opinion makers de bancada on line, desta vez no Correio da Manha, opinaram, alguns em defesa de Portas e, não tendo lido o texto da notícia em papel, perorava um deles que se tinha sido vendida era porque não prestava.
.
Estes comentadores de bancada normalmente escondem-se atrás dum nick - "anónimo" - e um deles, a propósito de Portugal ser o País da União Europeia com mais contratos a prazo, opinava que os bons trabalhadores não precisavam de ter medo porque o patronato os sabe distinguir ! Este ou é capacho ou patrão, mas no 1º caso a hora dele soará!
.
São do mesmo calibre daquele que afirmava que os sindicalistas e comunistas são uma corja de madraços e calões, que nada querem fazer a não ser destruir as empresas.
.
Um dia destes o Provedor do Leitor do Público, subsidiado beneméritamente pelo Tio Belmiro, dava conta do facto das pessoas se esconderem por detrás do anonimato, de usarem  nicks de outros leitores e de muitas  vezes comentarem a mesma noticia com nicks diferentes mas que o sistema de livre opinião instituído não permitia controlar ou evitar estas anomalias. Prometendo voltar ao assunto, o  Provedor descansou !
.
Estou a ler uma obra em dois volumes da autoria de J. M. Campos (quem será?), editada pelos Amigos do Livro e intitulada - "Opressão e  Repressão - Subsídios para a História da PIDE". Uma das memórias mais antigas que tenho é a duma fotografia do caixão do General Carmona, publicada num jornal de Luanda. Pois aquele velhinho de ar sereno, bondoso e aristocrático que nunca aparece a fazer a saudação fascista ao contrário de Salazar, no tempo em que empalmou Mendes Cabeçadas e Gomes da Costa, como Presidente do Ministério assinou legislação que decidia o julgamento sumário e fuzilamento de todos os civis que fossem encontrados com armas ou bombas. Afinal, no tempo da benemérita Ditadura Militar, a pena de Morte foi reintroduzida em Portugal, embora a Constituição de 1933 a prescrevesse, apesar de haver malandros que posterior  e maldosamente se punham ao alcance dos disparos acidentais da PVDE/PIDE,/DGS da GNR e da PSP, como Dias Coelho, Catarina Eufémia, Alfredo Dinis ou o General Humberto Delgado, entre muitos outros!!! Isto para não falar nos indígenas das ex-colónias, seres primitivos mergulhados nas trevas da escuridão a que o homem branco se propunha arrancar, devagar, devagarinho!
.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Parolices


* Victor Nogueira
.
.
Afinal o gestor português da Auro-Europa é ... Director-Geral (1). Uma subida honra, pelo menos para Chora da Comissão de Trabalhadores. Para mim, gestor duma empresa capitalista que vive dos expedientes ou não da Auto-Europa é sempre gestor capitalista e o Capital não tem Pátria nem Rosto. Mas Chora dá a cara porque o manda-chuva é português e cada um é livre de defender a honra da sua ama ou cavaleiro! E pelos vistos Chora sabe quem é o dono ... ou melhor, o representante dos donos da empresa !
.
1 de Agosto marca o dia em que neste jardim à beira-mar plantado acabaram os choradinhos! Intrépido, Sócrates dita as regras do tango com passes de Coelho e quem quiser beneficiar dos milionários  subsídios deixa de mamar à conta de todos  nós, pois é obrigado a permitir que a Segurança Social lhe espiolhe as contas bancárias e aplicações financeiras, dele e do agregado familiar !. Uma medida tesa, pois antão ! Mamadas só para quem domina as artes cabalísticas da contabilidade, das  teias da lei e dos meandros dos off-shores ou de contas bancárias em paraísos como a Helvécia!
.
Pobretanas, mas honrados. E também Xico-Espertos. Os comentaristas on line do Público apontaram logo as baterias para os ciganos. Não fossem os ciganos e Portugal era tão Imaculado como os Santuários Marianos. Os inefáveis comentaristas on line do jornal dito de referência, subsidiado pelo Tio Belmiro, também defendem a Google, uma empresa benemérita, e apontam canhões contra a Comissão Nacional de Protecção de Dados, por dizer que aquela anda por aí a violar a privacidade das pessoas! É verdade que mais países levantam obstáculos à actividade da benemérita, mas isso não lhes interessa. Também, com a vida devassada e espiolhada, mais uma devassa  pouco interessa aos inteligentes do Público !  E a despropósito, lá vem à baila os tachos dos súcialistas, Cuba, os comunistas e o blá-blá do costume. Estão completamente formatados ou cassateados !|
.
.
(1)  - O que manda mais ventarola e me leva a penitenciar-me de "rojo"  por tê-lo desqualificado num post anterior como simples Director dos Recursos Humanos !
.
.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sobre o Estado Súcial a que isto chegou



* Victor Nogueira

Em 1 de Agosto começaram novas regras para usufruir de apoios sociais. Subjacente o grande argumento da direita"muralista" adoptado pelos súcialistas, defensores do Estado Súcial - quem não trabalha é madraço e deve trabalhar a qualquer preço, a Bem da Nação e do Deficit; quem beneficia dos apoios sociais é corja que vive da criminalidade (da pequena, subentende-se) ou vadia como os ciganos. Tudo má raça, sem amigos em altos escalões, nem leis feitas à medida com portas abertas à grande gatunagem.
.
Gatunagem que enriquece à custa de todos nós, com ar sério, cãs respeitáveis, belos fatos e corte de cabelo com cheiro a perfume estonteante, q.b. Nada do cheiro a esterco do Rei dos Gnomos, cujo "castelo" atrai os mirones do macabro, transformado em serial killer porque isso ajuda a vender Correios da Manha e a entreter o pagode.
.
Pagode de vista curta, apreciador de xico-espertos, procurando a subida individual com a descida geral; os outros têm mais direitos: népias, nada de nivelar poi cima mas sim embarcar na súcialite de nivelar por baixo, até à miséria geral!
.
Fora isso Alçada escreve uma nova e tétrica aventura, desta feita sem ajuda de Alice Vieira: acabaram-se as reprovações, sobe-se no ranking do analfabetismo embora as estatísticas digam que não !
.
Fora isso o calor continua, especialmente à noite.
.
Para entreter, aqui fica o resumo da sessão semanal no Kant_o_XimPi:
.

PCP - Jornada Nacional de esclarecimento e protesto contra os novos cortes nos apoios sociais

.

.

.