sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Ninguém escreve ao Coronel



* Victor Nogueira
.

[18-08-2010 21:04:23 | Editado 21:10:49] Victor Nogueira: Ninguém escreve ao coronel, talvez por ter ficado isento do serviço militar obrigatório nem feito a guerra colonial..."Aos 18 anos quando fui à inspecção militar obrigatória, em Angola, fiquei isento de todo o serviço militar, por causa da descoordenação motora resultante do meu nascimento, que na altura controlava pior  do que agora. Por isso não fiz a guerra colonial ao contrário do meu irmão, que foi apurado pois nessa altura já eram tantos portugueses a emigrar para não irem à guerra que o Governo incorporava quase todos os brancos e passou a constituir regimentos de negros comandados por bancos !
.
[18-08-2010 21:18:44] Victor Nogueira:  Se tivesse feito a tropa, seria como oficial - alferes miliciano, passando à disponibilidade como tenente miliciano. Coronel é um posto do exército imediatamente inferior a oficial general.  O meu irmão entrou e saiu como suboficial - furriel miliciano, a que se seguem vários postos de sargento ! Um sargento do quadro permanente (profissional) nunca passaria acima de capitão, posto imediatamente superior a tenente. Quem assegurava a guerra eram os oficiais milicianos e os capitães do quadro, que fizeram a revolução dos cravos pois, perante a falta de quadros da Academia Militar, o Governo fascista resolveu que os tenentes milicianos poderiam ingressar no quadro depois dum curso acelerado,  passando à frente dos oficiais do quadro i.e. dos capitães provenientes da Academia Militar. 
[19-08-2010 03:06:00] Victor Nogueira: No Brasil o Coronel era um grande latifundiário, cujo título comprava ao governo nos séculos XIX e XX, no Nordeste Brasileiro, com milícias privadas ao seu serviço. Tais milícias deram origem aos jagunços, protectores e assassinos a soldo às ordens do grande proprietário rural, do seu caciquismo, fraudes eleitorais e repressão dos camponeses e assalariados rurais ou de quaisquer movimentos reivindicativos destes.
[19-08-2010 03:07:38] Victor Nogueira: Ninguém Escreve ao Coronel (El coronel no tiene quien le escriba) foi um dos primeiros contos a serem escritos por Gabriel García Márquez, publicado no final de 1961. Podes saber mais aqui
[19-08-2010 03:08:07] Victor Nogueira:



.
.
Autor - André Lemos
.
http://opuntia-syndrome.blogspot.com
.

Sem comentários: