domingo, 8 de agosto de 2010

Tempo de calor tropical


* Victor Nogueira
.
.

Os EUA publicaram a lista dos países terroristas ... Irão, Cuba, Sudão,Siria  ... Mas ficam de fora os amigos como Israel, Colômbia e outros regimes ditatoriais  do "Mundo Livre", para não falar da Arábia Saudita, extremista Islâmico que as mentes bem pensantes ignoram. Acabaram as manobras que a Coreia do Norte considerou provocatórias, sem que tivesse concretizado a ameaça de recorrer à Bomba Nuclear, utilizada apenas duas vezes, em Hiroshima e Nagasaqui, faz agora 65 anos, num crime contra a Humanidade que nada fica a dever às atrocidades nazis ou de países amigos como a Indonésia de Suharto (1) ou as inúmeras ditaduras apoiadas pelos EUA na América Latina, o seu quintal das traseiras! Com 95 anos morreu Dias Lourenço, que conheci sempre cheio de vida e que representou o PCP no funeral do meu amigo Gilberto de Oliveira, um dos prisioneiros que escapou com vida do Campo da Morte Lenta do Tarrafal, em Cabo Verde.
.
Na RTP transmitiram um programa de homenagem ao actor Raúl Solnado, recentemente falecido, e que, com Carlos Cruz e Fialho Gouveia, lançou na chamada Primavera Marcelista da "evolução na continuidade" um programa que agitou as águas e fazia parar País, tal como depois de Abril sucedeu com a  Telenovela "Gabriela Cravo e Canela", baseado no romance homónimo de Jorge Amado. Para além dos seus números de humorísticos de "non sense" ficaram-me na memória dois filmes dramáticos por ele interpretados;: "D. Roberto" e "Balada da Praia dos Cães", este baseado no romance homónimo de José Cardoso Pires.
.
Voltando à ligeireza, os temas do Correio da Manha continuam a ser a violência doméstica, os incêndios, o Rei dos Gnomos e o predador sexual de Telheiras, para além das lojas CR7 geridas pela irmã de Ronaldo,desaparecido da circulação mai-lo misterioso filho, cuja foto exclusiva teria pertencido ao Correio da Manha. Na Supertaça o FCPorto venceu o Benfica por 2 a 0, num jogo violento, mas já sem as fitas do tempo do fascismo, quando os jogadores se deitavam no chão simulando faltas do adversário e retomando lépidamente o jogo  quando o arbitro os ignorava.
.

.
.
Ver
.

Hiroshima e Nagasaqui - Mais Brilhante que mil sóis - Crimes Contra a Humanidade

.

.

(1)  A 30 de Setembro de 1965,[1] Suharto orquestrou um golpe, apoiado pela CIA,[2] que foi acompanhado pelo massacre de comunistas e democratas indonésios e que resultou num genocídio que fez entre 500 mil e dois milhões de vítimas, perante a indiferença mundial.[3]

_____
.
  1. Jon Halliday Jung Chang. Mao - A História Desconhecida.  1.ed.  pp.992.
  2. Carlos Lopes (03/10/2003). Golpe na Indonésia: 1 milhão de mortos CIA preparou “listas de execução” para Suharto. Jornal Hora do Povo. Página visitada em 2009-07-19.
  3. A morte de um ex-ditador. Folha de Pernambuco (29/01/2000). Página visitada em 2009-07-19.
.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Suharto
.

Sem comentários: