segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Que Homem Novo ?


Foto: Ah!Fotografia

O nascimento do homem novo
The birth of the New Man
2,00 x 1,90m

Sobre Salvador Dali
After Salvador Dali

Mostra Zeróis: Ziraldo na Tela Grande

* Victor Nogueira
.
.

Uma onda de xenofobia dirigida começa a varrer a Europa, desta vez tendo como alvo os ciganos ! França e Itália comandam  meste momento o pelotão .A União Europeia é uma treta, a liberdade de circulação limita-se apenas à do  grande capital e os direitos não são os dos trabalhadores ou dos cidadãos. A igualdade das nações foi um engodo e um dias destes ao passar os olhos por "Um político confessa-se - dário 1960-68" (1), de Franco Nogueira, verifico que em meados do século passado já este anotava que a Alemanha ia conseguindo o que Hitler não conseguira. Claro que persistem as contradições desta com a França e o Reino Unido que primeiro haviam chegado ao capitalismo e à exploração colonial. Quanto aos restantes países não passam de peões num jogo em que já foram reduzidos à sua dimensão descartável !
.
Em tempos de crise, nada como anestesiar as massas em favor das ma$$as e descobrir inimigos: os comunistas, os maometanos (mas não os   da Arábia Saudita), os mexicanos, numa palavra, os imigrantes. Quanto mais desprotegidos, melhor para a acumulação e centralização do capital !
.
Foram os judeus perseguidos pelos nazis e pela Igreja Católica? Não se nega. Mas vítimas do holocausto foram também os ciganos, os eslavos, os comunistas e socialistas. Na antiga URSS os comandos de execução reuniam todos os judeus e comunistas durante a II Guerra Mundial e executavam-nos pura e simplesmente. E aos prisioneiros do Exército Vermelho os nazis não reconheciam o estatuto de prisioneiros de guerra !
.
A besta na Europa esteve adormecida mas agora, em tempo de crise global do capitalismo, mostra a  sua face, lentamente ! Que tempo resta à Humanidade ?
.
Estão alguns pensando que "alguéns" deve colonizar o Espaço para garantir a sobrevivência da Humanidade ! Mas qual humanidade ? Os que constituíram o "melting pot" estado-unidense criaram uma sociedade baseado no extermínio dos ameríndios, na desigualdade, na intolerância e  na predestinação ! Do mesmo modo os Israelitas. Os oprimidos não construíram o Homem Novo, limitaram-se a reproduzir o velho com as taras e vícios de que se pretenderiam libertar !
.
.

dali - nascimento do homem novo
.
(1) - Editora Civilização - Porto - 1986

.

Sem comentários: