quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Alfabetização


.
* Victor Nogueira
.
Este postal é - creio - uma fotografia retirada dum dos dois filmes que há dias vi sobre as campanhas de alfabetização, as tais em que eu gostaria de ter participado em Agosto último se ... Esta cena do filme era comovente: uma mulher que até aí não sabia comunicar por escrito, conseguir fazê-lo. A procura das sílabas, o gesto hesitante, o voltar atrás para corrigir ou desenhar melhor a letra !!! Deve ser bestial um tipo descobrir que sabe ler, não achas? (MCG - 1974.11.17)

2 comentários:

De Amor e de Terra disse...

Sempre fui muito gulosa!
Mas sempre amei tanto as palavras, que livro para mim ( e não importava qual ou sobre o quê) era coisa Maravilhosa que exigia ritual
(tocar, cheirar,beijar e ouvir o barulhinho das páginas)não sei se por esta ordem, creio que sim...
Por tal motivo, apesar da gulodice, muita vez troquei doce(bolo) e/ou pastel por livro, na hora da oferta... E nunca me arrependi!
Isto tudo para dizer, que creio poder avaliar o orgulho imenso que deve invadir o peito de quem aprende a ler e a escrever já tarde!!!

Beijo

Maria Mamede

redonda disse...

Eu lembro-me ainda de quando comecei a aprender. Primeiro queria poder escrever certas coisas (já não me lembro do quê) para não as esquecer e depois comecei a ler as legendas da televisão para mim e para a minha irmã mais nova e senti-me muito adulta.