domingo, 16 de dezembro de 2007

João Baptista Cansado da Guerra (8)

ESCRIBADURA SOBRE JOANA RATINHO, DITA RAPOZINHA, PRINCESA DO MEIO CAMINHO ANDADO COM SABOR A CRAVO E CANELA, DA PELE DOCE E MAIS REPOUSANTE QUE MIL CAIMANTES, MAIS BELA E SEDUTORA QUE MIL-SOIS PARA Lá DAS LUAS

.

Estava João Bimbelo

Em seu jardim sentado

Quando apareceu Joana

Do seu jeito Rapozinha

.

............Estava João Bimbelo em seu canto colocado quando lhe apareceu Joana, de seu jeito Rapozinha. Vimos já em pregões anteriores como dela se agradara João, ambos em suas escribadu­ras se transmutando em múltiplos personagens, um deles Joao Baptista Cansado da Guerra e o outro Princesa do Meio Caminho Andado Com Sabor A Cravo E Canela, da Pele Doce E Macia Mais Repou­sante Que Mil-Calmantes. Não era Joana Princesa e muitomenos Rainha, cheia só de excelsas qualidades e ainda maiores fortalezas.

.

Todos os auditores e leitores das sete partidas do Mundo sabiam de há muito que ele se encantara da Princesa do Meio Caminho Andado Cujo Mistério Mui Breve Será Desvendado, Princesa que o era não sendo, e como lhe parecia pela leitura dos sinais ocultos que ela dele também se agradara. Mas ...

.

Estava João Bimbelo

Em seu jardim assentado

Apareceu no seu zelo

Joana, ar atemorizado.

.

E de ontem para hoje houve uma interrupção nas escri­baduras que ambos marcaram no papel e em linhas anteriores por­que entretanto havia ocorrido uma conversação em acentuação so­bre a escrita ao desafio em torno do redondel, uma ida à Praia das Rochinhas De Cada Um P ra Seu lado, várias saídas de aparente lado-a-lado em fila indiana por causa dos automóveis em cer­tos troços do caminho, uma ida a Vila do Conde que já seria ci­dade e um desaparecimento com reencontro na rua escura de lua cheia a caminho do quarto minguante.

.

Muitas esmeraldas e estrelas de João Bimbelo haviam empalidecido com a falta de feição de Joana, pelo que não houvera passeios ao luar nem pelo areal ou à beira-mar, como nestas coisas de Príncipes e de Princesas é costume suceder.

.

Continuando ambos vivos, a tudo isto seguira-se nova conversação sobre Joana em que João aparecia apenas em contraponto. Por isso, no silêncio duma nova madrugada Joao resolveu su­blinhar sozinho o que em sua escribadura ao desafio lhe parecia ser o seu próprio pão-pão-queijo-queijo. Era um sublinhar diferente do que em seus~pr6prios escritos fizera Joana, na presença de ambos, dum modo não imediatamente interpretável.

.

E às 5h30m da madrugada, no intervalo da releitura dum romance de Hemingway - Fiesta, em seu original The Sun Also Rises - achou João Bimbelo essas suas linhas deveras desenxabi­das e falhas de sentido, porque da sua parte ja tudo fora dito, redito e percebido pela Joana Ratinho, também conhecida por Princesa do Meio Caminho (Des)Andado Mais Bela e Sedutora Que Mil--Sois Para Lá Das Luas que enchia a casa e o coração de ternura e alegria, com quem João gostaria de compartilhar a vida.

.

A qual Joana Princesa, apesar dos entrevistos defeitos, seria sempre recordada como bem que valera a pena qualquer que fosse o seguimento, enquanto persistissem os “seus” escritos e a memória do seu significado e das quadras e dos versos surgidos no tempo em que abalara com a promessa de regresso, quadras e versos que Joana ensinara João a escrever com outras re gras, em jeito mais popular e leve.

.

Muitas coisas, tempos e também lembranças bonitas não podia João deixar de desejar a Joana, que não poucas expressões e sentimentos poéticos lhe fizera nascer em seu pensamento e de lhes dar noticia nas suas escribaduras. Coisas, tempos e lembranças bonitas em todo o Mundo, incluindo ambos. Com eles, qualquer que fosse a volta, ficariam seguramente outros, novos ou diferentes escritos e a memória do tempo em que estiveram juntos na Praia das Rochinhas e arredores e dos gestos que (não) haviam trocado entre si.

.

De verdade ela o seduzira e lhe agradara e dela queria veramente ser amigo, para lá dos desentendimentos e de algumas mu tuas faltas de propósito

.

E com um aceno resolveu João Baptista Cansado da Guer­ra dois escritos seus que, modéstia à parte, lhe pareciam boni­tos: Historias do Sol Arrancado Antes de Nascer” e, sobretudo, "Nunca Digas Nunca Porque o Sempre Não Existe".

.

Com este aceno pôs João em seu intento que talvez fosse se chegado o tempo de partir em demanda de novos portos e marés, com a esperança e o desejo de que a Princesa o chamasse e deti­vesse, enchendo com a sua presença e alegria o coração e a casa de João Baptista Finalmente Descansado da Guerra.

.

1998.08.18/19

Mindelo

06:00 horas

Sem comentários: