sábado, 24 de outubro de 2015

os imbróglios eleitorais de bagão felix





* Victor Nogueira

A memória é tramada e não há nada como o prelúdio de graves crises e convulsões sociais para se definirem barricadas. A de Bagão Felix é a da defesa do status quo.

Em 2011 PSD e CDS não concorreram coligados mas conseguiram a maioria absoluta porque Passos Coelho prometeu romper radicalmente com a política de Sócrates. Não o fizeram e anunciaram orgulhosamente terem ido ainda mais além do exigido pela troika, [em medidas de austeridade]  embora Daniel Beça Eduardo Catroga dissesse então que o teor do acordo com a troika fora obra e tinha a marca do PSD/Passos Coelho [em termos de "suavização"].

Em 2015 PSD/CDS pediram nova maioria absoluta para prosseguirem a mesma política mas, apesar de coligados, perderam votos [e deputados] e tiveram a 2ª mais pequena votação de sempre. Os deputados "ganhos" pelo CDS não corresponderão assim ao seu actual peso real.

O PS solicitou também ao eleitorado uma maioria absoluta para inverter a política do PSD/CDS mas não a obteve e prometeu votar contra qualquer eventual OE do PáF. Contudo, comparativamente a 2011 o eleitorado reforçou a votação no PS, CDU e Bloco e, consequentemente, o nº de deputados permitindo que o conjunto destas forças políticas tenham a maioria absoluta no Parlamento.

Sendo a AR soberana, rejeitado o Programa de Governo do PáF e decidindo constitucionalmente a maioria PS, BE, PCP e PEV viabilizar outro Programa de Governo, que resta aos apoiantes do PR/PáF? O estado de sítio?  Provocarem e acirrarem o caos e a instabilidade política? Parece que o Presidente da CIP não  concorda com a crispação social provocada pelo PR.


  1. Espero sinceramente que não se chegue a isso, mas antes uma intervenção musculada para dissolver o parlamento do que um governo comunista em Portugal. Por musculada eu quero dizer militar, para não haver equívocos.
  2. Victor Nogueira
  3. RECTIFICAÇÃO — O seu a seu dono. No texto onde está “Daniel Bessa” deve estar “Eduardo Catroga”.




23 de Outubro de 2015, 15:07

Por


O imbróglio eleitoral 

http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2015/10/23/o-imbroglio-eleitoral/

Sem comentários: