sábado, 17 de outubro de 2015

Os católicos não têm partido?

“Os católicos não têm um partido, não há uma fronteira sobre até onde podem ir”    Edgar Silva a 15/10/2015

* Victor Nogueira

O que Edgar Silva disse é que não há qualquer partido que represente "confessionalmente" os católicos, embora o CDS se reclame da "democracia-cristã".Na CRP os partidos políticos representam aquilo a que se pode chamar a "sociedade civil".

Quanto ao catolicismo, há que distinguir entre o dizer-se católico (influência da religião na consciência social dos cidadãos, mesmo que reduzido ao aparato exterior) e o praticar-se a religião, vivenciando-a.

De acordo com os próprios inquéritos da Igreja Católica,há cada vez menos praticantes e uma "crise" de vocações  sacerdotais.Isto resultaria do alargamento da escolaridade obrigbatória - já não é preciso o camponês pobre ir para o Seminário para poder estudar e ter uma "posição" social,

Ver entre outros"A fractura dos católicos" in Público 17/03/2000, por António Marujo  http://www.publico.pt/sociedade/jornal/a-fractura-dos-catolicos-141360





 O candidato à Presidência Edgar Silva falou sobre o seu passado religioso e referiu que “os católicos não têm um partido”. Será verdade?

Sem comentários: