sexta-feira, 23 de julho de 2010

Traulitadas !


* Victor Nogueira
.
.
Na Assembleia da República o PS ajudou a "chumbar" o projecto feriadal de Venda e Carneiro, mantendo-se assim os feriados religiosos e outros nos dias certos, como são o 1º de Maio,  o 25 de Abril e o 5 do Outubro. Mas ... ao arrepio da Assembleia da República o Governo aprovou a abertura das grandes superfícies comerciais transferindo a decisão para as autarquias, com protestos da Igreja Católica pois o domingo deve ser o dia da família e não consumista. Mas hoje as catedrais são outras e delas beneficia a Igreja Católica por portas e travessas.
.
Os Passos do Tango ao pretender subverter o que resta da Constituição em termos de direitos individuais e colectivos dos trabalhadores e das populações permitem a Sócrates esganiçar-se em  defesa do Estado Social, do Serviço Nacional de Saúde e do Sistema Público de Ensino,  que ele tem escavacado com enorme alegria do patronato na senda de ilustres antecessores como Sá Carneiro, Mário-Só-ares e Alegre,  Cavaco, Durão,  Barroso & Cia.
.
Tricas de comadres para desviar  a atenção da alienação do que resta de "lucrativo" em sectores estratégicos da economia, delapidando o património público na senda servil da União  Europeia do grande capital sem rosto, honra ou pátria.
.
No fundo, no fundo, PS/PSD/CDS lá se entendem encenando divergências à boca da cena escamoteando o que se passa por detrás dos bastidores e nos camarins com muito fumo nebolento mas rápido! Campeões da democracia deles, pretende mandar às urtigas o Zé Pagode e a Maria dos Tremoços preparando-se para governar cada vez mais longe do escrutínio nacional em nome do interesse nacional. Que interesse é o destes capatazes já o Povo sabe e sente na pele, mas incapaz do salto qualitativo que vara,  quero dizer, que varra  a tropa fandanga fardada de mandarete que desgoverna a maioria dos trabalhadores e das populações, num país sem futuro, mas cada vez mais cinzento e frio para quem não for gestor ou futebolista de "sucesso" ou pequeno  patrão com a corda no pescoço mas que pretende não se afundar à custa da mão de obra barata e pau para toda a obra, estilo come e cala, sem que daí saia fois-gras.
.
Na verdade, uma verdadeira revisão constitucional deveria ter poucos e sucintos artigos, que consagrassem;
.
artº 1º - Todo o poder aos empresários de sucesso, incluindo a banca, as seguradoras e as grandes superfícies comerciais
artº 2º - Todos os trabalhadores têm o dever de comer e calar sendo-lhes assegurado que saibam soletrar as primeiras letras e contar pelos dedos das duas mãos, proibindo-se o uso dos pés, reservado aos futebolistas de sucesso.
parágrafo único - Todos os pedidos de reforma ou de aposentação serão obrigatoriamente acompanhados da certidão de óbito, sem a qual não terão seguimento.
artº 3º - A todos os inválidos, doentes e velhotes é reconhecido o direito de escolherem o local em que  piamente levarão um tiro por detrás da orelha ou em que serão gaseados.
artº 4º - A presente Constituição vigora ad aeternum
.
.
Ver também

As Luminosidades do Reyno em Comédia de Enganos !

.

Sem comentários: