terça-feira, 27 de julho de 2010

1, 2. 3 - clique


* Victor Nogueira
.
Através da internet e ao alcance dum clique, sem sair de casa, podemos ter acesso a um conjunto de serviços públicos e particulares. Comecemos pelo Portal do Cidadão  (www.portaldocidadao.pt/), de que destacamos a área dedicada ao cidadão, como serviços ao seu alcance, de A a Z, pedidos de certidões várias, alterações de morada, informação organizada por temas ou  dossiers. Através deste Portal pode aceder-se aos Portais Autárquico (appls.portalautarquico.pt/portalautarquico/) e do Eleitor (www.portaldoeleitor.pt/Eleicoes/Eleicao.aspx) bem como à Loja do Cidadão (www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/LojaCidadao/), com serviços idênticos aos do Portal. Poderá ver se existe Loja ou Posto de Atendimento na sua localidade e os serviços aí disponíveis. O Portal Financeiro (http://www.portaldasfinancas.gov.pt/) permite tratar de assuntos fiscais. O Portal Financeiro relaciona-se com o crédito (http://www.portal-financeiro.com/) e outras actividades das entidades bancárias aderentes, incluindo o home Banking (www.portal-financeiro.com/homebanking.html), isto é, a possibilidade de efectuar on line múltiplas operações bancárias com segurança. 
.
No Portal do Consumidor (www.consumidor.pt/) encontram-se uma série conselhos sobre o consumo, incluindo os direitos do consumidor e de reclamação. O Portal da Saúde depende do Miistério da Saúde e dele destacamos as pastas "informações úteis", "enciclopédia da saúde", "serviços on line", "farmácias" (existentes e de serviço) e a relação das entidades particulares convencionadas.
.
Em  Portugal (www.portugal-info.net/) encontram-se informações úteis por Regiões de Turismo. A Associação Nacional de Municípios Portugueses (www.anmp.pt/) permite aceder aos municípios, em cujas páginas figuram informações úteis socio-histórico-culturais e os serviços on-line eventualmente prestados. O Instituto Português de Museus (www.ipmuseus.pt/) permite conhecer ou saber do Património Cultural Edificado  e Museus, nalguns casos permitindo mesmo visitas virtuais. Notícias sobre o tempo e previsões meteorológicas encontram-se no Instituto de Meteorologia (www.meteo.pt/pt/).
.
Os consumidores encontram na DECO (www.deco.proteste.pt/) conselhos úteis e testes comparativos em várias áreas. Se pretende fazer obras em casa/condomínio ou na sua habitação, nada perde em passar pelo Portal Obras Em Casa (www.obrasemcasa.pt/). Se pretender vender, comprar  ou alugar uma casa, uma ide ao Portal Imobiliário (www.casayes.pt/) poderá ser útil.  Para terminar, em caso de acidente, a página SOS (sweet.ua.pt/~helder/sos/) fornece uma série de indicações úteis.
.
Fazendo a ligação aos jornais impressos, a Banca dos Jornais (noticias.sapo.pt/banca/#) permite visualizar a 1ª capa de inúmeros jornais nacionais e regionais e aceder ao seu conteúdo, caso estejam disponíveis on line.

Setúbal 2010.07.27
.
.

Sem comentários: