sábado, 31 de julho de 2010

Banhadas ...


* Victor Nogueira
.
O tempo é de banhadas, com o país encerrado para férias.  Ele são os banhos de suor, os  banhos de chuveiro ou de banheira, com ou sem banhadas marítimas, fluviais ou lacustres. Sem falar na miudagem banhando-se em espelhos de água urbanos. Ele é a preparação "invisível"  da Festa do Avante e o cozinhado em lume brando da banha da cobra súcial-súcialista, com pós de perlimpimpim, depois dos foguetes revisionistas de Passos tirados da cartola com que Portas propôs um Governo tripartido de salvação nacional,  ao estilo Irmãos Metralha!
.
De portas abertas terá terminado o Processo Freeport, que tal como o Face Oculta, Madie, Casa Pia, Operação Furação ou Apito Dourado entre muitos outros fizeram grande de estridência com pífios  resultados. 
.
Para além disso articulam-se os plumistas em torno das portas abertas ou mal fechadas do Freeport, de que o animal feroz, como a si próprio se designa,  se escapa com sete vidas felinas. As sondagens dão-lhe nova vitória, em quem nele vê masoquisticamente o seu reflexo ! !!
.
À falta de melhor, o Correio da Manha noticia crimes, assassínios. Quase parecem os tempos da minha juventude,  em que livros, banda desenhada e cinema retratavam  o farwest como terra de tiroteios diários, de pistoleiros invencíveis, de sheriffes mais ou menos afoitos, onde o Bem triunfava do Mal e os índios eram uns selvagens mortos a eito por selvaticamente atacarem os pobres rancheiros e coleccionavam escalpes como a tropa portuguesa na guerra colonial coleccionava  aa orelhas dos "turras" e lhes cortava as cabeças espetadas nos caminhos, tudo em nome da superioridade da civilização Cristã, numa  imitação do que Leopoldo II, esse velhinho de longa barba veneranda,  fizera na sua propriedade privada do Estado Livre do Congo, onde assassinou metade da população que se revoltava contra o   trabalho escravo, de que fala Joseph Conrad no seu "Coração das Trevas".
.
Nos   processos Casa Pia ou Freeport há uma grande preocupação com o inqualificável denegrir da imagem e julgamentos na Praça Pública. Preocupação que não existe quanto à arraia miúda ! No processo Joana, os condenados foram surpreendidos pela vítima, cujo corpo nunca foi encontrado  ou não em relações incestuosos? Ou estarão presos para proteger alguém poderoso e verdadeiramente responsável? A verdade é que o processo Maddie, de contornos similares, deu em nada. Por serem ingleses e com conhecimentos influentes a alto nível? Do alemão que teria assassinado a amante e a filha de ambos deixou de falar o Correio da Manha, Mas o Rei dos Gnomos mais o seu "castelo" continuam a ser notícia diária, massa estendida para render, com direito a fotografia e condenação pública, mas desfocagem dos agentes da Judite que o acompanham.
.
Enfim, continuemos em banhadas e se praia não houver contentem-se com  a banheira para derreter a banha ! Com o sebo assim obtido façam velinhas à Señora de Fátima, Protectora dos Aflitos !
.
.
.
.

Sem comentários: