terça-feira, 20 de julho de 2010

Pão e Circo



* Victor Nogueira
.
.
Durante o Mundial de Futebol foi uma indigestão de múltiplas páginas a que nem o sério Público escapou: foi um fartote, deste os tablóides até aos jornais ditos de referência cujos comentários on line são duma indigência mental confrangedora; armando ao pingarelho como jornal dos intelectuais, s seus leitores estão muitos furos abaixo do campeão de vendas que é o semi-tablóide Correio da Manha, rectifico: Correio da Manhã.
.

O Processo Casa Pia marina em lume brando há anos e agora ressurge em força o Caso Freeport, de corrupção, um dos muitos em que o PS e José Sócrates aparecem envolvidos mas sempre acabam ilibados. Como dizia Cervantes, não acredito em bruxas, mas que as há, há.! Então não é que o José Mourinho foi até ao Quénia reunir com quatro célebres  bruxos para lhe darem sorte no e ao  ... Real Madrid! Pobre Mourinho, que teria resistido aos dinheiros pagos pelo PS para apoiar Sócrates/PS nas últimas eleições mas se verá forçado a recorrer  a ... bruxarias ! Ás quais não terá recorrido Figo,  para num pequeno almoço aceder a apoiar o mesmo Sócrates, dizem, em troca de contrapartidas reais. O mesmo Figo que deu a cara na campanha por um desses bancos que só não foi à falência pela intervenção do Governo Sócrates/PS. Terá acreditado no banco e ficado sem tostão, como muitos ... clientes ?!
.
Neste mundo real feito de virtualidades, haverá ainda honra, virtude e convicção que não voguem ao cheiro do vil metal?
.
Outra paragonice é a de que o gestor dos recuroso humanos da Ford em Palmela é ... um português. A mesma parolice que soou com Durão Barroso,  um ex-reorganizador do Partido do Proletariado convertido em mandarete na União Europeia ! Mas de vento em popa vão as brincadeiras de Ronaldo, que resolveu brincar aos papás, parindo uma criança de mãe incógnita em segredo de polichinelo ! O  Homem que já terá fornicado com mulheres de 130 e tal nacionalidades pariu, ou alguém por ele, uma criancinha «desconhecida» alvo da sofreguidão dos paparazzi que já terão conseguido uma foto ! Quantos milhões terá custado a tal foto e quantos parirá!
.
Isto do milhões futebolísticos tem que se lhe diga, como sabe o tal guarda-redes  brasileiro pago a peso de ouro e falido depois duma tenebrosa história de paternidade e previsível assassinato da mãe da criancinha.
.
Entretanto, entretanto a vida continua de vento em popa para o punhado de milionários cujos lucros assentam na miséria crescente de biliões. O pilim, "É tão engraçado,o manganão!"
.
.

.

Sem comentários: