terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Crise a Conta Gotas

.
* Victor Nogueira
.
Em grandes parangonas o Correio da Manhã noticia que a "Igreja perde 50% das esmolas", especialmente nos centros urbanos, ficando-se a dádiva média por 14 cêntimos. Em letras menores com desenvolvimento interior o CM afirma "saiba como poupar até 2 500 € em impostos estes anos" Vai-se a ver e não será fácil, para quem não seja milionário ! Em letras mais pequenas e num canto escondido de fim de 1ª página, a notícia que dez mil restaurantes fecharam as portas em 2009, número que deverá ser superado este ano. 
.
No entanto, para gáudio dos super e dos hipermercados, as recolhas do Banco Alimentar este ano excederam as do ano transacto, dando para abastecer durante ... 27 dias. Que produtos foram oferecidos não esclarece a notícia. Maior destaque merece ficarmos a saber que "Ronaldo tem cama redonda com espelho", expressamente desenhada e encomendada, No interior, a notícia merece uma página ímpar inteira na qual ficamos a saber que a casa adquirida em La Finca custou a bagatela de 4,9 milhões de Euros. O menino pobre deslumbrado gosta de luxos, de casas e de carros, para além de mulheres.
.
Entretanto o Ministro das Finanças "perdoou" a devolução de 1,6 milhões de Euros de acumulação de pensões com outros rendimentos, a "aposentados" da política, altos quadros da Administração Pública e altas patentes das Forças Armadas, apesar de avisado a tempo pela Inspecção Geral das Finanças. Finanças que verão os seus efectivos diminuírem com as aposentações sem substituição, pondo em causa a eficácia da colecta de impostos.
.
A Casa Real Espanhola proibiu os fotógrafos de se colocarem agachados para fotografarem a princesa Letízia, não se dê o caso de "virem a publicar as partes íntimas". Um fotógrafo amador foi pela Polícia obrigado a apagar as 450 fotos que fez durante a invasão da Favela do Alemão, no Rio de Janeiro, conseguindo em computador recuperar .... 30. Morador da favela não tem direito a fotografia, só profissionais com coletes à prova de bala e equipamento sofisticado.
.
O tráfico infantil cresce, tendo como finalidade de  sofrerem abusos físicos e sexuais, serem empregues no trabalho, à prostituição de rua, pornografia ou mesmo a morte.
.
Num crescendo de irracionalidade e de loucura, o capitalismo segue à desfilada para a sua própria destruição e da Humanidade. Mas se na Roma Imperial reinava a Paz dos Cemitérios e se incorporavam os costumes locais, na de hoje quer-se o Pensamento Único com formato de servidão e os traidores são bem pagos ! E não sei o que restará quando o magma irromper e cobrir tudo de lava incandescente e de cinzas !
.

Sem comentários: