terça-feira, 23 de novembro de 2010

The_Seven_Deadly_Sins_and_the_Four_Last_Things by Hieronymus_Bosch-

.

Hieronymus_Bosch-_The_Seven_Deadly_Sins_and_the_Four_Last_Things
..
.
* Victor Nogueira
.

Está frio embora os dias estejam dum cinzento azulado. Está frio mesmo dentro de casa, apesar das janelas de vidros duplos. Muito mais frio está para lá das janelas, apesar das miríades de estrelas no chão porque no céu não se vislumbram. A claridade artificial da iluminação pública das cidades ou povoados esconde a luz das estrelas ou do luar. Aliás,nem sei que fase da lua está hoje, teria de ir consultar o jornal ou pesquisar na internet. 
.
A OMS diz, segundo o Público de hoje, que "Cem milhões de pessoas são todos os anos atiradas para a pobreza devido aos encargos com a saúde. O problema é mais comum em países vulneráveis, mas atinge também economias desenvolvidas, refere o relatório anual da Organização Mundial de Saúde (OMS)." O lugar cimeiro pertence ao País que pretende dirigir o Planeta e subordinar todos à sua estratégia, com um Presidente elástico, sorridente e negro, mas o mesmo sucederia se Obama fosse branco, pois não consegue fazer aprovar as suas leis para um simulacro de serviço nacional de saúde ou um arremedo de Estado Social,  que o capitalismo financeiro e o neoliberalismo galopante querem destruir, tudo em nome da santa propriedade privada e da liberdade dos lucros dum punhado de sub-humanos que se consideram acima de qualquer Humanidade e Natureza. 
.
Agora é a Greve Geral de 24 de Novembro, já nesta quarta feira, i.e., depois de amanhã. Greve que as/os pitonisas do costume tentam desvalorizar, escrevinhamdo que nada resolve, uns, e que o País precisa é de Trabalho outros e vice  versa.  Muitos deles que "amedrontavam" com o terrorismo por causa da cimeira a Nato que instaurou o estado de sítio em Lisboa durante dois dias, e agora reclamam pelo exemplo de segurança e sua eficácia que tornariam apelativo o País para os turistas, sempre bem vindos desde que não sejam "vadios".
.
Que o País e os Países precisam de Trabalho e de produzir Riqueza e distribui-la equitativamente é um facto. A discordância está no para quê e para quem a Riqueza e que Trabalho: com ou sem direitos?
.
 E se a Igualdade, a Liberdade, a Fraternidade, a Democracia e a Solidariedade são compatíveis com a apropriação privada dos recursos naturais e do livre arbítrio na sua utilização por um punhado de proprietários, mais interessados na bolsa e no seu bolso do que na Humanidade.
.
Desmentindo a treta de que Portugal é um Pais com um Povo de Brandos Costumes e Hospitaleiro, estão as notícias diárias do Correio da Manhã mas não do Público, relatando crimes, homicídios mais ou menos bárbaros ou por motivos fúteis,  racismo, xenofobia, assaltos mais ou menos violentos, isto sem falar numa das grandes fontes de receitas do Correio da Manhã que são os anúncios à prostituição ! Em termos de criminalidade e marginalização, a crise da economia e do capitalismo, por natureza intrínseca predador e autofágico,  o desemprego e as sequelas da guerra colonial  cobram o seu tributo! Florescentes, continuam os malabarismos nas Bolsas, no tráfico de droga, no complexo industrial e militar, no tráfico e escravatura de seres humanos e no branqueamento de capitais, seja ou não em off-sores, paradisíacos para uns, fonte das labaredas do inferno para a esmagadora maioria!
.
O que me faz lembrar que durante séculos o Cristianismo e a Igreja Católica andaram a amedrontar meio mundo com o fogo do Inferno, com a preciosa ajuda da pastoinha sequestrada Lúcia, para afinal vir um Papa dizer que não, que não há chamas nem diabos a picarem nem caldeirões a ferver como nos quadros de Bosch. Não há depois da morte, mas persiste em vida ou no ser vegetativo a que os "deuses" e "adoradores" de cifrõ€$ nos condenam.
.
O Correio da Manhã de hoje dá um   exemplo desta política de navegar à vista, sem previsões de consequências e matando a galinha dos ovos de ouro. Assim, o pagamento das SCUT e a crise fizeram com que 240 mil veículos deixassem de circular nas auto-estradas, nos primeiros 9 meses do corrente ano, provocando um prejuízo de 21 milhões de Euros, com especial relevo para a Brisa. \Numa pequena notícia numa página em que  pontifica a alegria das pessoas por subirem ao cume da Serra da Estrela, coberta de neve pelo 1º nevão deste ano, o Presidente da da Junta de Freguesia de Rio de Mouro  (Sintra), afirma que lá não haverá iluminação de Natal mas sim a distribuição de 120 cabazes a carenciados, pois há muita gente a perder subsídios.
.
A barafunda da introdução de dispositivos electrónicos nas SCUT aos visitantes provenientes da Galiza  leva a que muitos protestem e deixem de vir a Portugal, com os consequentes prejuízos para o comércio e restauração!
.
Com maior destaque, noutra página, verifica-se que Oliveira e Costa, arguido no processo fraudulento do BPN teve de renunciar a um prémio de 1 milhão de Euros decidido em Assembleia Geral expressamente convocada e realizada em 2003 para lhe atribuir um prémio de ... 2 milhões de Euros. Notícia esta que concorre outra página em que o Banco Alimentar afirma que que tem 4 287 famílias em lista de espera para poderem comer e que um em cada quatro pobres afirma não comer pelo menos uma vez por semana, revelando também que a maioria dos inquiridos vive com menos de 250 € por mês. Entretanto, para gáudio dos supermercados, promovido pelo Banco Alimentar, no próximo fim de semana vai ocorrer mais uma recolha de alimentos junto aos consumidores nesses supermercado ! As cadeias de distribuição não oferecem mas arrecadam lucros com as nossas ofertas!


Sem comentários: