terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Diabo está na Rua ! por Victor Nogueira

a Terça-feira, 9 de Novembro de 2010 às 2:37
.
Dinheiro
Bispo auxiliar de Lisboa diz que aprovação do Orçamento foi um "espectáculo degradante"
.
* Victor Nogueira

Pois ... o Bispo quer mais do mesmo ao apelar sobretudo aos dois grandes partidos que ele considera serem o PS e o PSD para que se entendam para um Pacto Social. Mas que Pacto Social podem eles celebrar que não seja mais do mesmo ? Pois são eles que têm estado em alternância no Poder, com o voto "roubado" com falsas promessas ! ? Acompanhada da "caridadezinha" crescente da(s) Igreja(s), das IPSS e das Misericórdia?  Esmolas e anestesia em vez de direitos ? Sim, que o que parece preocupar o Bispo e muita gente é aquilo que salta à vista «"há descontentamento", o momento é "aproveitado por algumas forças políticas e sociais" para o manifestar» .
.
Aqui é que a porca torce o rabo, pois a banda esquerda da Assembleia da República e a CGTP não poderiam assinar tal pacto, gravoso para o País e para o Povo Português. E que os assusta é que sendo minoritário um no Parlamento e a maior Central Sindical o outro, não domesticados como a UGT ou Manuel Alegre/PS/BE, têm uma influência social muito grande não pk, no pensar do senhor Bispo, tenham razão nas propostas e reivindicações de que são porta vozes mas porque maléficamente, vendo que "há descontentamento", o momento é "aproveitado por algumas forças políticas e sociais" para o manifestar." O Mal não está nos sucessivos Governos PS/PSD com ou sem muleta do CDS e Presidentes da República que nos últimos 30 anos têm sido perjuros colocando-se fora da Lei por não cumprirem a Constituição que juraram defender e aplicar, apesar das sucessivas alterações por aqueles dois partidos cozinhadas.
.
O MAL está em "algumas forças políticas e sociais" que, segundo o senhor Bispo,  se "aproveitam" do descontentamento para pôr em causa as políticas do PS/PSD/CDS, com pactos às claras ou não ! O MAL está em que essas forças políticas e sociais que o senhor Bispo não nomeia, exigem ou poderão vir a exigir de acordo com o Povo na Rua uma mudança radical da Política. Houvesse um Pacto sobretudo entre o PS e o PSD e seria talvez o Paraíso na Terra, a chegada dos "amanhãs que cantam" sem "Apocalipses": os ricos devorando-se entre si mas cada vez mais ricos, o povo cada vez mais pobre e humilde, vivendo da caridadezinha das esmolas e da sopa dos pobres, de chapéu na mão e olhos no chão, reverentes, atentos e agradecidos, face a Igrejas, IPSS e Misericórdias muitas delas riquíssimas mas com parte dos rendimentos não contabilizados e isentos de impostos.
.
O Diabo será para o Senhor Bispo e para quem beneficia deste capitalismo predador e autofágico que haja "algumas forças políticas e sociais" que por esse mundo fora colocam em causa e questionam a razão da sua miséria, substituindo -se a uma verdadeira Igreja que seguisse os preceitos evangélicos que há muito esqueceu  e  rejeitou ! ?
.
O mal estará também  no facto do senhor Bispo falar em Pactos Sociais nos quais não parece incluir uma importante e mobilizadora força social que não menciona mas representativa e porta-voz dos interesses e aspirações das classes trabalhadoras - a CGTP -  escamoteando  por outro lado a real capacidade de mobilização e representatividade sociais de facto do PCP, essa Fénix que até agora tem renascido das cinzas, talvez por não ter vendido a alma ao Diabo em troca duma gamela de lentilhas.


.
.

Sem comentários: